• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Pummpkin Trailer

Registo
8 Fev 2012
Mensagens
866
Localização
Portugal
Vou começar a reportagem da caravana que criei.



O intuito da caravana é criar condições para continuar a passear em família.
Com a nossa pequenita a logística necessária aumentou bastante.

Agora não é fácil irmos passar um fim de semana fora e ficarmos a dormir em tenda.
São necessárias condições para proporcionar uma viagem tranquila e segura para todos.

Sendo que a Sara começou agora a comer Sopinha de abóbora juntamente com a decoração da caravana optei por nesta fase de chamar Pummpkin Trail...
Não sei se será o nome definitivo mas é um começo ;)

Nesta altura grande parte das fotos que tinha da construção da Pummpkin foram perdidas graças ao crash do meu S3.

Vou colocar algumas que ainda consegui salvar.

Antes de me alongar deixo também uma musica de uma banda que tudo tem a ver com a pummpkin...
Grande parte de nós cresceu a ouvir este grupo ;)


Nesta altura não tenho muito tempo para fazer um vídeo mas a seu tempo irá surgir.

A ideia da criação da Pummpkin já vem há muito tempo, mas passou rapidamente dos planos a acção quando um dia em visita a um sucateiro de Vila Nova de Gaia na altura a tirar ideias para o eixo a aplicar me deparei com esta caixa frigorifica, tinha sido carroçada em Espanha e no transporte para PT numa ponte mais baixa ficou neste misero estado:









Vi a fibra e estava com muito bom aspecto independentemente de estar batida, vi também estas portas e comecei logo a idealizar.





Infelizmente o Pai do dono também queria fazer uma brincadeira com a sucata, depois de uns telefonemas e tal la consegui convencer o dono a vender o monte de sucata ^;)


Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com
 

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
Mensagens
1.426
Localização
Portugal
:) muito bom ... vem aí história daquelas que vale a pena colar no ecrã :p

estamos à espéra ;) Parabéns Humberto ;)

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

 
Registo
8 Fev 2012
Mensagens
866
Localização
Portugal
Depois de medir largura para ver se cabia na minha Ford Transit passado dois dias lá fui buscar os bocados de fibra para começar o corta e cose a minha maneira.

Foi mesmo justinho para a meter em cima, valeu cada gota de suor.

Depois da chegada do monte de fibra comecei a medir e a dimensionar a Pumpkin por forma a aproveitar o máximo de fibra.



O chassis da Peugeot torceu na zona onde se vê o aluminio do chão vincado.



Mesmo assim a parte que sobrou estava em perfeito estado, as portas abriam e fechavam na boa.

O passo a seguir foi começar a pensar num chassis que fosse leve mas que aguenta-se também fazer uns trilhos.
Tirar medidas, pesquisar online ver ângulos comecei por fim a fazer o chassis.



Recorrendo a tubo 100x50 galvanizado optei por manter uma configuração semelhante a dos UMM's

O restante foi feito em tubo 30x30 de forma a manter a Pumpkin leve o suficiente.



Os pneus para ver distâncias, larguras e centros de gravidade.




A traseira estava comprida de mais, monta desmonta corta cose até ficar a meu gosto.



Cavas de roda no sitio, começam a surgir as laterais.
Desta vez o ângulo superior na traseira não estava do meu agrado corta e cose de novo...



Porta no sitio, aproveitando sempre os ângulos existentes no UMM, seguindo as linhas.
Não queria por forma alguma fazer uma caixa de gelados, tinha de ter dimensões que nos permitam estar de pé no interior e ter uma cama e uma mesa pelo menos.

Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com
 
Registo
8 Fev 2012
Mensagens
866
Localização
Portugal
Desculpem a qualidade das fotos mas este projecto foi feito aos bocados a noite.

Sempre que passava umas horas no corta e cose no fim tirava umas fotos para ir registando.







Nas fotos parece tudo muito fácil, depois de termos algo para copiar ou tirar ideias é siga pra bingo.

Agora estar parado no tempo a olhar para o UMM, para a frente, para a traseira tipo duas horas e conseguir recriar essas formas num objecto novo posso dizer que foi bem complicado.

Ou então estar três horas a preparar a lateral e depois de a meter no sitio parar no tempo de novo 20 minutos e dizer naaaaaaaaa não gosto.

Mota na mão e desfaz tudo e volta a fazer. Muitos horas perdidas a fazer e a desfazer até ir ao encontro da minha ideia.

Sou um gajo teimoso e quis fazer as coisas o melhor possível.
Se podia ter optado por comprar uma caravana usada podia, se ia sair mais em conta sem duvida agora não ia ter uma Pumpkin criada por mim.

Isso é que me dá prazer, o criar o inovar independentemente da opinião e ideia dos outros.

Uma rodita no sitio para ir vendo o filme


Os 35 cabem nas cavas mas isso ia levantar a Pumpkin a uma altura desconforme então optei por meter uns mais pequeninos.

O engate sendo que é para fazer TT tinha de ser algo que me desse a garantia que não ia perder a caravana no primeiro cruzamento de eixos.
Mandei vir de Inglaterra um xanato de ferro







Tem a particularidade de ser hidráulico e ter a possibilidade de montar um travão de inercia...

Desta forma não se sente o coice da mola cada vez que acelero ou travo o UMM.

Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com
 
Registo
8 Fev 2012
Mensagens
866
Localização
Portugal
Eunema temos ser pancados, é esta doença grave que nos faz ir vencendo desafios e ultrapassar obstáculos...

Agora com a traseira já cortada com o mesmo ângulo das traseiras dos nossos UMM's.







Depois da estrutura estar mais ou menos como eu pretendia foi hora de começar a cortar painéis para ir fechando a pumpkin.



