• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Problemas de quem inventa. Procuro caixa de 6 velocidades.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Com a troca do motor para o 2.1 sinto mais o problema do carro esgotar cedo.

Voltei a montar a relação turbo (4.88) e meti pneus 31. Mesmo assim em auto-estrada o ruído do motor (agravado pela capota de lona) torna-se chato.

Não quero modificar os diferenciais nem a caixa de transferências, tenho umas baixas muito boas que não pretendo perder.

As únicas alternativas que tenho são a aplicação de um overdrive (que nem sei se existe) ou de uma caixa de 6 velocidades, com um raport final mais longo.

Alguém me pode fazer uma sugestão? Conheço um com caixa de 6 bmw, mas gostava de saber se mais alguém fez essa alteração.

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
João a excepção do Humberto desconheço quem tenha feito semelhante alteração, e no caso dele a caixa encaixou no motor sem alterações...tenta ver os dados das relações de ambas as caixas para saber se não perdes nas primeiras...o resto acho que tudo se faz e ficas com um carro bem melhor e um caixa bem mais fiavel...mas a lona tem dessas coisas por isso e que desisti das lonas, prefiro perder o cabrio de verão , mas ganhar no conforto auditivo

rjoina

UMM
Registo
18 Fev 2011
Eu acho que será mais fiável adaptar uma caixa de transferência com relações diferentes uma atlas a carteira é sofre um bom bocado

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Passarinho sem duvida que aplicar a ZF do cournil era bem bem mais fácil...

O problema era o cabo da embraigem ;)

A questão da caixa é algo que já tenho vindo a pensar a muito tempo, a equacionar bem a estudar tudo ao pormenor.
Vamos por partes.

A caixa em questão é a GS6X37DZ dum X3 diesel de 2004.
Os rapors da caixa são os seguintes:

GS6X37DZ
1-4.350
2-2.496
3-1.665
4-1.234
5-1.000
6-0.851
R-3.926

GS5-39DZ
1-4.21
2-2.49
3-1.66
4-1.24
5-1.00

Básicamente a primeira é ligeiramente mais curta e tem uma sexta que me permite andar muito mais tranquilo, sem ter que andar com o motor sempre lá em cima.
Ao mesmo tempo permite-me fazer um acoplamento directo entre a caixa de velocidades e a caixa de transferências original UMM.

O mal é o comprimento da caixa:

Qual foi a minha ideia, pegar na peça 8, pegar numa peça original UMM maquinar as duas de forma a chegar a dimensão que pretendo e siga...

Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com
fica aqui do humberto

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
secalhar o ideal e acaba por dar menos trabalho seria a procura de uma caixa com transferências de outro 4x4, que a 5 tenha uma relação final tipo a 6....ao alterar a coloche da caixa ja nao terias o problema de casar transferências

Zeca

UMMzito
Registo
30 Dez 2019
Não irá ser fácil, a melhor opção é mesmo uma caixa de transferência com aplicação de overdrive de uma outra marca qualquer.

A maioria das caixas de 6 não alteram grandemente a relação da 6a vel em comparação com uma caixa de 5 vel.
Deixo aqui o exemplo da Peugeot BA10/5 que equipa os UMMs e a caixa de 6 velocidades que equipa os defender Puma

Gear ratios for the BA10/5 are: 3.39, 2.33, 1.44, 1.00, 0.79, for first through fifth gears, respectively

Transmission GFT MT-82 six speed
1st 5.443 / 2nd 2.839 /3rd 1.721 /4th 1.223 / 5th 1.000 /6th 0.742

Como vês, a caixa de seis apenas te dá uma primeira mais curta, nada mais. Para ter uma 6 longa está teria de se situar nos 0.5 mais coisa menos coisa.

Eventualmente trocar as relações dos diferenciais para 4.56 também poderá ajudar.

Registo
29 Abr 2014
uma outra solução é estudares a alteração do carreto da quinta. Mudando o ratio apenas dessa velocidade. Ficas sempre com um poço entre a 4 e 5, mas nada que não se torne habito.

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
É a marcha do progresso! Por essas e por outras, vamos todos acabar, a andar de trotinete. Começaram caixas de três, pediram as de 4, como eram poucas, chegaram as de 5, agora já se sonha com 6......., quiçá, uma de comando sequencial no volante....

Agora, a sério.
Para quem não percebe nada de mecânica, como é o meu caso, estas questões, são uma excelente forma de perceber, um poucochinho mais, acerca das maquinetas e do seu funcionamento.

Aldeia, julgo ter lido algures, um conselho teu, acerca de não ser adequado "desequilibrar", opções estudadas e implementada, por quem sabia o que estava a fazer, quando as concebeu.
;)

Zeca

UMMzito
Registo
30 Dez 2019
uma outra solução é estudares a alteração do carreto da quinta. Mudando o ratio apenas dessa velocidade. Ficas sempre com um poço entre a 4 e 5, mas nada que não se torne habito.
Essa alteração creio não ser muito saudável para um motor com 250nm de binário, mais vale alterar o carreto primário da caixa de transferência. Mas alguns cálculos teriam de ser feitos para retirar até uns 10% máximo do 1:1 existente.

