• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Problema luzes do quadrante

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
533
Localização
Pougny, França
Ando com um problema de falta de luzes no quadrante, pelo menos é o que eu acho.

Após o motor ter saído, refeito e voltado ao sítio, fiquei com luzes a menos no quadrante. (Aparentemente tirar e meter o motor não tem nada a ver com o assunto, mas sei que durante o processo de montagem os fios das velas e alternador foram invertidos e várias tentativas foram feitas ate dar com o problema, e que também houve curto circuitos por causa da borne + da bateria estar a tocar na chapa).

Assim sendo:

Isto é o que tenho atualmente quando meto o contacto:

IMG_20220803_125648.jpg


A primeira questão, alguem me pode confirmar se as luzes na linha inferior do quadrante se acendem todas com o contacto? Era essa a noção que tinha.

Senão analisando a coisa por partes,

As luzes do 4x4, medios, máximos, piscas e travão de mão funcionam na perfeição.
A da resistência acende e apaga como devido.
A do óleo acende com o contacto e depois apaga com o arrancar do motor.
A de perigo (!) está sempre ligada: a saber que durante os trabalhos meti um servo freio novo, sem sonda. Pensava que o problema vinha daí, tentei contorna-lo ao ligar em direto os dois fios da sonda, mas não apagou o testemunho, em contrapartida acendeu o do filtro de ar 🤔
O de colmatagem do filtro de ar que antes estava aceso em permanência ficou apagado por completo, mas voltou-se a acender quando liguei os fios do servofreio. Ainda liguei em direto os fios da sonda de colmatagem a ver se apagava o testemunho de (!) Mas não resultou 😅
Os da temperatura da água e da bateria nunca se acendem.
O do óleo dos travões também não se acende com o contacto, no entanto, lembrei-me de simular a falta de óleo ao empurrar a bóia do reservatório para baixo e qual foi o meu espanto quando vi o testemunho aceso.

20230107_172722.jpg


Após esta última descoberta fiquei a pensar, se o problema não será no sistema que faz acender as luzes do quadrante quando se mete o contacto?
Se alguém tiver ideia de como posso verificar isso.
Ou então:
- como posso simular um problema para verificar o funcionamento das luzes em falta, temperatura da água e bateria?
- a relação entre os fios do servo freio e a luz de colmatagem do filtro ar?
- o que poderá fazer que a luz de (!) esteja sempre ligada?

Toda a ajuda é bem vinda e desde já o meu obrigado 🙂
 

Anexos

  • 20230107_172430.jpg
    20230107_172430.jpg
    47,2 KB · Visualizações: 32
Registo
14 Dez 2011
Mensagens
1.996
Localização
Portugal
Se nao estiver enganado quando ligas um fio ao outro fechas o circuito e a luz vai acender.
Tenta lavar as fichas que ligam ao quadrante e os terminais do quadrante.
Eu começava por colocar lampadas todas novas e fusiveis todos novos
 
  • Like
Reações: bjc

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
1ª ddesliga e volta a ligar as fichas do quadrante. Por vezes ficam mal colocadas e a fazer contactos estranhos, já me aconteceu.

Contudo no teu caso, poderás necessitar de rever isso com ajuda de alguém mais entendido no assunto e eu estou no lado oposto...
 
  • Like
Reações: bjc

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.547
Localização
Cortegaça
É normal todas as luzes da base do quadrante ligarem assim que ligas o contacto da ignição.
Começa por trocar as lâmpadas que não estão a acender nessa primeira fase do contacto de ignição...
Caso as lâmpadas estejam boas verifica a integridade dos filamentos que estão na placa integrada do quadrante, neste caso segue os circuitos das lâmpadas em falta!
Como houveram episódios de curto circuito algum filamento pode ter derretido!
O Luís também já falou nos fusíveis que convém ver novamente porque sempre que xantas fios podes rebentar algum que tenhas verificando antes e penses ainda estar bom...
De resto é ires com paciência a tentar passo a passo e por exclusão de partes porque quando não se domina a matéria é assim que se descobrem os problemas.
 

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
533
Localização
Pougny, França
Obrigado a todos pelas ideias.

Por acaso antes de criar o tópico já tinha verificado algumas coisas.

Já tinha verificado os fusíveis e está tudo ok
Tirei os cabos do quadrante, limpei com spray de contacto e voltei a encaixar,
Verifiquei as lâmpadas todas e estão boas,
Também tinha verificado as bandas do quadrante com um multímetro e está ok.

Penso que o problema não esteja no quadrante!

