• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Problema com a tração (Baixas)

Bruno Sousa

UMMzito
Registo
25 Out 2012
Boas pessoal.
Reparei que o meu jipe para ligar a tração baste ativar nas manetes no interior do jipe. Esteja na posição 2x4 ou 4x4 nas rodas...
Como acho que nao deve ser normal, gostava de saber se alguém me sabe explicar o que pode ser e como posso tentar resolver...
Andar assim, possivelmente estou a estragar, certo ?

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Boas Bruno.
Umas fotos podiam ajudar, e bem a compreender o que se passa com esse UMM..., para perceber o que se passa na realidade...pois não estou a ver que seja "único" a sair de fábrica...!!!
Passado tanto tempo...só agora é que isso foi "visto"....,esse UMM não tem cubos de roda livre no eixo dianteiro..., umas fotos como disse em cima vinham mesmo a ajudar...pois assim não há "santo" que lhe possa valer...!!! :whistle::alien:

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Boas Bruno, ligar a manete só vai fazer com que a transmissão para a frente comece a rodar, se os cubos nao tiver na posição 4x4 as rodas não irão ter tração mas rodar livremente.

Pelas fotos antigas são cubos de ligar / desativar. Como sabes que tanto em posição 4x2 ou 4x4 está sempre a trabalhar (se a manete estiver ligada).

Se for como dizes o problema estará nos cubos que não estão a desengrenar.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Acho que o problema está no dono e não no UMM, pelas fotos que vi os cubos existem lá no sítio..., e ler o Manual do carro faz muita falta e por vezes um Curso de Todo Terreno ainda melhor...!!! :whistle: :alien:

Bruno Sousa

UMMzito
Registo
25 Out 2012
Simplesmente quando ativo nas manetes mesmo k nos cubos esteja 2x4 fico logo com a tração ligada ou seja não preciso de mudar para as 4x4 nos cubos para ela entrar ... por norma liga s para 4x4 nos cubos e depois nas manetes. Mas no meu provavelmente os cubos não estão a desengrenar...

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Simplesmente quando ativo nas manetes mesmo k nos cubos esteja 2x4 fico logo com a tração ligada ou seja não preciso de mudar para as 4x4 nos cubos para ela entrar ... por norma liga s para 4x4 nos cubos e depois nas manetes. Mas no meu provavelmente os cubos não estão a desengrenar...
E como é que sabes isso? experimentaste?

Eu normalmente quando quero experimentar se as 4x4 estão a funcionar levo o jipe a um sitio onde tenha erva (preferencialmente a subir), é super eficaz para ver as rodas a rodar.

A uns tempos atrás tive um problema com um cubo novo que não estava a desengrenar, por isso é possível.. mas também consegues testar isso.

Roda para as 4x4 e vê se consegues rodar o semi-eixo a mão na zona do knuckle, não deverás conseguir.
Roda para as 4x2 e vê se consegues rodar o semi-eixo a mão na zona do knuckle, deverás conseguir.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Nada melhor para testar isso é mato e lama com ele...,se calhar o problema é falta de isso "treino"...!!! :whistle: :alien:

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Nada melhor para testar isso é mato e lama com ele...,se calhar o problema é falta de isso "treino"...!!! :whistle: :alien:

Já teve treino no fim de semana que passou, se não tivesse tração não passava em alguns sítios... acho que o jipe ficou é a gostar de andar com as 4x4 ligadas haha

Registo
22 Jan 2019
Não estarás a confundir ele engrenar as baixas ou lentas como queiram chamar mesmo sem ligares os Cubos r ficares com a falsa sensação que tens as 4 puxar? 🤔

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Para saberes se os cubos manuais estão a funcionar bem basta ligares a alavanca de 4x4, levantas uma roda da frente com um macaco e rodas a roda à mão ligando e desligando o desembraiador para saberes se ele liga e desliga conforme pretendes.
Fazes o mesmo com a outra roda e ficas logo a saber como estão a funcionar bem sem saires de casa e sem sequer precisares de ter o motor a trabalhar!

Bruno Sousa

UMMzito
Registo
25 Out 2012
Para saberes se os cubos manuais estão a funcionar bem basta ligares a alavanca de 4x4, levantas uma roda da frente com um macaco e rodas a roda à mão ligando e desligando o desembraiador para saberes se ele liga e desliga conforme pretendes.
Fazes o mesmo com a outra roda e ficas logo a saber como estão a funcionar bem sem saires de casa e sem sequer precisares de ter o motor a trabalhar!

Já fiz o que me foi sugerido... E ao que parece esta tudo bom, potavelmente foi ideia minha... Porque pelo que ja ouvi aqui, ao ligar nas alavancas 4x4 ele fica com outro trabalhar e isso nota se logo mas nao que dizer k esteja a puxar as 4...

È sempre bom haver este Fóruns para uma pessoa poder falar e trocar ideias, visto que destas conversas nos cafés é impossível ;)

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
O veio de transmissão que vai da caixa de transferências ao eixo se tiver os cubos em 4x4 roda, se andares com o carro. Se colocares em 4x2 ele não roda se andares com o carro.

Podes ver se ele roda através dos orifícios das alavancas da caixa de transferência. Levanta a borracha protectora. Ou então pede a alguém que ande com o carro para trás e para a frente e tu confirmas de fora. Basta 3 a 4 metros.

Top Inferior