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Gostei do titulo, já foi assumir que são casos típicos de quem se mete em trabalhos.
Não quero dizer com isto que não goste das alterações nos carros, gosto e bastante seja qual for a viatura. Tem é destas coisas... Bolas de neve que crescem quanto maiores forem as alterações, e depois é difícil aceitar o retorno.
A dor de cabeça que é "inventar" uma adaptação da caixa original a esse motor, fazer calibramento do volante, andar com as transmissões de trás para a frente, e vice-versa, etc etc, e ao fim deste tempo ponderar outra caixa de velocidades, é preciso ter coragem...

Tu não consegues estar quieto?

pcosta

UMM
Registo
4 Jun 2014
Antes de fazeres qualquer outra invenção, verifica se na alavanca de velocidade existe a letra "R", caso afirmativo, quando fores em 5ª prego a fundo e verificares que o motor já esgotou e está a pedir outra ou seja a 6ª, metes a rapidíssima "R" com força e com fé, de início é provável que arranhe um pouco, mas depois vais ver o UMM a ficar muito mais solto, suave e silencioso.
Depois dá o feedback do resultado final.

abraço
Paulo

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Obrigado pelos comentários. O que está feito, feito está. Agora preparo a versão 2.0

A solução do overdrive queria evitar, mais uma peça a fazer barulho, mais uma alavanca, não era o que pretendia. A caixa de 6 é o ideal, e o facto de ser mais comprida até me favorece. Agora vamos ver valores para as caixas....

Alguém tem os raports da caixa de UMM?

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Antes de fazeres qualquer outra invenção, verifica se na alavanca de velocidade existe a letra "R", caso afirmativo, quando fores em 5ª prego a fundo e verificares que o motor já esgotou e está a pedir outra ou seja a 6ª, metes a rapidíssima "R" com força e com fé, de início é provável que arranhe um pouco, mas depois vais ver o UMM a ficar muito mais solto, suave e silencioso.
Depois dá o feedback do resultado final.

abraço
Paulo

Quando tiveres o teu charuto a andar fala comigo.......

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Não irá ser fácil, a melhor opção é mesmo uma caixa de transferência com aplicação de overdrive de uma outra marca qualquer.

A maioria das caixas de 6 não alteram grandemente a relação da 6a vel em comparação com uma caixa de 5 vel.
Deixo aqui o exemplo da Peugeot BA10/5 que equipa os UMMs e a caixa de 6 velocidades que equipa os defender Puma

Gear ratios for the BA10/5 are: 3.39, 2.33, 1.44, 1.00, 0.79, for first through fifth gears, respectively

Transmission GFT MT-82 six speed
1st 5.443 / 2nd 2.839 /3rd 1.721 /4th 1.223 / 5th 1.000 /6th 0.742

Como vês, a caixa de seis apenas te dá uma primeira mais curta, nada mais. Para ter uma 6 longa está teria de se situar nos 0.5 mais coisa menos coisa.

Eventualmente trocar as relações dos diferenciais para 4.56 também poderá ajudar.
Então de acordo como que aqui escreves, a 5ª velocidade da caixa UMM é mais longa que a 6ª velocidade da caixa BMW?

Zeca

UMMzito
Registo
30 Dez 2019
Então de acordo como que aqui escreves, a 5ª velocidade da caixa UMM é mais longa que a 6ª velocidade da caixa BMW?
Não, a 6a da BMW é uns pós ligeiramente mais longa que a da Peugeot, mas não se vai notar qq diferença. Não utilizei um calculador de rpms mas não deve baixar 100rpm sequer.

Diminuindo o tamanho do carreto primário da caixa de transferência das altas e aumentando a mesma qtd no segundo carreto, consegue-se alterar o rácio das transmissões. Mas fica mais barato mudar as relações dos diferenciais para 4.56 ou mais baixa...

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Aldeia,

não creio que o custo de um projecto desses (seja a aplicação do overdrive ou o upgrade para 6) te vá ser proporcional ao retorno que vais ter.

Qualquer overdrive dá para tu aplicares na BA/5, terás que fazer um carreto de acoplamento ao veio da caixa de transferência e siga. a caixa de 6 também é uma possibilidade, mas o que vais fazer depois com o UMM? podes ter a maior elasticidade possivel com 600 cvs debaixo do capot que o teu UMM não te vai andar a mais de 130 kh/h. Não consegue ter conforto para isso devido á concepção do UMM. as portas começam a abanar, o tejadilho a vibrar, o volante ganha vida própria.... o ganho que vais ter é poderes rolar a 130 a 25000 rpm em vez de circulares eventualmente a 30000... achas que o retorno que vais ter vai-te compensar essa lavoura toda?

Top Inferior