• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Preciso de Bues ajudas =)

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas, mais uma duvidazinha.
Quero tirar os amortecedores de laminas do meu UMM gostava de saber se é so desapertar aqueles parafusos, ou se ao tirar os parafusos levo com aquilo e fico estendido.
gostava de saber tambem se alguem tem aulgum macaco sem ser hidraulico, tipo de alguma carrinha ou assim.
já agora umas laminas novas sao muito caras?

Abraços

PS. Alguem tem um rascunho em papel ou no comp***dor das medidas para uns brincos maiores?

UMM -» EM FASE DE RESTAURO.
Qta. do Conde

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Para retirar as molas tens que desapertar os apoios destas (no chassis e nos brincos) e nos arcos que agarram as molas aos diferenciais.

Começa por levantar e apoiar o jipe firmemente. Eu começei por separar as molas do chassis e depois do diferencial e não me dei mal,mas se não queres mexer no diferencial é aconselhável que desapertes primeiro os arcos dos diferenciais e só depois os brincos.

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Boas
Queres tirar as molas ou os amortecedores!!
As molas é que têm laminas, e para as tirares precisas de pelo menos duas preguiças
altas e duas baixas;depois é só desapertar as braçadeiras de fixação do diferencial
á base das molas e desapertar os cavilhões.
Brincos aumentas 10cm no brinco e o carro sobe apenas 3cm.
Eu sou da Quinta do Conde e faço uns trabalhos em molas
https://for-umm.pt/oldthreads/1490

Podes juntar-te aos UMMistas da Quinta do Conde para falarmos.
Abraço Rui Martins
Eu sou da Quinta do

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
nao te esquecas de por as preguiças no chaçi e nao no diferencial...:D:D:D:D se nao aquilo cai tudo a mesma.lol

Paulo Alves

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Preguiças no chassis e no diferencial tb, senão quando desapertares as molas o diferencial cai no chão e já n o levantas para o sítio facilmente.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
quote:Originally posted by Martins

Boas
Queres tirar as molas ou os amortecedores!!
As molas é que têm laminas, e para as tirares precisas de pelo menos duas preguiças
altas e duas baixas;depois é só desapertar as braçadeiras de fixação do diferencial
á base das molas e desapertar os cavilhões.
Brincos aumentas 10cm no brinco e o carro sobe apenas 3cm.
Eu sou da Quinta do Conde e faço uns trabalhos em molas
https://for-umm.pt/oldthreads/1490

Podes juntar-te aos UMMistas da Quinta do Conde para falarmos.
Abraço Rui Martins

UI UI Já vi quem és lol fazes parte do bando dos 3 UMM que andam sempre juntos a rasgar mato bela maquina, ja a vi em acção, tenhu umas fotos e uns filmes so teu carro e dos outros eheh abraços, terei todo o gosto em partecipar num encontro desses mas o meu umm ainda esta em faze de restauro. Sou bem capaz de requezitar os teus serviços mas mais tarde.

Qta. do Conde

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
È só dizer, mesmo se quizeres ajuda é só dizer!
Conheço bem os UMM´s. combinamos um dia um café e podemos
trocar ideias.Já agora qual é o teu UMM?

Abraço
Rui Martins

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Axo que é um Alter I, é de 87. ok um dia destes conbinamos um cafezito

Qta. do Conde

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Sabem mais do meu UMM que eu, sou um dono desnaturado. Ainda é o mesmo sim, um bocado mais descascado. :D

Qta. do Conde

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
bem pessoal, tou um bocado recioso de retirar as molas, podem me dizer uma lista de material que vou precisar para retirar as ditas, e me explicar passo a passo se fax favor, assim como se eu fosse muito burro (agora voçes pensam, "COMO SE FOSSSE....")