O facto da luz do óleo dos travões não acender com o contacto mas acender quando simulo a falta de óleo levar-me a crer que o problema possa estar no sistema que faz acender as luzes com o contacto. Agora não sei qual é o elemento que e responsável por isso, a caixa azul?

A próxima etapa será re verificar os fusíveis (nunca se sabe) e depois, aproveitar que tenho o tablier fora

20230109_124825.jpg

pegar no esquema electrico e seguir cada um dos fios para ver se vai onde deve e se está bem ligado. Ate porque também preciso de perceber o que se passa para ter a luz de (!) sempre ligada.
 

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
533
Localização
Pougny, França
Alguém me sabe dizer que sonda é esta, por baixo do receptor de embreagem?

20230118_171846~2.jpg


Ela vai ligar a este conector

20230118_171911.jpg


Não sei se terá alguma ligação com o meu problema mas já vi que vai precisar de intervenção, o conector está cheio de crosta e com o fio preto descarnado.
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.547
Localização
Cortegaça
Acho que essa ficha nos nossos carros apenas anda aí a fazer lastro, não liga a lado nenhum!
Nos meus jipes tenho essas fichas de ligadas, não por opção mas porque já assim vinham...
Supostamente esse sensor é um pic-up para conta rotações que seria usado noutros veículos que usam os mesmos motores...
 
  • Like
Reações: bjc

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
533
Localização
Pougny, França
Voltando à carga, agora que começo a montar a máquina era boa altura para resolver este problema...

Recapitulando, certas luzes não acendem no quadrante quando meto o contacto (tirando a de perigo que está sempre ligada):

20230107_172408.jpg


Assim sendo,

Verifiquei as lâmpadas do quadrante: todas funcionais

Limpei as fichas do quadrante, que não pareciam muito sujas: não mudou nada

Andei a inspecionar os fios a ver se encontrava um derretido ou partido mas não vi nada de especial.

Testei os fusíveis: todos bons

Decidi ir verificar estes dois relés:

20230322_001903.jpg


Abri, o preto tinha um bocado de depósito na placa electrónica, limpei, verifiquei que se ativam com a corrente, fechei e meti ao sítio. Não mudou nada (confesso que não sei para que servem)

Voltei a analisar o quadrante com as fichas e fiquei com a sensação que é este fio azul com risca vermelha o responsável por acender as ditas luzes. No entanto ao verificar ao multímetro ele tem corrente com o contacto.

20230322_000919.jpg


Fui ver de onde vinha o gajo e dei com este díodo

20230322_000220.jpg


Verifiquei-o com o multímetro e, apesar de não perceber nada do assunto, achei estranho porque com o polo preto em baixo não aparece nada no multímetro (normal) mas com o polo preto em cima ele faz bip mas mostra 00000. Pelo que tinha visto nas internetes deveria lá aparecer algum valor.

Experimentei contornar o díodo e ligar em direto e, mesmo sem o contacto, acende a luz da bateria

20230322_000655.jpg


Entretanto fui averiguar o quadrante, e quando me puz a olhar para ele a primeira questão foi:

Isto já vem de fábrica com esta salgalhada de fios e díodos ou já foram invenções?

20230322_020521~2.jpg


A banda onde estão os dois díodos e fio castanho é a que liga ao dito cabo azul e vermelho, e a ligações feitas implicam todas as luzes que não funcionam.

Quando passo os díodos ao multímetro tenho leitura nos dois sentidos, tanto o polo preto esteja numa extremidade como na outra, o que não parece normal.

No entanto não estou a perceber o funcionamento.

Ao início parecia-me logico pois estava a ver uma banda responsável pela activação das 3 luzes, mas depois de ver como funciona um díodo e o sentido da corrente (da extremidade oposta ao risco horizontal para a extremidade do risco horizontal) não me faz sentido pois neste caso seriam 3 luzes/bandas a alimentar uma.


Para concluir, visto o preço destas coisinhas, vou substituir os díodos todos a ver se resolve o assunto.

Se alguém tiver mais alguma sugestão eu agradeço, é que posto isto começo a ficar sem ideias 😔
 
Registo
5 Mar 2021
Mensagens
249
Um díodo funciona como interruptor, quando polarizado ou seja negativo no risco e positivo dou outro lado passa corrente, senão não. Como o circuito foi mexido, e houve ligações do borne à massa, alguma coisa queimou ou algum fio não foi ligado ou não está a fazer ligação.
Pode ser ainda um problema de massa nesse circuito alternativo.
A luz da bateria só devia acender com a chave. Passa corrente nesse díodo?
 
