• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Porcas para jantes de aluminio

baleiras

UMMzito
Registo
3 Abr 2007
Boas...

Pessoal, será que alguem me sabe dizer quais sao as porcas ideais para estas jantes de aluminio?! E onde as posso comprar...

Não convem muito que sejam as porcas de ferro originais porque traria problemas... :dizzy_face:(aluminio vs. ferro)

PS- as jantes nos buracos fazem tipo funil...

Pedro Baleiras
Clube UMM - Sócio Nº147

Registo
8 Jun 2006
Amigo Pedro

Salvo outras opiniões, penso (e quem pensa, não sabe!:astonished:) que não terá qualquer problema em utilizar as porcas em ferro! O problema (galvânico) que se passa com a união de uma chapa de ferro com outra de aluminio, mais a ajuda da humidade, certamente que não o encontrará nesse sitio, ou será tão diminuto que é negligenciável. Basta para isso que, antes de apertar as porcas, ponha uma "sombra" de massa ou óleo (tanto na rosca, como nas faces de encosto), medida que deveria sempre ser utilizada.

A única alternativa que terá são porcas em bronze, mas essas terá que as mandar fazer a um torneiro, julgo que muito dificilmente as encontrará no mercado(?), além de terem menor duração que as de ferro (deformam-se facilmente).

UMM abraço

João

rUiMM

UMM
Registo
3 Jul 2007
Boa noite Pedro.
Concordo com o que lhe foi sugerido pelos amigos João e Mário.
Penso que o mais importante é mesmo ter a certeza que as roscas dos pernos e das porcas estão bem limpas e o cuidado que é necessário ao apertar as porcas.
O peso da jante mais o do pneu, faz com que ao colocar o conjunto encaixado nos pernos , estes não fiquem centrados com o buraco das jantes.
É por isso que um dos lados da porca é cónico e as "jantes nos buracos fazem tipo funil".
Deve haver por isso um cuidado especial quando se procede ao aperto das porcas, que deve ser feito gradual e sucessivamente em todas as porcas, de preferencia rodando as rodas para que vão "casando " as porcas com os buracos das jantes.
Tendo esse cuidado as porcas de ferro não farão nenhum mal ás jantes de aluminio.
Espero não ter baralhado.
cUMMprimentos

Rui A A Martins - Clube UMM - Sócio Nº161

Registo
8 Jun 2006
Amigo Mário.

Em realidade o temor que eventualmente se possa ter em lubrificar as roscas e as faces biseladas ou direitas da porca com uma "sombra" de massa é meramente psicológico, desde que as porcas sejam devidamente apertadas (entenda-se por bem apertadas, a uniformidade desse mesmo aperto, que deverá ser firme, mas nunca ao ponto de fazer gemer o perno ou a porca:dizzy_face:), nada de mal acontece.

A razão da existência desse biselado nas porcas e faces de encosto dos furos da jante, reside não só na facilidade de centragem da mesma, como, aumentando a superfície de contacto entre ambas, impossibilita/dificulta o seu desapertar e distribui de melhor maneira as tensões existentes.

Hoje em dia é difícil encontrar no mercado um tipo de massa ideal para esse fim (lubrificante utilizado, por exemplo, em linhas de montagem), que era massa antigripagem à base de cobre. Neste tipo de lubrificante (o seu substrato de cobre) ficava a residir (aderia) durante loooongo tempo nas superfícies onde era aplicado, evitando qualquer tipo de "gripanço", facilitando mesmo a boa recolocação de uma porca mal roscada inicialmente.

OH OH OH OH Merry XMAS, Merry XMAS

UMM abraço

João

baleiras

UMMzito
Registo
3 Abr 2007
Boas....

Então plo que percebi, posso utilizar as porcas que tenho de origem (aquelas compridas com a ponta exterior biselada)....
Obrigado plas dicas...;):D

Mas infelizmente vai ficar pa oto fim de semana, porque este ja tenho que fazer no bichumm.... tenho k trocar a bomba manual de ferrar o filtro de gasoile... (tava ferrada, troquei o filtro, ja ñ ferrou mais...:dizzy_face:)

E ja agora faltame 1 porca em cada roda...e tenho mais 1 porca difarente em cada 1...ou seja faltam-me 10 porcas...ninguem tem algumas que possa ceder ou vender a um preço de natal?!:D:p
Já fui a LandCar, não tem...até ja tive a infeliz ideia de mandar 1 mail pa Europeças, e tb ñ tem...

Pedro Baleiras
Clube UMM - Sócio Nº147

Top Inferior