• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Problema no motor (152B XD3T)

VCR

UMM
Registo
16 Nov 2014
Estou com um ameaço de problema no meu UMM e precioso de uma ajuda.
Quando comprei o meu UMM o motor pareceu-me estar em muito bom estado. Andei com ele durante algum tempo sem problemas nenhuns. A certa altura quando fiz uma viagem um pouco maior parei o carro uns 15 minutos e quando voltei a ligar o motor estremeceu violentamente e começou a deitar fumo branco. A partir desse dia passou a deitar muito fumo branco, ao ponto de o carro parecer uma discoteca ambulante. O carro foi para a oficina e descobriu-se que estava com uma biela do 4º cilindro ligeiramente empenada e o injetor de óleo para arrefecimento do pistom partido. Tanto quanto sei isto só poderá ter sido causado por "hydrolock" (não sei qual é o termo em Português). Confirmamos que o motor está em muito bom estado quando se desmontou para reparar e partimos do principio que de alguma forma tinha entrado água com o gasóleo. Isto mesmo sem se conseguir encontrar vestígio nenhum no deposito nem na bomba manual.
Depois de arranjado tenho feito todos os fins de semana uns pequenos passeios sem problemas. A semana passada, fui dar uma volta um pouco maior, parei o carro 20 minutos ... quando voltei a ligar novamente o mesmo problema. Desta vez não foi tão violento e não ficou permanentemente a deitar fumo mas o problema aparentemente existe.. Não tenho sinais de água, liquido refrigerante ou gasóleo no óleo. O motor não aquece, não está a gastar óleo nem o sinto "mais fraco". O fumo do escape neste momento é normal.

Se alguém tiver uma ideia que queira partilhar, não queria empenar outra biela.

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Estou com um ameaço de problema no meu UMM e precioso de uma ajuda.
Quando comprei o meu UMM o motor pareceu-me estar em muito bom estado. Andei com ele durante algum tempo sem problemas nenhuns. A certa altura quando fiz uma viagem um pouco maior parei o carro uns 15 minutos e quando voltei a ligar o motor estremeceu violentamente e começou a deitar fumo branco. A partir desse dia passou a deitar muito fumo branco, ao ponto de o carro parecer uma discoteca ambulante. O carro foi para a oficina e descobriu-se que estava com uma biela do 4º cilindro ligeiramente empenada e o injetor de óleo para arrefecimento do pistom partido. Tanto quanto sei isto só poderá ter sido causado por "hydrolock" (não sei qual é o termo em Português). Confirmamos que o motor está em muito bom estado quando se desmontou para reparar e partimos do principio que de alguma forma tinha entrado água com o gasóleo. Isto mesmo sem se conseguir encontrar vestígio nenhum no deposito nem na bomba manual.
Depois de arranjado tenho feito todos os fins de semana uns pequenos passeios sem problemas. A semana passada, fui dar uma volta um pouco maior, parei o carro 20 minutos ... quando voltei a ligar novamente o mesmo problema. Desta vez não foi tão violento e não ficou permanentemente a deitar fumo mas o problema aparentemente existe.. Não tenho sinais de água, liquido refrigerante ou gasóleo no óleo. O motor não aquece, não está a gastar óleo nem o sinto "mais fraco". O fumo do escape neste momento é normal.

Se alguém tiver uma ideia que queira partilhar, não queria empenar outra biela.
Bomba Lucas? Se for, bielas empenadas no 4º cilindro pode ser derivado a ter o cilindro cheio de gasóleo. Já ouvi uma explicação que tem a ver ao facto do colector ficar inclinado ou o motor, algo desse género + a bomba lucas.

O meu também levou uma biela no 4º porque estava empenada, tinha bomba lucas e essa foi uma das razões por ter trocado para Bosch.