As portas foram cortadas para se enquadrarem na caravana.
Aproveitei o sistema de fecho e as fechaduras das mesmas.



Como a traseira é toda aberta ou seja tenho duas portas que abrem metade para cima e metade para baixo tive de lhe meter um X no tecto para dar alguma rigidez.





A parte inferior da Caravana foi revestida a painéis Sandwich por vários motivos, são mais resistentes que os painéis de fibra.

Podem ser pintados porque o exterior é chapa lacada e o acabamento do painel não é liso. Tem um canelado que dá um toque diferente ao exterior.

Deixa de ser tudo liso e nota-se a textura...
Para evitar ao máximo o cenário de roulote de farturas, cachorros, cerveja, gelados etc e tal





Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com
 
Registo
8 Fev 2012
Mensagens
866
Localização
Portugal
Foram soldados a toda a volta da estrutura umas chapas em L onde os painéis vão prender.

Todos os intervalos foram preenchidos com cola e veda de forma a tentar evitar ao máximo a agua...



A frente também levou novo corte de modo a não ficar uma parede tão pronunciada, ficou mais aerodinâmica...









Na frente coloquei dois acrílicos de 10mm de espessura de forma a ter luz natural no interior.
O azul é plástico protector...


A parte de baixo da caravana é bem conhecida de nós todos ;


O capo foi cortado e alargado de modo a ficar certinho.
Obrigado Tebi pelo capo ;) finalmente já tem o uso devido...

Aos poucos foi começando a parecer algo.


Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com
 
Registo
8 Fev 2012
Mensagens
866
Localização
Portugal
Entretanto as fotos que tinha da pintura dos painéis e do fabrico dos triângulos de suspensão foram a vida, vou saltar estes passos e continuar com a reportagem.



Os triângulos de suspensão foram idealizados pelo TerraX4, falamos entre fazer em tubo redondo como se utiliza em diversos veiculos mas depois por uma questão de construção alterei-lhe as voltas e foram criados em tubo quadrado com uma parede bastante capaz de aguentar torções abanões e outras coisas acabadas em ões...

Os sinoblocos que usa vem de uma Ford Transit de carga.
Devem ser suficientes aguentarem com a Pumpkin.

Os triângulos foram feitos de modo a ser possível desapertar todo o conjunto para simplificar a montagem, desmontagem assim como verificação do estado de tudo.



Foram aplicados cubos e mangas de eixo UMM assim como retentores e rolamentos.
É material com o qual estamos habituados a trabalhar e que é de fácil substituição.

Foram também colocados discos Vitara e pinças Citroen BX de modo a auxiliar a travagem.

Como montar um sistema hidráulico ia ser bastante moroso e mais complicado optamos por usar cabos de travão de mão dum Alter Longo de modo a chegarem a frente.
Mesmo assim os cabos eram curtos e tivemos de criar uns esticadores desde a balança até ao inicio dos cabos.



Os amortecedores, dois por roda são também dos UMM's, pegamos em quatro amortecedores com as dimensões dos originais e criamos os apoios de forma a aproveitar o curso quase por inteiro.

A suspensão é pneumática


Permite-nos ajustar a altura da Pumpkin on the fly ;)

Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com
 

cesteves99

UMMzito
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
134
Localização
Portugal
Eh pah Humberto, não paras de nos surpreender...e tens sempre o mérito de ser pela positiva!
Espetacular trabalho! Dá ideia que o teu dia tem mais de 24 horas!
Um abraço e força em mais um projecto digno de ser visto!
 

netletra

UMM
Registo
27 Mai 2011
Mensagens
501
Localização
Portugal
Humberto,

Estou de boca aberta...grande reportagem.
Admiro os teus ideais. E a tua força no terreno até atingires o fim a que te propões.

UMM abraçUMM

;)netletra

 

UMMAIA

UMM
Registo
28 Mai 2007
Mensagens
1.112
Localização
Portugal
Afastem-se deste jovem porque senão arriscam-se a ficar 3 dias sem dormir!! :D:D

Não é companhia para ninguém :D

 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas!

acaba la a reportagem... a caravana ta espectacular!!! Tens que acabar as fotos porque o potencial ainda nao esta todo a mostra

 

corvo

Iniciado
Registo
24 Jan 2014
Mensagens
2
Localização
Portugal
Bem,antes demais parabéns,está fantástico.Sem dúvida um projecto diferente e super bem documentado.
Confesso que à coisa de um ano e pico,tive a ideia de fazer algo do género,baseado nas famosas Tear Drop,e tinha já todo o projecto de desenhos,medidas,etc no papel.
Porém o que fez com que abandonasse por agora o projecto,foi a legalidade do mesmo.Por isso coloco esta dúvida,sabendo que um reboque para circular tem que ter chapa do fabricante,como é que vais contornar isso?Na altura estive a ver como homologar um atrelado " home made ",mas os custos e a burucracia não compensavam.
Gostava de poder meter mãos à obra num projecto destes,mas tambem queria andar descansado na estrada.
Abraço,e estou ansioso por mais desenvolvimentos da tua fantástica Pumpkin Trail.
 

Alterego

Iniciado
Registo
14 Jun 2012
Mensagens
13
Localização
Portugal
Bem, só agora vi esta reportagem. Brutal!!! Parabéns Humberto, como se diz na gíria futebolistica, "se bem o pensas-te, melhor o executas-te"! Parabéns mesmo, isto é um trabalho de qualidade.
 
Registo
29 Abr 2012
Mensagens
894
Localização
Portugal
Humberto monta mas é uma bomba hidráulica à tomada de força e põe tracção hidráulica com regulação automática de binário na abóbora :DEstá brutalíssimo.

Reservo-me o direito de não cumprir o novo acordo ortográfico.
Alcobaça

[email protected]
 
Top Inferior