• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

preciosidades......

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
ATENÇÃO, ISTO NÃO É UMA PROVOCAÇÃO! :)
é só para comparar a concorrência!!!;)

Durante uns anos, um destes, fez parte da "mobilia" (carro de serviço do meu pai)!
Reencontrei esta revista ACP de 1976, e relembrei sensações.

Realmente, os primeiros UMM, não ficariam nada atrás....

Alguem sabe, se a UMM, alguma vez patrocinou um ensaio deste tipo?

lr1.jpeg
lr2.jpeg
lr3.jpeg
lr5.jpeg
lr4.jpeg
lr6.jpeg

Última edição:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
para comparar a concorrência!!!;)

Reencontrei esta revista ACP de 1977.

Alguem sabe, se a UMM, alguma vez patrocinou um ensaio deste tipo?

p1.jpeg
p2.jpeg
p3.jpeg
p4.jpeg
p5.jpeg

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Dentro da abordagem do estreitamento de relações de amizade e partilha de interesses com as marcas concorrentes, deixo aqui uma cópia de uns "papelinhos velhos" que andaram no Ebay, há algumas semanas, e que acabaram a ser vendidos por um valor "interessante" :cool:.
E "papelinhos" destes, UMM obviamente, anda por aqui algum que se saiba, ou continuam propriedade da UMM?

s-l1600 (1).jpgs-l1600.jpg

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Caro amigo Paulo,

À mais de dez anos, numa famosa venda de material UMM diretamente nas instalações da UMM, fiquei perplexo com o desleixo e desprezo por centenas de documentos / papeis que andavam espalhados por aquele barracão. Uma pena.

Cumprimentos,

-joão pereira-

Olá João Pereira,

pelos vistos, não sou o primeiro, nem o único, a perceber/antecipar, a importância da memória em papel... :oops:
Era a resposta que menos desejava ler, neste tópico!
Ainda assim, agradeço muito a atenção da sua informação.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Caro amigo Paulo,

À mais de dez anos, numa famosa venda de material UMM diretamente nas instalações da UMM, fiquei perplexo com o desleixo e desprezo por centenas de documentos / papeis que andavam espalhados por aquele barracão. Uma pena.

Cumprimentos,

-joão pereira-
João, os Abutres quando caçam querem é carne não os ossos ,ali passou se o mesmo.
Eu não fui para não ver as cenas tristes que já sabia que se iam passar, mas pelo que me contaram tive de pena de não ir só para filmar.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mas avante que esse episódio levantou muita poeira à uns anos. O que realmente ficou foi o desprezo que a UMM tratou a sua própria história, pelo menos foi essa a sensação que tive. Acredito que haja coisas devidamente guardadas em arquivo, mas aquele barraco parecia uma tremenda sopa de papeis com parafusos e parafusos com papeis.

Um abraço,

-joão pereira-

Alguns papeis foram salvos, pelo menos tive-os nas mãos. Alguns que vi representavam partes de carroçaria, eram desenhos de produção. Não sei onde se encontram actualmente, mas não deveria ser difícil recuperar o rasto.

Tal como tu, também fico estupefacto com o desleixo da UMM com a sua própria história. Por vezes tenho a sensação que propositadamente querem esquecer a época que para nós foi a dourada. Lá terão os seus motivos e isso daria certamente pano para mangas muito compridas.Mas é um sentimento que mais pessoas já partilharam comigo e que vivi pessoalmente no episódio dos 30 anos da UMM.

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Alguns papeis foram salvos, pelo menos tive-os nas mãos. Alguns que vi representavam partes de carroçaria, eram desenhos de produção. Não sei onde se encontram actualmente, mas não deveria ser difícil recuperar o rasto.

Tal como tu, também fico estupefacto com o desleixo da UMM com a sua própria história. Por vezes tenho a sensação que propositadamente querem esquecer a época que para nós foi a dourada. Lá terão os seus motivos e isso daria certamente pano para mangas muito compridas.Mas é um sentimento que mais pessoas já partilharam comigo e que vivi pessoalmente no episódio dos 30 anos da UMM.

