bjc
UMM
Ando com um problema de falta de luzes no quadrante, pelo menos é o que eu acho.
Após o motor ter saído, refeito e voltado ao sítio, fiquei com luzes a menos no quadrante. (Aparentemente tirar e meter o motor não tem nada a ver com o assunto, mas sei que durante o processo de montagem os fios das velas e alternador foram invertidos e várias tentativas foram feitas ate dar com o problema, e que também houve curto circuitos por causa da borne + da bateria estar a tocar na chapa).
Assim sendo:
Isto é o que tenho atualmente quando meto o contacto:
A primeira questão, alguem me pode confirmar se as luzes na linha inferior do quadrante se acendem todas com o contacto? Era essa a noção que tinha.
Senão analisando a coisa por partes,
As luzes do 4x4, medios, máximos, piscas e travão de mão funcionam na perfeição.
A da resistência acende e apaga como devido.
A do óleo acende com o contacto e depois apaga com o arrancar do motor.
A de perigo (!) está sempre ligada: a saber que durante os trabalhos meti um servo freio novo, sem sonda. Pensava que o problema vinha daí, tentei contorna-lo ao ligar em direto os dois fios da sonda, mas não apagou o testemunho, em contrapartida acendeu o do filtro de ar
O de colmatagem do filtro de ar que antes estava aceso em permanência ficou apagado por completo, mas voltou-se a acender quando liguei os fios do servofreio. Ainda liguei em direto os fios da sonda de colmatagem a ver se apagava o testemunho de (!) Mas não resultou
Os da temperatura da água e da bateria nunca se acendem.
O do óleo dos travões também não se acende com o contacto, no entanto, lembrei-me de simular a falta de óleo ao empurrar a bóia do reservatório para baixo e qual foi o meu espanto quando vi o testemunho aceso.
Após esta última descoberta fiquei a pensar, se o problema não será no sistema que faz acender as luzes do quadrante quando se mete o contacto?
Se alguém tiver ideia de como posso verificar isso.
Ou então:
- como posso simular um problema para verificar o funcionamento das luzes em falta, temperatura da água e bateria?
- a relação entre os fios do servo freio e a luz de colmatagem do filtro ar?
- o que poderá fazer que a luz de (!) esteja sempre ligada?
Toda a ajuda é bem vinda e desde já o meu obrigado
Após o motor ter saído, refeito e voltado ao sítio, fiquei com luzes a menos no quadrante. (Aparentemente tirar e meter o motor não tem nada a ver com o assunto, mas sei que durante o processo de montagem os fios das velas e alternador foram invertidos e várias tentativas foram feitas ate dar com o problema, e que também houve curto circuitos por causa da borne + da bateria estar a tocar na chapa).
Assim sendo:
Isto é o que tenho atualmente quando meto o contacto:
A primeira questão, alguem me pode confirmar se as luzes na linha inferior do quadrante se acendem todas com o contacto? Era essa a noção que tinha.
Senão analisando a coisa por partes,
As luzes do 4x4, medios, máximos, piscas e travão de mão funcionam na perfeição.
A da resistência acende e apaga como devido.
A do óleo acende com o contacto e depois apaga com o arrancar do motor.
A de perigo (!) está sempre ligada: a saber que durante os trabalhos meti um servo freio novo, sem sonda. Pensava que o problema vinha daí, tentei contorna-lo ao ligar em direto os dois fios da sonda, mas não apagou o testemunho, em contrapartida acendeu o do filtro de ar
O de colmatagem do filtro de ar que antes estava aceso em permanência ficou apagado por completo, mas voltou-se a acender quando liguei os fios do servofreio. Ainda liguei em direto os fios da sonda de colmatagem a ver se apagava o testemunho de (!) Mas não resultou
Os da temperatura da água e da bateria nunca se acendem.
O do óleo dos travões também não se acende com o contacto, no entanto, lembrei-me de simular a falta de óleo ao empurrar a bóia do reservatório para baixo e qual foi o meu espanto quando vi o testemunho aceso.
Após esta última descoberta fiquei a pensar, se o problema não será no sistema que faz acender as luzes do quadrante quando se mete o contacto?
Se alguém tiver ideia de como posso verificar isso.
Ou então:
- como posso simular um problema para verificar o funcionamento das luzes em falta, temperatura da água e bateria?
- a relação entre os fios do servo freio e a luz de colmatagem do filtro ar?
- o que poderá fazer que a luz de (!) esteja sempre ligada?
Toda a ajuda é bem vinda e desde já o meu obrigado