• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Pneus - Muitas dúvidas

marcelumm

UMM
Registo
21 Jul 2009
Boas,

Estou a pensar trocar os pneus da minha máquina (Alter I 2.5 atmosférico) e tenho as seguintes preferências:

- não reconstruídos (como não tenho turbo, acho que devo notar uma diferença grande entre novos e reconstruídos);
- 50/50, uma vez que faço bastante estrada (e não quero ter um acidente com chuva) mas gosto de ir aos passeios com o pessoal e com pneus de estrada às vezes não é fácil...

Os pneus que tenho actualmente montados são uns Nortenha à frente e uns Kumho atrás, todos de estrada, na medida 235/75/15. Era o que vinha quando o comprei.

Agradeço sugestões de quem sabe mais que eu (o que não é difícil uma vez que não percebo nada disto).

As minhas preferências estão correctas?

Antes dos pneus ainda vou espertar as molas por ele estar todo torto e todo em baixo. No entanto, com este trabalho feito também posso pensar em pneus um pouco mais altos, uma vez que sendo novos (não reconstruídos) o peso não deve aumentar tanto e se calhar até fico com o mesmo peso que tenho agora com os reconstruídos.

Que medidas aconselham? Mantenho os 235/75/15? Meto uns 31/10.5/15? Troco as jantes por umas de 16" e assim já posso pensar em 235/85/16 ou em 7.50/16?

E marcas para isto?

Peço desculpa pelo testamento mas como podem ver as dúvidas são muitas :D

Obrigado pela ajuda.

UMM abraço,

Marcelo

0-100km/h em quanto tempo? Esperem. Deixem-me ir buscar o calendário...

Life is diving. The rest is just surface interval.

marcelumm

UMM
Registo
21 Jul 2009
Boas,

Obrigado Mário.

Os BF Goodrich MT não serão demasiado radicais para o que procuro? É verdade que o rasto é muito bonito e se forem bons em estrada, areia e lama são a solução perfeita.

O pior é o preço... Será que os MT anteriores serão uma boa opção? Esses sempre consigo encontrar usados (com pouco uso).

Em termos de custos? Valerá a pena optar por uns novos pelo facto de ter um atmosférico ou uns reconstruídos serão uma hipótese tão válida como estes?

Obrigado.

UMM abraço,

Marcelo

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
Boas!

Vou aqui mandar uns bitaites dos pneus que eu já utilizei, e que são aqui referidos:

Recip Trial, na medida 205R16: São espectaculares no que toca a aderência, tanto em estrada como fora dela. Tem uma borracha muito macia e não são barulhentos. O preço é simpático (+- 60€). Desvantagens: Peso e gastam-se muito depressa!

BF MT KM2 (novo piso), na medida 235/75R15: Fora de estrada são um bocado superiores aos Recip, principalmente qd andam com pressões mais baixas! Em estrada portam-se muito bem, são levezinhos, e como tal, parece que o jipe tem uma nova alma! O preço é a principal desvantagem (+- 120€) .

Relativamente a comprar os BF MT com o piso antigo, acho que não é a melhor solução, uma vez que a qualquer momento deixam de aparecer À venda, e no caso de haver um azar com um dos pneus, depois há dificuldade em arranjar um só, obrigando assim à compra de um par de outro modelo.

Espero q tenha ajudado!

Cumps

André Mota - Clube Trilhos do Dão
Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Eu comprava os Insa Turbo Dakar da mesma medida. São baratos, o piso é 80/20 sao relativamente leves e a borracha é aderente. É uma questão de alguem dizer como se comportam em estrada.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

marcelumm

UMM
Registo
21 Jul 2009
Boas,

Obrigado Mário. Parece que tenho mesmo é que fazer contas à vida.

André, tens uns BF MT KM2 montados? Como é que eles se portam na estrada? Chegaste a andar com eles à chuva?

E os Recip em estrada portam-se bem, mesmo à chuva? O peso dos Recip é muito superior?

Se for só o desgaste não me importo. Pelo preço de uns BF dá para comprar vários conjuntos de Recip.

Tozé, os Insa Turbo Dakar também me parecem uma boa opção. Só tenho ouvido dizer bem deles no mato. Só falta saber como se portam em estrada. Alguém tem alguns para que possa partilhar a sua experiência?

Obrigado a todos.

UMM abraço,

Marcelo

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
quote:Originally posted by marcelumm

André, tens uns BF MT KM2 montados? Como é que eles se portam na estrada? Chegaste a andar com eles à chuva?

E os Recip em estrada portam-se bem, mesmo à chuva? O peso dos Recip é muito superior?

Se for só o desgaste não me importo. Pelo preço de uns BF dá para comprar vários conjuntos de Recip.

Boas!

