• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Portaro

Wardog

UMM
Registo
19 Out 2006
Boas a todos!
Gostaria de saber se alguem tem informações sobre o Portaro.
Motorizações, versões, etc
sei q chegou a haver uma versão com motor Daihatsu de 3.200cc; chamava-se Campina e era uma pick-up.
Sabem q diferenciais usavam? E q relações?
Alguém sabe algo sobre a sua fiabilidade?
Alguém já teve/conduziu um?
Se alguem me puder dar alguma informação ficava grato.

UMM - Orgulho Nacional

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Tenho alguma coisa, fotos, um catálogo e um cartaz de apresentação, mais umas duas notícias... tenho um historial sobre toda a indústria automóvel portuguesa, que foi de recolhas da internet... já tem mais de 100 páginas e são mais de 20 marcas diferentes... nem eu sabia o que já tinhamos sido...

Do portaro:

Motores -
Daihatsu 2530cc ou 2675cc
GM-Opel 2300cc
Volvo 1900cc 2100cc ou 2300cc (motores a gasolina)

Havia um modelo com designação 320, mas o motor era de 2530, atenção.

Versões havia muitas... capota lona, fibra, pick-up, comercial...

Nos eixos a relação era de 4,7

Cumps
Nuno

Wardog

UMM
Registo
19 Out 2006
Obrigado! Essa do 320 ter motor 2.500cc n sabia. Quem me está a tentar vender disse-me q o motor era 3.200cc. (hummm, ai o gajo!). Eu tb tenho umas brochuras com caracteristicas, mas n diz lá tudo.
E qt à fiabilidade? alguem sabe de alguma coisa? Já alguém teve ou conduziu um? Ou tem informação de quem o teve?
Abraço aos caMMaradas!

UMM - Orgulho Nacional

Pedro

UMM
Registo
25 Set 2006
Boas Wardog
Antes de comprar o meu UMM estive para ficar com um portaro de um sr de Canal Caveira (perto de grandola) mas de acordo com o meu mecanico é de fugir.! antes os UMM's que os portaro.
Pecas quase nao existem este que eu vi tinha levado um diferencial (novo) o mecanico conseguiu comprar um igual ao do cliente e agora vai tirando pecas do que parou para o outro andar mas levou mais de meio ano a procura. Se realmente queres um portaro opta pelo motor isuzu de 2.5 sao os melhores trabalham até a 2 cilindros e tem forca ate chatear.
mas nao ha nada como os UMM's.
abracUMM

Wardog

UMM
Registo
19 Out 2006
Motor Isuzu no Portaro, q versão é essa?
O Portaro q eu estou interessado está bom de chapa (e de mecânica tb, aparentemente) tem travões de disco às 4 rodas, embraiagem hidraulica, direcção assistida, Roll bar à volta de todo o jipe, duas capotas (uma em chapa e outra em fibra).
Ainda trás um motor sobressalente, caixa e dois diferenciais( o dianteiro e o traseiro).
Pedem 2.000 euros Que dizem?

UMM - Orgulho Nacional

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Wardog por esse preço e se tiveres mesmo vontade de ter um portaro é de aproveitar.Com 2000€ não consegues ter mais nenhum jipe com esse equipamento todo.
Peças pelo que sei ainda se arranjam novas,com excepção de chaparia(e esta apodrece facilmente) e umas caixas que eram feitas na Romenia.Nas sucatas é quase mais raro ver um Portaro do que um UMM,mas tambem existem.

Filipe Pinheiro

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Concordo c o filipe... com esse preço e equipamento é de arriscar... acho que sim...
Em relação aos motores isuzu, sempre ouvi dizer que eram os melhores, apesar de nos catálogos que cá tenho só referirem os motores de que falei.
Em relação a peças, de facto é mais díficil de arranjar do que UMM, mas se esse está bom, com tanta coisa sobressalente... aproveita... tb sempre gostei dessas máquinas...

Aqui no Dakar por Portugal... mas n chegaram ao final...

Cumps
Nuno

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Os motores Izuso ou GM é a mesma coisa.

