• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

ProtUMMble - Tudo sobre

ProtUMMble

Iniciado
Registo
15 Dez 2024
Mensagens
36
Localização
Alter do Chão
Boa tarde,

ProtUMMble, originário de Portugal, 26-02-1990 fui registado com a matrícula UI-23-97 como Alter Turbo versão Troféu.
Tenho um passado com algumas provas participadas nos anos 90 até que por volta do milenium, o inventor Paulo Lima decide restaurar me.

De um restauro concluído com brilhantina e graxa, passou a estar um motor PRV alinhado para um swap.
O passo seguinte foi o melhoramento da aerodinâmica com a inclinação do para brisas até a versão final como protótipo, com motor Toyota 1kzt e eixos Nissan.

Todo este processo levou mais de 10 anos, concluindo-se em 2010, apelidando me a minha família de ProtUMMble, nome que me orgulho muito!
Em 2010 e 2011 concluímos com sucesso as 24h TT Fronteira vencendo a Classe C e registando a melhor volta em 10.55min
A última participação foi em 2016 tendo feito equipa com nomes muito conhecidos do TT nacional como o Pedro Ferreira e o seu pai ou o Diogo Nogueira da AFN. Conseguimos chegar ao final desta dura maratona, muito difícil e muito competitiva com os pilotos no seu melhor tirando o máximo partido de toda a mecânica.

Inicio do milénio, antes do restauro
WhatsApp Image 2024-12-16 at 22.44.35.jpeg

Durante o restauro

received_705722071766886.jpeg

Restauradinho e todo pipi!!!

WhatsApp Image 2024-12-16 at 22.44.35 (1).jpeg

Inicio da segunda década de 2000, a estrutura completa e na pintura.
469256992_1081539796999218_3969983655562131109_n.jpg
469364411_1081539856999212_8985253850759806148_n.jpg

Ainda no mesmo ano de 2010, montagens já com os kits de kevlar carbono terminados menos a capota que o Pedro Silva andava a terminar e os enquadramentos de faróis com o Paulo Lima e seus familiares
469431120_1081539890332542_1127513945026185990_n.jpg469344907_1081540056999192_4142462814614835441_n.jpg469361529_1081540160332515_8460054732689745571_n.jpg469480530_1081539983665866_7276150583773758276_n.jpg

Primeiros testes para fazer cardio
469278973_1081540240332507_8842261567759904220_n.jpg469329072_1081540166999181_6220099108715556469_n.jpg

Já terminado com os pormenores todos como por exemplo os farolins do McLaren F1 instalados

469358194_1081539676999230_3763609011417062294_n.jpg469319522_1081540210332510_6452590901115016562_n.jpg469394676_1081539840332547_3789376275761904443_n.jpg

Irei colocar mais informação e detalhes, sobre o que estamos preparando assim como os treinos no ginásio!

Obrigado a todos
cUMMprimentos
 
Última edição:
Registo
7 Ago 2021
Mensagens
291
Localização
Fig. Foz
Obrigado pela partilha. Já tinha visto fotos deste carro e tinha bastante curiosidade em saber um pouco mais sobre ele. Parabéns!
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.656
Localização
Portugal
Esse exemplar ficou muito bem conseguido. Era porreiro ter noticias dos "manos" dele.
 

ProtUMMble

Iniciado
Registo
15 Dez 2024
Mensagens
36
Localização
Alter do Chão
Esse exemplar ficou muito bem conseguido. Era porreiro ter noticias dos "manos" dele.
Boa tarde Aldeia,

Os meus irmão infelizmente ainda não estão operacionais.
Somos 3 irmãos não gémeos, temos algumas diferenças entre nós, sendo eu o mais velho, mas o branquinho que era do Pedro Marques o primeiro a circular com o nome ProtUMMble.

O início deste projeto dá-se comigo estacionado na Arrifana e o Paulo Lima de martelo e escopo a modificar a carroceria.
Ao final de algum tempo o público presente apelidava as modificações de LANCHA!!!