Aldeia,

Se tivessemos de "fabricar" história, como outros povos, teriamos outro cuidado, a preservar o legado que nos deixaram.
As nações, as instituições, as empresas, as pessoas, que percebem isso, ao longo dos tempos, transmitem conhecimento e poupam tempo....e prosperam.

Em projectos, resultantes da minha actividade profissional, que não interessa nomear aqui, perante intervenções em CENTENAS de edificios públicos, alguns com menos de 40 anos, rapidamente se concluiu que os arquivos "não existiam"!!!
Porquê?
Porque os responsáveis do arquivo, não estavam, não tinham tempo, não tinham bases de dados, perderam as chaves, etc.........................................
Resultado: Fizeram-se levantamentos no terreno, que custaram milhões..........................................................................................................................
Ou........, e julgo que sabes do que falo, mandou-se demolir, porque ninguem quis ser responsável formal por intervenções em edificios acerca dos quais nada! se sabia!!!?
Quem pagou: Os do costume, os que pagam impostos.
Ficámos mais ricos, enquanto sociedade?

Neste caso, da UMM, só posso pensar, ter-se tratado, da convicção que era um produto, um negócio e uma marca que morria....com o dramatismo inerente a quem tem mais em que pensar.....
Possivelmente, só um ou outro nostálgico, que ganhou cabelos brancos e 5 ou 6 dioptrias em cada olho, a trabalhar, fez como muitos de nós, despejou a gaveta para a mala, e levou para casa, para mais tarde recordar.

É esse o meu objectivo, ao "desenterrar" estes temas. Que essas pessoas sintam gosto e vontade de partilhar as suas memórias, e que possamos aprender e redescobrir estes modelos e a sua história.

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Hoje descobri esta!!!

É o tipo de informação curiosa, que se não fôr partilhada, desaparece irremediavelmente!

(En España no se podia vender como Alter porque el grupo farmaceutico ALter tenia el nombre en exclusiva)

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Paulo, esta História já vem muito detrás começa no D. Afonso Henriques e acaba nos nossos dias, fomos os "Donos do Mundo", podíamos ser os Maiores, e o que somos hoje, um canteiro de flores "murchas" num canto da Europa à beira mar plantado...!!! 🙃 :alien:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Nestes tempos "malucoso_O", e de outros hábitos, confesso que estranho bastante, quem persista numa certa mania de "esconder", ou não participar de forma activa neste ForUMM.
Eu, dentro do que sei, e do que tenho, tenho feito deste espaço, a minha "praça-esplanada de convivio" e não me tenho arrependido nada de partilhar.
Por vezes, estranhava alguns desabafos de alguns, acerca da pouca participação, mas realmente estou a "acordar" para essa realidade!!

Dentro desta nova situação do confinamento social, exijo-me participar activamente, para manter a minha ligação saudável ao "mundo lá fora"!

Fazendo este introito, vou começar a partilhar, uns apontamentos, com algumas dicas, acerca da preparação de carros de rali dos anos 70, que acredito vão interessar a quem gosta genuinamente de automóveis, sejam UMM's ou outros. ;)

IMG_1952.jpg

IMG_1953.jpg

IMG_1954.jpg

IMG_1955.jpg

IMG_1956.jpg

IMG_1956 - Cópia.jpg

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Para hoje, "medicina interna":rolleyes:

IMG_1956 - Cópia - Cópia.jpg

IMG_1957.jpg

IMG_1958.jpg

IMG_1959.jpg

IMG_1960.jpg
IMG_1961 - Cópia (2).jpgIMG_1961 - Cópia.jpg

continua.................................................................................;)

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Ó Paulo, ganha lá calma contigo, ainda bem que só existe aqui um Paulo, se fossem só mais 10 como tu, nem tinha tempo para beber um "gol" 🥃de JB a ler isso tudo...!!!:alien:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Ó Paulo, ganha lá calma contigo, ainda bem que só existe aqui um Paulo, se fossem só mais 10 como tu, nem tinha tempo para beber um "gol" 🥃de JB a ler isso tudo...!!!:alien:

Eduardo, várias vezes dei por mim, a cismar com a minha paixão por carros......e ainda por cima acabei nas obras.....:cool:
Já são muitos anos, a dar à roda🤓
E quando posso partilhar....com muito (demasiado) tempo livre.....

Top Inferior