Sim, tenho uns KM2 montados. Já andei com eles à chuva, na neve, em seco, etc... portam-se muito bem, e ando sem medo. Da mesma forma, também andava sem medo com os Recip Trial. Eram uns pneus que me inspiravam confiança! O mesmo não posso dizer dos Fedima Extreme que também trouxe montados.... Relativamente ao desgaste, os Recip Trial, devido a serem macios, gastam-se um bocado depressa... mas agarram bem, e isso é o que interessa!
A única razão que me levou a mudar para os BF, para alem de querer experimentar se valia a pena a diferença de €€, foi mesmo a questão do peso e se isso iria trazer vantagens efectivas no comportamento do jipe... até ao presente momento, está a valer a pena e justifica-se o investimento!

fica aí uma imagem deles montados:

Cumps

Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Se o teu UMM tem caixa de 4 de ferro podes ir para uma medida superior,em jante 15 uns 31,em jante 16 uns 235/85r16.O melhor é sempre a segunda opção pois são mais estreitos, e como são mais altos o jipe em estrada fica mais agradavel ganhando um pouco em velocidade real,mas claro falando de pneus novos!

marcelumm

UMM
Registo
21 Jul 2009
Boas Filipe,

Tinha uma caixa de 4 de ferro mas como faço mais estrada que mato, troquei por uma de 5.

Provavelmente vou optar por uns 15" porque senão vou ter que trocar as jantes também e os euros não chegam para tudo. Assim sendo, a melhor opção deve ser manter-me nos 235/75/15 e não subir para uns 31. Estou certo? Ainda por cima se os euros não chegarem para uns novos e tiver que ir para uns reconstruídos.

UMM abraço,

Marcelo

Registo
23 Jan 2009
Boas,
Marcelo, eu no meu UMM nao faço velocidades superiores a 90 km/h, estou com pneus recauchutados e ate a data impecaveis e irei substituir agora e novamente vou por fedima, mistos.
Para os nossos meninos que andam lentinho, digo eu, que nao se justifica pneus sem ser recauchutados, eu, tal como tu faço maioritaria mente estrada vou colocar uns fedima fronteira rasto 50/50.
Pneus novos com estas medidas normalmente um jogo de 4 pneus nao se arranja por menos de 400 euros, apesar de nao se brincar em materia de pneus qe e muito importante que estes estejam em bom estado.
espero ter ajudado.

cUMMps
miguel Mogo
SJ-16-47

MSousa

Iniciado
Registo
1 Out 2007
Boas, aproveitando o topico eh eh tirava aqui uma duvida. O meu Alter tem motor atmosferico 2.5 com caixa de 5. Neste momento tenho montado pneus Camac Terra 235/75/15 em jantes de triangulos dos UMM, mas na ultima prova que participei fiquei na lama. Tambem tenho umas jantes de 16 do vitara e então as duvidas são: Qual será a melhor medida para as jantes 16 para ficar um pouco mais alto mas sem prejudicar a mecanica ou reforçar o motor? Será que é preciso mudar o off set da jantes? Digo isso porque anteriormente tinha lá as jantes dezasseis com a medida 205 e os pneus roçavam nas molas. E finalmente valerá a pena mudar?
Obrigado desde já e Abraço

marcelumm

UMM
Registo
21 Jul 2009
Boas,

Estive a fazer contas à vida e o orçamento não vai dar para chegar aos pneus novos. Para já vão ter que ser mesmo uns reconstruídos.

Assim sendo, só me restam duas dúvidas: medida e marca.

Em termos de medida mantenho-me nos 235/75 ou subo para uns 31? Prós e contras de cada um?

Em termos de marcas estou indeciso entre os Fedima F-Mud, os Insa Turbo Dakar e os Recip Trial. Alguém tem experiência com os F-Mud?

Obrigado pela ajuda.

UMM abraço,

Marcelo

JSousa

UMM
Registo
12 Mai 2008
Boas
eu tenho um alter II atmosférico com 4 Camac Terra 205R16, pneus leves, macios, boa aderência, mas pecam pela altura, já andei com pneus reconstruidos e o jipe não andava, arrastava-se, vou agora montar 4 Mastercraft Courser MT 235/85 R16, mas fico na mesma com os Camac, quando tiver passeios coloco os Mastercraft.
AbraçUMMs

JSousa

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
Boas!
Tenho vários amigos que trazem montados os f-mud, e até ao momento, estão todos eles bastante satisfeitos com eles... a borracha parece-me ser macia e aparentemente portam-se mto bem em qq tipo de terreno!
Eles no fundo são iguais aos BF MT (antigos) só que ligeiramente mais pesados.

Cumps

Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Eu montei à 15 dias uns FEDIMA F-MUD, e estou a gostar... a borracha é macia. Fora de estrada parecem bem catitas, e em estrada até aos 90 são muito catitas, fiquei com a sensação que a partir daí fica tudo um bocado desequilibrado... mas como raramente passo dos 90... não acho preocupante.

Abraço,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!

Top Inferior