• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Pneus CAMAC - debate

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Olá a todos.

Gostava de lançar um debate acerca e só dos pneus CAMAC, tanto os terra 4X4, como os SAT.

Ainda à pouco li opiniões não muito positivas. Eu já tive os SAT em 7.0R16 e actualmente tenho os Terra 4X4 em 31''10.5R15

Relativamente aos SAT, são pneus de borracha dura, mas não notei diferenças em relação ao uns de outra marca que tive. A sua performance, não foi má, sobretudo tendo em conta que (na minha opinião) não são os pneus ideais para o terreno onde vivo.

No que a mim diz respeito, estou bastante satisfeito com os Terra 4X4. Boa tracção em asfalto seco e terra, em molhado escorregam mais, evidentemente, mas não noto uma diferença em relação a outros que tive. Para o preço que custaram, pareceram-me os pneus com melhor compromisso qualidade/preço. Evidentemente que existem melhores, mas a 85 euros (acho que foi este o valor que paguei) não existe nada, só reconstruídos.

Como defeito, apenas lhe aponto um desequilibro excessivo, que obriga a ter alguns pesos na jante a mais do que seria desejado. Noto algumas vibrações na direcção a partir dos 110km/h, que atribuo aos pneus, mas sem certezas. A calibração foi feita à minha frente com os valores a 0 em ambos os lados.

Também algumas queixas que ouvi durante estes anos tinham outros fundamentos. UMM's travessados porque derrapavam de traseira. Nuns casos eram pneus com 20 anos (ou mais) noutros facilmente percebi que o problema advinha da balança de carga defeituosa que dava demasiada potência de travagem nas rodas traseiras, fazendo o UMM entra em pião.

Os meus pneus têm 4 anos, o desgaste anuncia que durarão uns 50.000 km. E realmente estou satisfeito com eles.

Mas gostaria de saber a vossa opinião.

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Aldeia,

sem dúvida um tópico interessante que abriste, um debate da velha guarda! Obrigado!

Há dias deixei a minha opinião cá no forum sobre esses pneus, mas agora fica registada na especialidade.

Embora já tenha vendido diversos modelos da camac na minha loja de pneus, só conduzi viaturas equipadas com o nosso conhecido "terra 4x4".

se não fosse a facilidade com que estes pneus descolam a baixa pressão, seguramente estes seriam os pneus que equiparia o meu UMM.

A camac tem preços pouco competitivos nos segmentos ligeiros, mas neste segmento do TT, o terra 4x4 (como disse e bem o @Aldeia ) apresenta uma excelente relação preço / qualidade.

duram que se fartam, em piso molhado (asfalto) temos que ter atenção redobrada, mas para uma condução em todo -o -terreno mais agressivo em que obriga a uma redução da pressão interior são limitados. é um risco conduzi-los com uma pressão interna abaixo de 1.2 bar, qualquer má leitura do terreno que obrigue a um choque com uma pedra é suficiente para os descolar.

aliado ás vantagens que referi, tem também acrescida a componente nostálgica com os UMM's, uma vez que era este modelo que equipava o Alter 2 em novo.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Boas a todos.
Já que é pedida a opinião de quem já teve ou tem pneus camac avanço com a minha uma vez que já usei pneus camac...
Em tempos e por curiosidade resolvi comprar uns camac terra na medida 31/10.5/15, foram uns verdadeiros guerreiros que passaram e tiveram de tudo...
Pneus leves, nos meus não tive problemas com os pesos à maluca na hora de calibrar as rodas.
Não os notei barulhentos, mas isso com o ruido dos nosso jipes quase não é problema!
Boa aderência fora de estrada muito embora apenas os usei na minha zona onde o terreno é maioritariamente de areia, também fiz outros traçados e gostei bastante, cheguei a ficar plantado na lama, acho que foi erro meu por excesso de confiança, no alcatrão seco são super seguros, o mesmo já não se pode dizer em piso molhado, ainda assim bons e bem equilibrados...
Com estrada molhada não há milagres!
Foram pneus que me duraram muitos anos e que apesar de terem levado muita porrada nunca tive um furo nem nenhum corte...
Por fim falo do desgaste que notei ser lento, talvez por serem uns 31 que na prática se traduz em maior quantidade de borracha em contacto com a estrada.
Apenas tenho uma opinião menos favorável que se prende com a estética, hoje não sei como são os camac, mas os do meu tempo perdiam por lhes faltar o rebordo de borracha encostado à jante!
Por mim são bons pneus e a considerar numa próxima compra...