Última edição:
  • Like
Reações: VCR

VCR

UMM
Registo
16 Nov 2014
Bomba Lucas? Se for, bielas empenadas no 4º cilindro pode ser derivado a ter o cilindro cheio de gasóleo. Já ouvi uma explicação que tem a ver ao facto do colector ficar inclinado ou o motor, algo desse género + a bomba lucas.

O meu também levou uma biela no 4º porque estava empenada, tinha bomba lucas e essa foi uma das razões por ter trocado para Bosch.

A bomba é de origem, presumo que seja Lucas. Eu não recebo muito de mecânica mas se o cilindro fica cheio de gasóleo não devia ter vestígios de gasóleo no óleo?

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
A bomba é de origem, presumo que seja Lucas. Eu não recebo muito de mecânica mas se o cilindro fica cheio de gasóleo não devia ter vestígios de gasóleo no óleo?
Se é de origem é Lucas aka Roto-Diesel aka CAV.
Porque haverias? O gasóleo só passa para baixo se tiveres os segmentos já mal tratados ou muita folga... digo eu (falta de compressão) :)

• Like

VCR

UMM
Registo
16 Nov 2014
Porque haverias? O gasóleo só passa para baixo se tiveres os segmentos já mal tratados ou muita folga... digo eu (falta de compressão) :)

Como disse eu não percebo muito de mecânica :) O motor está, pelo que o mecânico disse, está em muito bom estado e não tem falta de compressão. Muito menos agora depois de ser reparado, levou segmentos, bronzes ... pedi para aproveitar que o motor estava aberto para substituir tudo o que pudesse ter desgaste.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Esse é um sintoma tipico de um dos diafragmas da lDA roto!
O que aconselho a fazer depois de andar com o jipe é abrir a tampa do depósito de combustivel para aliviar a pressão interna que possa ter sido gerada pela pressão do turbo!
É um pouco complexo explicar isto mas faz isso, se depois de uma viagem mais longa houver pressão dentro do deposito podes ter a certeza de que estou certo!
Se preferires manda o teu contacto por PM, digo-te com mais pormenores o que se está a passar...

Última edição:

VCR

UMM
Registo
16 Nov 2014
Esse é um sintoma tipico de um dos diafragmas da lDA roto!
O que aconselho a fazer depois de andar com o jipe é abrir a tampa do depósito de combustivel para aliviar a pressão interna que possa ter sido gerada pela pressão do turbo!
É um pouco complexo explicar isto mas faz isso, se depois de uma viagem mais longa hover pressão dentro do deposito podes ter a certeza de que estou certo!
Se preferires manda o teu contacto por PM, digo-te com mais pormenores o que se está a passar...

Este fim de semana não posso mas para o próximo já faço o teste e digo alguma coisa.

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Espero não estar a dizer asneiras, mas para empenares um tirante no arranque (o que não será fácil) teria de haver algum líquido dentro da câmara. Já podias ter o tirante empenado...
Mas se estás com medo de voltar a empenar qualquer coisa num arranque depois de andares muito tempo, podes fazer a experiência de lhe tirar as velas, rodar o motor e vês se sai de lá de dentro alguma coisa estranha.
Boa sorte com o bruxedo.

• Like

VCR

UMM
Registo
16 Nov 2014
Já tenho algumas respostas ... não tenho pressão no tanque e os injetores foram verificados e testados quando o motor foi arranjado.
Coloquei um aditivo de limpeza no gasóleo e o problema não voltou a acontecer, mas também não fiz muitos kms.
O mecânico pensa que talvez um dos bicos dos injetores tenha ficado preso.
Entretanto, e não foi o mecânico, sugeriram-me que substituir os bicos dos injetores por bicos Typ DN 12 SD 328 Bosch Best. Nr. 0 434 250 235

VCR

UMM
Registo
16 Nov 2014
Fuga que deixa passar gasóleo para a admissão de ar. Penso que será o problema que o MarioMachado identificou. Aproveitei e pedi para rever o sistema todo de injeção incluído a bomba.

Top Inferior