• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Problema travões: pedal duro e metade do curso

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
535
Localização
Pougny, França
Boa tarde Ummistas,

Estou a precisar de ajuda para resolver um problema de travões.

Ontem quando regressava do trabalho, ao parar num semáforo senti o pedal do travão muito duro, mas voltou ao normal ainda antes de parar.

Quando estava a chegar a casa voltou a acontecer mas nao voltou ao normal.

Tenho o pedal extremamente duro e com metade do curso habitual. Impossível de o empurrar mais.

Estive a ver melhor hoje de manhã.

Pensei no servo freio, desapertei a bomba, carreguei no pedal e vai bem até baixo.

Fui purgar o sistema todo, para ver se tinha algo entupido, e deu para purgar em todo o lado. A única coisa que me pareceu é que na frente tinha menos pressão.

Alguem tem alguma ideia de onde possa vir o problema?

A saber que a bomba, servo, distribuidor traseiro foi metido novo no ano passado e pouco andou. E na mesma ocasião limpei o repartidor que está a seguir à bomba, e tinha ficado a trabalhar bem.
 

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Mensagens
161
Localização
Sintra
Por partes.
O carro trava "normalmente"? (por normalmente entende-se fazer mais força no pedal)
O tubo que liga ao servofreio é o indicado (admite pressão negativa) e está em bom estado (incluindo ligações)?
Se foi tudo mudado e se se verificar as duas situações em, pode ser somente problemas no depressor (o elemento que faz vácuo e que liga ao servofreio).
 

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
535
Localização
Pougny, França
Por partes.
O carro trava "normalmente"? (por normalmente entende-se fazer mais força no pedal)
O tubo que liga ao servofreio é o indicado (admite pressão negativa) e está em bom estado (incluindo ligações)?
Se foi tudo mudado e se se verificar as duas situações em, pode ser somente problemas no depressor (o elemento que faz vácuo e que liga ao servofreio).

Obrigado pelas indicações.

Não, ele trava mal. Acho que posso dizer que tem metade da força de travagem que tinha.

O depressor também foi mudado na mesma ocasião. O tubo manteve-se o mesmo. Ele esta remendado algures pelo meio (ja estava assim quando o comprei) mas como estava funcional e aparentemente sem fuga ainda nao foi substituído.

Hoje quando andei a verificar o servofreio tirei o tubo com o carro a trabalhar e ao meter a mão senti que aspirava.
 

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
535
Localização
Pougny, França
Cheguei a pouco a casa e reparei num detalhe, não sei se ajuda a elucidar ou não.

Apos um trajeto de 13km, com muitas travagens, fui ver os discos e estava à espera que estivessem quentes, mas estavam mornos. Podia meter os dedos em cima e deixar ficar. Tanto à frente como atrás.

(Agora um à parte, recebi um email de notificação em como o Mário tinha respondido a este tópico, mas não consigo ver cá a resposta 🤔)
 

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Mensagens
161
Localização
Sintra
Cheguei a pouco a casa e reparei num detalhe, não sei se ajuda a elucidar ou não.

Apos um trajeto de 13km, com muitas travagens, fui ver os discos e estava à espera que estivessem quentes, mas estavam mornos. Podia meter os dedos em cima e deixar ficar. Tanto à frente como atrás.

(Agora um à parte, recebi um email de notificação em como o Mário tinha respondido a este tópico, mas não consigo ver cá a resposta 🤔)

Isso só indica que a força de travagem não está a ser aplicada a 100%.
O pedal estar duro e travar pouco pode simplesmente dever-se a problemas no vácuo, já que não há ou há pouca assistência.
A dureza é semelhante a quando se dá umas travadelas com o motor desligado?
Se for, deve ser por aí.
Já fiz um percurso em que o cogumelo depressor rasgou a membrana e como tal a força aplicada no pedal é igual á aplicada nas rodas, dando a sensação que trava mal.
É um exercício de pernas simpático, principalmente se for num longo carregado :ROFLMAO: :ROFLMAO:.

Outro ponto.
Tubos de pressão (positiva ou negativa) remendados??
Imagina as mangueiras de gás de casa com um corte e então remenda-se ao invés de se substituir.
Ficavas seguro?? Eu não mas é a minha opinião pessoal.
Troca isso que o valor não é nada por aí além.
 

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
535
Localização
Pougny, França
Troca isso que o valor não é nada por aí além.

Pois não, e o tubo até já cá está em casa mas como o outro estava a funcionar ainda não tinha tirado o tempo para o substituir.
Confesso que, como este trabalha em pressão negativa, o remendo não me preocupou tanto. Mas estive a ver com ele a trabalhar e não me parece que venha do tubo.

Amanhã de manhã vou ver se ainda tenho em casa o servo fr ou depressor antigos. Estavam ja a trabalhar precariamente mas trabalhavam. E assim dava para verificar se vem de um ou de outro.

Imagino que há outra forma de diagnosticar qual dos dois é culpado, mas deve implicar utensílios que não tenho cá em casa.
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.256
Localização
Portugal
Foi uma pena que tivesses investido em material "original", quando tiveste uma oportunidade de ouro para fazer um belo upgrade aos travões.