Em Maio de 2005, o Pedro Marques aka AlterUMM inicia o seu projeto ProtUMMble, participando na Baja 500 de Portalegre do mesmo ano com versão inicial ProtUMMble, UMM Alter 2 motor 24TD, onde foram estreados os kits iniciais que contavam com capota, capot e portas de fibra assim como o o aro de para brisas rebaixado (fotos abaixo).

No entretanto, o Pai e tio(Paulo Lima e Pedro Silva), iniciaram com força o projeto final ProtUMMble, querendo fazer algo nunca antes visto na comunidade, decidem evoluir tudo a um nível mais extravagante.
O Pedro Silva adquiriu também um UMM Alter Troféu entre Dezembro de 2004 e Janeiro de 2005.

Após a Baja Portalegre de 2005 o Pedro Marques vai recebendo algumas peças novas e atualizadas continuando a evoluir o irmão enquanto na PetertUMMble Motorsport se tentava chegar a fase final.
Em 2011, devido a tantas modificações e complexidade, decide juntar o seu ProtUMMble aos outros dois chassis para lhe colocar as características ProtUMMble finais e envia-o para Stamine(nome pelo qual é conhecido o laboratório de desenvolvimento).
Os ProtUMMble derivam de UMM's que já correram com passaporte técnico para serem validados na categoria que foram projetados(questões legais).

O irmão que era propriedade do Pedro Marques, pertence agora ao Show_Time e é muito semelhante a mim.
Como deriva da primeira versão, já tinha algumas modificações efetuadas que não foram revertidas daí não sermos 100% gêmeos, encontrando-se em fase de montagem e preparações.

O outro irmão que pertencia ao Pedro Silva aka Petertummble, pertence ao membro do for-UMM Aloevera e está numa fase muito embrionária. Praticamente todas as modificações efetuadas são em metal em vez de fibra como eu era inicialmente e serviram em alguns casos para fabricar alguns moldes(fotos abaixo retiradas de outro topico). Esse carro como se pode observar tem a roll-bar iniciada, os guarda lamas traseiros modificados alguma chapa cortada e não muito mais.

Em Suma, existe um ProtUMMble terminado(onde foram testados todos os Kits e onde nasceram todos os produtos finais), 1 ProtUMMble que não está terminado mas que partilha praticamente toda a estrutura e design comigo e que foi o primeiro a correr e um terceiro chassi, que foi também alvo de estudos e se encontra numa fase inicial de transformação (fotos abaixo também).

Fica muito por dizer, mas podemos alimentar o tópico à medida que as perguntas nascem.

cUMMprimentos

1º ProtUMMble
1128731_6uyQO.jpeg1128730_pwFte.jpeg
1128734_phrzl.jpeg1128733_gYZtQ.jpeg1128732_JPOm2.jpeg

3º ProtUMMble

16494753991_6dc5296193_z.jpg
Captura de ecrã 2024-12-18 171245.jpg
 
Última edição:

dumourao

UMMzito
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
139
Localização
Portugal
Tambem já tinha visto algumas fotografias deste carro, muito bem conseguido!
Obrigado pela partilha
 

ProtUMMble

Iniciado
Registo
15 Dez 2024
Mensagens
36
Localização
Alter do Chão
Boa noite,

O motor Toyota 1K-ZT também apelidado em Portugal por vx3000 e a caixa de velocidades Toyota foram substituídos recentemente por um motor BMW M57N Caixa GS6X53DZ acoplado na caixa de transferências Toyota.

Todo o trabalho de adaptação foi executado por dois mestres dos UMM e dos trabalhos de corte e solda, os famosos Pedro Alcanena e Paulo Pinhas!!!

O Motor antes de ir para o sitio foi todo revisto por outro conhecido artista das corridas e dos UMM o FilipeUMM!

Fica algumas fotos dos materiais e preparação.