São Pedro

UMMzito
Registo
25 Dez 2019
Tenho 4 terra 4x4 no meu, e gosto do desempenho deles tanto Barro como em areia.
Mas á uns dias atrás estive a falar com um dono de uma loja de pneus e ele disse que os novos pneus Camac terra 4x4 do meio uso para baixo começa a aparecer furos do nada, algum defeito que trazem, já alguns clientes tiveram de trocar pneus com cerca de 40%.
Mas uma coisa é certa, são bons.

MIRANDA

UMM
Registo
19 Abr 2010
Bom dia!

Meus primeiros pneus que ainda tenho num UMM, têm 10 anos...

Sobre a opinião geral, gosto muito na areia, na lama, ja comprometem um pouco.

Obrigado

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Então será que mais ninguém tem alguma coisa a comentar, acerca dos Pneus em questão....,será que só 4 users do forumm têm algo a dizer acerca do assunto...!!!
Pois é...!!!:(:alien:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Então será que mais ninguém tem alguma coisa a comentar, acerca dos Pneus em questão....,será que só 4 users do forumm têm algo a dizer acerca do assunto...!!!
Pois é...!!!:(:alien:

Se calhar já não se lembram, ou nunca usaram.....:rolleyes:

Eu nunca usei, por isso não tenho opinião efectiva. Atendendo a que foram escolhidos como configuração de origem, e ao preço (que consegue rivalizar com reconstruidos!) parece-me que deverão merecer uma oportunidade ..., na escolha.......
Mas, com configurações de suspensão, travagem e outras, tão alteradas e diferentes das originais, que marcam tantos carros que por aì andam, se calhar a tentação de experimentar pneus diferentes tambem acaba por prevalecer.....!

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Se calhar já não se lembram, ou nunca usaram.....:rolleyes:

Eu nunca usei, por isso não tenho opinião efectiva. Atendendo a que foram escolhidos como configuração de origem, e ao preço (que consegue rivalizar com reconstruidos!) parece-me que deverão merecer uma oportunidade ..., na escolha.......
Mas, com configurações de suspensão, travagem e outras, tão alteradas e diferentes das originais, que marcam tantos carros que por aì andam, se calhar a tentação de experimentar pneus diferentes tambem acaba por prevalecer.....!
Paulo, voltamos à "vaca fria" ou seja participar "zero", quanto ao "socorro, ajudem me..." aí sim estamos na boa...!!!😞:alien:

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Pelo preço acho que são bem bons, pelo menos não são reconstruídos.

o único problema para mim, são as paredes serem “frageis” comparando com uns BF Goodrich por exemplo.

depende do uso de cada um e de quanto for o orçamento.

Um exemplo com 235 75r15:
Camac Terra 4x4 (preço da CAMAC a 2 semanas atrás) 85*4 = 340€ vs BF Goodrich AT 128*4 = 512€, são 172€ de diferença, não há milagres.

Os 31 10.5 r15 ano passado da Camac custavam 100,29€

pcosta

UMM
Registo
4 Jun 2014
Eu, usei esses Camac terra há uns 30 anos num santaninha que tinha na época. Quando o comprei já estavam a meio uso, passo uns 2 anos e depois de várias quilómetros e algumas viagens, vendio com os mesmos pneus ainda em bom estado.
Resumindo, para mim foram uns excelente pneus, tanto em seco, molhado ou terra e Seguravam-se bastante bem, nunca furei, mas o santaninha 1000 não passava muito dos 110.
Hoje uso BF at e estou bastante contente com eles e também não se nota muito o desgaste.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Eu, usei esses Camac terra há uns 30 anos num santaninha que tinha na época. Quando o comprei já estavam a meio uso, passo uns 2 anos e depois de várias quilómetros e algumas viagens, vendio com os mesmos pneus ainda em bom estado.
Resumindo, para mim foram uns excelente pneus, tanto em seco, molhado ou terra e Seguravam-se bastante bem, nunca furei, mas o santaninha 1000 não passava muito dos 110.
Hoje uso BF at e estou bastante contente com eles e também não se nota muito o desgaste.
Costa e vendeste o "santaninha" deves estar mais que arrependido, confessa lá...!!! :( :alien:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Paulo, voltamos à "vaca fria" ou seja participar "zero", quanto ao "socorro, ajudem me..." aí sim estamos na boa...!!!😞:alien:

Percebo bem o que dizes...., mas tambem sempre percebi, que a forma como o forUMM está pensado, e a funcionar , não dá para fazer muitas "mexidas" !
E se calhar....................., ainda bem! , pois, contra ventos e marés, vai "navegando".....