Travão duro é problema do servo ou da bomba de vácuo. Eu sei que compraste material novo, mas é bem possivel que se tenha estragado. Muito das peças que se conseguem, têm uma qualidade muito fraquinha. Essa é mais uma das razões que me levam abdicar do material original e fazer umas aplicações.

Com discos atrás, aplica o servo e bomba do Pagero, como eu fiz. É uma diferença abissal e sai bastante barato. E manda "phoder" esse material. Até podes conseguir resolver por agora, mas certamente não será por muito tempo.
 
  • Like
Reações: bjc

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
535
Localização
Pougny, França
Concordo com tudo, até porque me arrependi logo depois de o ter feito.

Mas ainda não é tarde, até porque estou convencido que o servofreio atual não vai durar uma vida.

No entanto, se o problema for do depressor, servo do pajero ou não a coisa não seria diferente, certo?!

Agora que é muito fo-dido investir em material novo e em meia dúzia de km's dar o berro, é sim senhor.
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.256
Localização
Portugal
Sim se o problema está no depressor, o servo não funciona, seja ele qual for.
 
  • Like
Reações: bjc

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Mensagens
161
Localização
Sintra
Sim se o problema está no depressor, o servo não funciona, seja ele qual for.
Concordo.
Eu começaria pela mangueira, depois depressor e ia seguindo.
Quanto à alteração para o Pajero..Totalmente de acordo, é uma bomba totalmente diferente, em alumínio e em termos de preço até acho que são mais acessíveis.
Atenção que as saídas são M10x1.0 e podem diferenciar das que estão nos tubos.
Para a malta dos Corunil, como é o meu caso a coisa carece de algumas adaptações.
O Servo é grande de mais para o pouco espaço que há e como tal ou se utiliza o que lá está e acerta-se as furações da bomba ou no meu caso como vinha sem nenhum (travagem à homem de barba rija) adaptei um de um fiat uno e acertei a furação da bomba.
E mesmo assim necessitei de adaptar o espaço.
 
  • Like
Reações: bjc

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
535
Localização
Pougny, França
Bem la foi a manhã nisto...

Fui a pilha das coisas para levar para a lixeira buscar o servo e depressor velhos. (Por uma vez que a falta de tempo jogou a favor)
Primeiro fui ao depressor. Troquei o novo pelo velho (aproveitei a ocasião e troquei a mangueira)

20230331_114946.jpg


Puz o carro a trabalhar ainda antes de engatar no servo e é verdade que sentia mais pressão.

Fui experimentar o pedal e... continuava duro 😐

Deixei o depressor velho e fui trocar o servo.

20230331_134449.jpg


Carro a trabalhar, experimentei o pedal e... continuava duro 😑

Enquanto pensava o que fazia da vida, lembrei-me de experimentar puchar o carro a trás e mandar uma travadela, e não é que travava muito melhor.... foi ai que me lembrei que por natureza o pedal é duro, a força de travagem é que não tem nada a ver 🙃

Agora faltava saber qual o culpado 🤨

Optei por meter novamente o servo novo, estimando que o defeito seria o depressor.

Testei o pedal (desta vez em andamento 😅) .... tchii travagem de competição ja derrapava e tudo 😁

Problema semi RESOLVIDO tenho que arranjar um depressor novo... mas desta vez o velhinho vai para a prateleira 😁

Agora só fiquei com um bocado de receio de ter deixado a correia demasiado tensa. Existe algum metodo de verificação? (Tipo como se faz com a corrente das motas ou assim?)

O meu muito obrigado para quem ajudou a solucionar este problema 😉
 

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Mensagens
161
Localização
Sintra
Visualizar anexo 31242

Depreendo que o novo seja o que está com melhor aspecto.
Então e a mangueira em U atrás não há??
Trocaste o depressor por alguma razão especifica?
Há uma coisa que a malta se esquece mas esses depressores têm um pouco de óleo interno, que também convém mudar volta e meia.
Encarem como um compressor, de vez enquando também convêm mudar o óleo, certo? Aqui é igual.
No meu caso como adaptei um do turbo, esta questão não se coloca já que é lubrificado a óleo do motor.

Outra coisa que reparei.
As mangueiras da bomba devem ambas ligar ao copo de óleo dos travões, com um "T".
Pelo que vejo só tens a da frente a ligar ao copo e a de trás a algo que não se vê.
Essas mangueiras são apropriadas para óleo de travões? É que parece aquelas de água quente dos esquentadores.
 
  • Like
Reações: bjc

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
535
Localização
Pougny, França
O novo, que estava montado (e que deu o berro em pouco tempo), é o que tem melhor aspecto certo. Na altura troquei porque o mecânico disse me que o outro estava precário e convinha pensar em meter um novo.... sinceramente, e como na altura a travagem estava uma miséria, não me questionei e troquei.