Abraços e obr

Qta. do Conde

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Não precisas de muito... além de algum tempo, paciência e muito cuidado, tb precisas de:

Preguiças e macaco;
Chave para retirar o amortecedor do aapoio superior ou do inferior (um deles);
Chave de 17 ou 19 (já n me lembro) para os parafusos inferiores do apoio do amortecedor;
Chave 10 (penso que é esta) para retirar o parafuso central que segura os feixes de mola (só visivel depois de sair o apoio, e retirar as peças que seguram as molas lateralmente.

E pronto... retiras as molas que pretendes e voltas a montar. Tem cuidado que ao retirar molas, quando aparafusares o apoio os 4 parafusos vão ficar mais saidos em baixo e poderão bater em pedras ou outros obstáculos.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Provavelmente também vais necessitar de bastante WD40.........................................

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Boas

Tirar as molas não é dificil se tiver tudo bem! agora se tiver sinoblocos colados ou partidos
tens que cortar os cavilhões com a rebarbadora. Ferramentas para o alter2: Além das preguiças do
macaco e da chave 19 para os amortecedores,precisas: Para os cavilhões uma chave 24 e uma 21 de
caixa ou luneta e provável um tubo de força; para as abraçadeiras uma chave de 22 de caixa e o
tubo de força, e claro uma chavinha 13 daquelas com cabo de madeira e que pesam 1kg,e um spray
penetrante. se quizeres desmontar as láminas são duas chaves 13 para as abraçadeiras e um torno
ou alicate de pressão e uma chave 17 para o ponto de mola.

Abraço
Rui Martins
de grifos ou um

Registo
8 Jun 2006
Amigo Levita, salta-me a mola(n)

Não se esqueça de uma coisa:disappointed_relieved:. Quando um carro arranca (inicia a sua marcha), as molas do eixo que traçiona (neste caso do UMM as mais solicitadas serão as de trás) têm tendência a fazes um "S" (em todo o seu comprimento) ao vencer a inércia inicial:astonished::angry:(y). Ou seja: Sempre que iniciar o movimento tendem a arquear do seguinte modo, a ponta dos feixes que vão do eixo para o brinco da frente têm tendência a subir, enquanto que a ponta dos feixes que vão da ponte para os brincos de trás, descerão.

"Toda" a vez que trave o mesmo se passa, mas agora em sentido inverso. Essa solicitação é incontornável, e é para diminuir esta reacção, que existe uma mola pequena mais separada das outras (servindo de batente limitador). É também por esse motivo que antigamente os carros com grandes motores, tinham que ter barras anti rolamento das pontes.

Se vai tirar molas(n) (ora bolas!) ainda mais esse "S" se notará, mais as molas sofrerão e os sino blocos etc. etc. Apenas o aconselharia a tirar molas (folhas) se as suas fossem de um UMM militar, retirando então as que eram postas a mais e ficando elas "civilizadas":blush:. Retirar molas a vistómetro é um bom caminho para partir as restantes.

Certamente que todos já notámos que ao subir uma ladeira sem o conseguir, o carro parece que começa aos saltos. Entre outras coisas, isso é resultado de se ter tracção num momento, nesse momento as molas "encarquilham" levemente em "S", logo que se a perde, elas ao voltar à sua posição natural fazem com que o carro dê um pequeno salto:blush:.

UMM abraço:)

João

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Caro amigo Verdes Radio, n é preciso lhe saltar a mola porque ela faz falta, eu so quero substituir as minhas e nao tirar de vex. Calma. abraços e obrigado por esse post, pode ter sido mal intrepertado mas servio para saber o que aconteceria se as tira se de vex.

Abraços

Qta. do Conde

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Já agora alguem me pode indicar uma suspenção que a relação qualidade preço esteja incluida.
Abraços

Qta. do Conde

Registo
8 Jun 2006
Amigo Levita

Pena é que, aparentemente, não tenha compreendido o tom em que redigi o meu último "post". Paciência!

Espero ao menos que tenha assimilado a ideia que tentei, de uma forma coloquial e amistosa, lhe expor. Pelo menos nem tudo era perdido.

UMM abraço

João

Top Inferior