  • Like
Reações: bjc

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
533
Localização
Pougny, França
Um díodo funciona como interruptor, quando polarizado ou seja negativo no risco e positivo dou outro lado passa corrente, senão não. Como o circuito foi mexido, e houve ligações do borne à massa, alguma coisa queimou ou algum fio não foi ligado ou não está a fazer ligação.
Pode ser ainda um problema de massa nesse circuito alternativo.
A luz da bateria só devia acender com a chave. Passa corrente nesse díodo?

Muito obrigado pela explicação.
A luz da bateria acende se eu contornar o diodo, mas mesmo sem contacto.

Eu substitui este fim de semana o diodo que está perto dos fusiveis, mas nao mudou nada. Queria mudar também os do quadrante mas não tive tempo.

Amanhã se conseguir vou ver se passa corrente no díodo.

Se percebi bem o funcionamento dos díodos, é possivel que o problema esteja na massa comum a estas luzes de quadrante?

Ja agora sabe me dizer se este circuito paralelo no quadrante é assim de origem ou isto já foi inventado?
 

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Mensagens
228
Localização
Portugal
o quadrante está original e assim com esses fios soldados.

a ficha amarela nas primeiras fotos não liga aí é ao suporte do filtro de gasóleo, se ainda for o original, e a ficha preta fica pendurada não serve para nada no umm!!

tens algum fio ligado à valvula do servo freio? desliga e experimenta.

espero ter ajudado!!
 

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
533
Localização
Pougny, França
Afinal não pude verificar a passagem de corrente do díodo pois nao tenho acesso com o tablier no sitio. Mas esse foi substituído.

Eu nao tenho ficha no filtro de gasóleo

20230329_130012.jpg


O servo freio teve de ser trocado. O novo nao tem sonda. O que fiz foi ligar um fio ao outro. O que aconteceu foi acender a luz du filtro de ar, que fica constantemente acesa e apaga se desengatar os fios.

20230329_130022.jpg


Ao dar explicações e pistas ja está a ajudar bastante.
Muito obrigado
 

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Mensagens
228
Localização
Portugal
as fichas preta e amarela não devem estar ligadas, neste caso ficam soltas sem qualquer ligação essa base do filtro não tem ligação
 
  • Like
Reações: bjc

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Mensagens
228
Localização
Portugal
mas ainda falta a ficha que liga no servo freio, onde estará ligada?

estará junto com o mesmo fio que liga na válvula que está no quadrado que liga os tubos de travão no interior do guarda lama do lado condutor.
 

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
533
Localização
Pougny, França
20230329_130022.jpg


Sim, se reparar na foto as ligações do servofreio sao aquelas duas que eu uni com uma ponta de fio electrico, e um dos fios vai a esse distribuidor dos travões antes de seguir caminho para o habitáculo.
 

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
533
Localização
Pougny, França
Problema acidentalmente Parcialmente Resolvido

Parte do problema ficou resolvido, as luzes desaparecidas voltaram 😃

20230421_120057.jpg


Como o resolvi:
Após a remontagem do motor deparei-me com um alternador que não estava a funcionar.

Arranjei um velho para substituir o que lá tinha. Quando o tirei fora para substituir reparei que:

-poderia haver um mau contacto entre o cabo que vem da bateria e o parafuso do alternador;
-ao comparar um com o outro vi que o cabo preto que vem do módulo preto não estava ligado no mesmo sítio.

20230421_102358~2.jpg


Troquei então o encaixe do fio preto e montei o mesmo alternador garantindo que o cabo da bateria estava bem conectado ao parafuso.

Resultado:
Fiquei com o alternador a funcionar e as ditas luzes voltaram a acender.

O porquê:
Não faço ideia 😅

Agora que o problema de falta de luzes está resolvido fica a faltar resolver o problema de luzes a mais 🙄

Tenho estas luzes ligadas em permanência (contacto ou a trabalhar):

20230421_153702.jpg


- a do filtro de ar andava ligada desde que tenho o carro ( certo, esta não interessa a ninguém, na pior das hipóteses neutraliso-a);

- a de perigo (!) támbém já assim anda a bastante tempo, pouco depois de ter o carro ( na altura tinha uma fuga no servo freio e pensava que vinha daí, afinal não);

- a dos piscas é recente, foi desde que voltei a montar o interior. Pisca quando meto os piscas mas depois em vez de apagar fica acesa.

Se alguém tiver alguma ideia de pesquisa eu agradeço 😉
 
Top Inferior