O motor 2.5 da Dahiatsu é facil de arranjar peças, tb é o motor do Dahiatsu F50 e dos primeiros Rocky's a diesel, é um motor de concepção Toyota. Não sei se voces se lembram existia uma camioneta Dahiatsu que era uma irmã gemea de uma Toyota Dyna e ambas utilizavam esse motor.

Quanto ao 3.2 nada sei.

Acho que só terás dificuldade em encontrar peças para a suspenção da frente, visto estas serem independentes, mas decerto encontras no representante da Aro.

Por 2000€ acho que vale a pena, tenho visto Portaros por esse preço, mas em muito mau estado.

Abraço

Pedro

Wardog

UMM
Registo
19 Out 2006
Sim, de facto têm razão... O preço é mm atractivo, por isso cheguei a questionar-me se não teria algum problema mecânico e me estavam a tentar enfiar o barrete... e como n percebo mto de mecânica :( Tb vi um, praticamente original por metade do preço e n sei se compensaria modificá-lo depois...
o q acham?

UMM - Orgulho Nacional

Wardog

UMM
Registo
19 Out 2006
Ahhh, um pormenor! Ele usava um compressor no motor para dar mais potência. O q dizem a isto? poderá ter danificado o motor de alguma forma?

UMM - Orgulho Nacional

Wardog

UMM
Registo
19 Out 2006
Já agora, eu vou lá ver a tal máquina. Alguém me pode dar umas dicas do q devo tentar ver? Há alguns sinais q eu devo procurar? Consigo ver se o motor tá cansado ou assim, através de indícios a olho desarmado?

UMM - Orgulho Nacional

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Sim wardog... é verdade, mas era conduzido por uma equipa francesa, como referiste... eu falava dos portugueses e esses n conseguiram levar o Portaro ao final.

Cumps UMMistas
Nuno

Wardog

UMM
Registo
19 Out 2006
E essa mesma equipa tinha ganho o rallye do Atlas (Paris-Agadyr)no ano anterior (acho) com o Portaro com q participaram no Dakar. Esse Portaro, assim como os dos portugueses q participaram no Dakar, foram preparados pela "Garagem Vitória", q desconheço onde se situa(va).

UMM - Orgulho Nacional

Wardog

UMM
Registo
19 Out 2006
Vá lá! Alguém me dá umas dicas para ver o estado do "animal"? o q devo procurar?

UMM - Orgulho Nacional

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Boas
Eu não percebo nada disso mas se quiseres posso te dar o contacto de uma pessoa que tem a mesma paixão por portaros que a maioria dos forunistas tem por UMM's

UMM abraço
Samuel Sousa

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Aqui deixo umas especificações de um modelo Portaro.

PORTARO FMAT 250 - (PORTUGAL)
Motor: diesel, 4 cil. em linha, diateira longitudinal.
Cilindrada: 2.496 cm3
Potência: 52 kW/71 hp a 4.000 rpm
Torque: 146 Nm a 2.500 rpm
Transmissão: tração traseira, dianteira opcional. Câmbio 5 marchas com reduzida.
Suspensão: dianteira independente, molas helicoidais, braços tranversais; traseiro rígido e feixe de molas.
Travões: dianteira e traseira tambor.
Pneus: 205 R 16; rodas 5,5 x 16
Carroceria: armação leve, estrutura de aço, 2 portas, 5 lugares.
Dimensões: (comp X larg X alt): 4.000 X 1.780 X 1.950 mm
Distância entre eixos: 2.350 mm.
Peso em ordem de marcha: 1.700 Kg
Vel. máx.: 140 Km/h

Cumps UMMistas
Nuno

Wardog

UMM
Registo
19 Out 2006
Obrigado Nunumm. Eu por acaso até consegui arranjar as brochuras originais do Portaro com caracteristicas, etc., aqui pela net. O q eu gostava de saber é mais generalista: como hei-de perceber, assim a olho nu, inspeccionando um veiculo (seja Portaro, UMM, etc) se ele tem algum problema mecânico? Pelo fumo, trabalhar do motor? Há alguma tecnica q costume ser usada?

UMM - Orgulho Nacional

Top Inferior