A mangueira em U ja tinha tirado de um para meter no outro quando tirei a foto 🙂

Quanto aos travões, a mangueira da frente (que alimenta as pinças da frente) vai ao reservatório grande. A mangueira de trás (que alimenta os travões traseiros) vai ao reservatório pequeno à direita na foto (entra por baixo) que faz travões e embraiagem. Já vinha assim quando os comprei e pelo que percebi é assim de origem no alter 2.

Eu troquei as mangueiras porque as que lá estavam não deviam ser as boas pois "transpiravam". Quando comprei estas, que são para este efeito, havia com ou sem revestimento a malha. Achei piada ao revestimento com as risquinhas vermelhas 😁

Senão, fiquei curioso quanto à origem do problema e resolvi pesquisar:

Desmontei o cogumelo

20230331_175556.jpg


20230331_175606.jpg


20230331_175624.jpg


A primeira coisa que reparei foi nesta fissura

20230331_175642.jpg


Depois puxei o conjunto fora e estive a ver a borrache e encontrei esta miséria

20230331_175852.jpg


Questões:
Será que se encontra esta peça de substituição, na vez de comprar o conjunto completo?
Então e o tal óleo, onde é que ele vai?
Relativamente à tensão da correia, alguma maneira de verificar que é a boa?

Aparte:
Quando pensei em tentar arranjar a membrana interna lembrei-me de ir procurar a referencia para pesquisar. Ideia idiota, já há muito que ela não existe 😑

20230331_180003.jpg
 

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Mensagens
161
Localização
Sintra
Pronto já se identificou o problema.
Membrana rota e falta de vácuo.
Penso que há kits de reparação para isso.
Esse depressor dá ideia de ser do vitara, por isso procurava por aí ou no tópico de peças do fórum ou nos 2 sites de peças para umm.
Em alternativa pode sempre ser feita mas não vale a pena inventar a roda de novo.
Relativamente ao óleo, há um parafuso atrás para o efeito.
O óleo penso que está nos manuais mas deve ser idêntico aos dos compressores.
A tensao da correia pode ser verificada pegando na mesma e tentando dobrar as nervuras na direcção perpendicular à correia.
Deve conseguir-se 1/4 de volta com força razoável.
É +/- aproximado mas já dá para uma boa aproximação.
 
Última edição:
  • Like
Reações: bjc

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Mensagens
1.005
Localização
Portugal
Última edição:

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
535
Localização
Pougny, França
Relativamente ao óleo, há um parafuso atrás para o efeito.
O óleo penso que está nos manuais mas deve ser idêntico aos dos compressores.
A tensao da correia pode ser verificada pegando na mesma e tentando dobrar as nervuras na direcção perpendicular à correia.
Deve conseguir-se 1/4 de volta com força razoável.
É +/- aproximado mas já dá para uma boa aproximação.

Obrigado 😉

PIERBURG 4.05292.50.0


Vê se ajuda

Porreiro,

Pelo que se vê na 2a imagem o depressor parece não ser o mesmo, mas vou dar uma vista de olhos no site.
Obrigado 😉
 

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
535
Localização
Pougny, França
Bom, para dar um final à história.

Antes de me por a procurar membranas para substituição, tendo em conta que o depressor foi comprado novo em julho, resolvi contactar o vendedor.
Segundo ele seria um problema recorrente, e propôs-se a fazer o reembolso.

Assim sendo fui procurar outro novo.

Encontrei este:

20230421_150047.jpg

Modelo um bocado diferente, este não dá para abrir em cima e não tem o habitual tubo em U, mas segundo o vendedor é 100% compatível.

Fica a referência que lá vinha marcada, se for de ajuda alguém

20230421_150140.jpg


Lá meti o gajo ao sítio e ficou com uma travagem impecável

20230421_151129.jpg
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.564
Localização
Cortegaça
Verificaste se o carter do depressor trazia óleo?
Sendo novo deve trazer, mas também pode vir seco!
Há muitas pessoas que desconhecem que esses depressores precisam de óleo...
Obrigado pela partilha do desfecho final desse problema, é assim que gosto de ver.
Infelizmente aparece por aqui muita gente aflita que ouve muitas dicas dadas pela malta e depois de desenrascados não dizem mais nada!
A partilha de informação com as soluções dos problemas ajuda outras pessoas daí eu achar importante pela tua partilha. (y)
 

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
535
Localização
Pougny, França
Por acaso não fui verificar o óleo.
Sei que leva, mas uma vez que é novo assumi que tinha óleo..... é verdade que tendo em conta a minha experiência com as peças novas devia ter sido mais prudente.

Quanto à partilha acho normal deixar a resolução do problema uma vez que fui eu que o criei.
Nos tópicos de ajuda que criei até agora, os únicos que estão sem desfecho são os que ainda não foi encontrada a solução (tipo o UMM vibra, e faz fumo 😅 )

Até porque tenho por habito de fazer uma pesquisa no motor de busca do forum antes de abrir um tópico, e é bastante frustrante quando encontro o mesmo problema, leio as páginas e chego ao final sem saber o que aconteceu, se funcionou ou não... sobretudo quando o problema já tem anos...
 
Top Inferior