Obrigado por todos os comentários e aos que sem comentar vão seguindo este tópico.

cUMMprimentos

Motor na cirurgia com o mestre
IMG_20240506_231240462.jpgIMG_20240416_000845673.jpgIMG_20240415_225951831.jpgIMG_20240415_225222374.jpgIMG_20240319_194452687.jpgIMG_20240220_200705291.jpgIMG_20240123_195007319.jpg

Caixas e adaptações:

Screenshot_20241219-220517~2.png
IMG_20241215_142023954.jpgIMG_20241216_220340585.jpgIMG_20241216_220345900.jpgIMG_20241216_220353815.jpgIMG_20241216_220402278.jpgIMG_20241216_220408059.jpgIMG_20241219_202326431.jpgIMG_20241216_220419014.jpgIMG_20240601_141352998.jpg

Já instalado onde tem de ser:
IMG_20240610_225551080.jpgIMG_20240601_211925856.jpg
 
Última edição:

ProtUMMble

Iniciado
Registo
15 Dez 2024
Mensagens
36
Localização
Alter do Chão
Brutal!
porquê das entradas de ar junto ás rodas traseiras? e porquê do "rolbar" por cima do motor?

;)
Bom dia,

As entradas de ar junto às rodas têm condutas diretas para o sistema de travagem traseiro e para o depósito de combustível e suspensão.
O Roll-bar por cima do motor tem funções várias funções, estruturais, ou seja, o sistema de suspensão dianteiro aperta diretamente nele, tanto os proprios coilovers como os suportes para as botijas dos mesmos, proteção da parte dianteira em caso de impacto ou de capotar e melhoramento da rigidez do chassi para reduzir oscilações/movimentações.

Vou postar umas selfies mais detalhadas posteriormente do que falamos.

Obrigado
cumprimentos
Excelente trabalho
Vai ficar uma grande máquina
Bom dia,

Obrigado
cUMMprimentos
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.599
Localização
Portugal
Boas,

Em 2010 fiz a minha primeira visita a PetertUMMble Motorsport e fiquei apaixonado pelo que vi.
Deixo umas fotos tuas a menos de um ano da estreia!!!!

AbracUMM

2904434010034452902S600x600Q85.jpg
2416339920034452902S600x600Q85.jpg
2295362120034452902S600x600Q85.jpg
2009054560034452902S600x600Q85.jpg
2927489040034452902S600x600Q85.jpg
Boas,

Em 2016 fui dar-te assistência nas 24 horas TT Fronteira, ainda te trocamos a caixa, partilhas de travão, rodas e uma ventoinha.
De resto foi sempre a rolar!!!

No final da prova o Papu ainda me deixou dar uma voltinha ao volante que a realização de um sonho desde 2010!!
Deixo as fotografias desse dia com a qualidade dos telemóveisda época!

AbracUMM

FB_IMG_1480278229542.jpgFB_IMG_1480369258644.jpgFB_IMG_1480991496725.jpgIMG_20161126_133840.jpgIMG_20161126_133853.jpgIMG_20161126_133858.jpgIMG_20161126_134415.jpgIMG_20161126_134432.jpgIMG_20161127_030346.jpgIMG_20161127_030352.jpgIMG_20161127_030405.jpgIMG_20161127_031528.jpgIMG_20161127_031543.jpgIMG_20161127_143200.jpgIMG_20161127_143227.jpgIMG_20161127_153910.jpgIMG_20161127_153914.jpgIMG_20161127_153935.jpgIMG_20161127_153957.jpgIMG_20161127_154013.jpgIMG_20161127_154025.jpgIMG_20161127_154032.jpgIMG_20161127_154044.jpgIMG_20161127_154058.jpgIMG_20161127_154122.jpg
 
Última edição:

ProtUMMble

Iniciado
Registo
15 Dez 2024
Mensagens
36
Localização
Alter do Chão
Boa noite,

Para os entusiastas de eventos automóveis e UMMistas, fica uma reportagem feita em parceria com o Marcos do Automóveis com Histórias e o Nuno Moutinho da Garage Bricolage no Penafiel Racing Fest de 2023!!

Um muito obrigado a esta grande equipa e à organização!

Abracumm

 
Top Inferior