O forUMM, é hoje muito valioso, porque é aquela prateleira/gaveta da oficina-garagem, onde estão os manuais e as revistas antigas, em que só se mexe quando é preciso......ou não há nada mais interessante para fazer!

Depois, de acordo com a personalidade de cada um, há sempre aquela tentação de fazer "caixinha", por timidez, receio de exposição, não percepção do interesse de outros, ou pior, por simples egoismo e avareza ..................

Última edição:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Percebo bem o que dizes...., mas tambem sempre percebi, que a forma como o forUMM está pensado, e a funcionar , não dá para fazer muitas "mexidas" !
E se calhar....................., ainda bem! , pois, contra ventos e marés, vai "navegando".....

O forUMM, é hoje muito valioso, porque é aquela prateleira/gaveta da oficina-garagem, onde estão os manuais e as revistas antigas, que só se mexe quando é preciso......ou não há nada mais interessante para fazer!

Depois, de acordo com a personalidade de cada um, há sempre aquela tentação de fazer "caixinha", por timidez, vergonha de exposição, não percepção do interesse de outros, ou pior, por simples egoismo e avareza ..................
Paulo, uma coisa é certa, se não "Houver Participação" o pessoal dos "aflitos" vai começar a "chuchar no dedo", e depois como é..., a teta vai começar a deixar de dar leite...!!!🍼🍼:alien:

pcosta

UMM
Registo
4 Jun 2014
Costa e vendeste o "santaninha" deves estar mais que arrependido, confessa lá...!!! :( :alien:
Nada, aquilo gastava para lá dos 14 a gasolina e com 19 anos não ganhava para o que aquilo bebia.
Na época eu queria o UMM mas o que veio foi esse é tive que me contentar.
Gostei dele pois tal como o UMM era muito versátil mas o meu sonho foi sempre ter um UMM de capota de lona.
Vai-se lá perceber

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Usei camac terra e camac sat....nao posso opinar....na altura nem a tecnica nem.os.conhecimentos ajudavam para.ter uma opinião....dos melhorez pneus que usei e tive sao reconstruídos..e a minha opiniao certamente nao vai na direccao de.outras.opinioes

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Nada, aquilo gastava para lá dos 14 a gasolina e com 19 anos não ganhava para o que aquilo bebia.
Na época eu queria o UMM mas o que veio foi esse é tive que me contentar.
Gostei dele pois tal como o UMM era muito versátil mas o meu sonho foi sempre ter um UMM de capota de lona.
Vai-se lá perceber
Eu sempre quis ter um Suzulki Santana ou Samurai e esteve mesmo, mesmo....mas comprei um Grand Vitara 1.6,16v que se lixe, gasta gasosa, mas é outra coisa...!!!

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Usei camac terra e camac sat....nao posso opinar....na altura nem a tecnica nem.os.conhecimentos ajudavam para.ter uma opinião....dos melhorez pneus que usei e tive sao reconstruídos..e a minha opiniao certamente nao vai na direccao de.outras.opinioes

É para isso que serve o debate, este tópico não foi criado para gabar os CAMAC, mas sim para ter uma percepção da opinião de cada um. Todas as opiniões são válidas, sejam positivas ou não.
Eu sempre quis ter um Suzulki Santana ou Samurai e esteve mesmo, mesmo....mas comprei um Grand Vitara 1.6,16v que se lixe, gasta gasosa, mas é outra coisa...!!!

É um cepo com rodas, glutão e que se mexe bem no monte, fruto do seu baixo peso, mas tende a queimar embraiagens por ser a gasolina.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Eu não participei porque nunca tive camac, mas já que insistem...

Acredito que sejam melhores do que pneus chineses ou recauchutados, mas dentro dos pneus novos só optava por eles se o preço fosse um factor bastante importante. Mesmo assim, preferia uns bf usados a uns camac novos.

Parece um pneu bastante desatualizado, para "trabalho" ou monte, podem servir, mas para passear a familia, para mim não servem. Só o facto de dizerem que duram 10 anos ou mais, para mim é factor de exclusão.

Nos últimos 30 anos os pneus evoluíram muito. Eu tenho bf allterrain 2, se encontrasse uns allterrain 1 à venda novos a bom preço, não comprava.

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Parece um pneu bastante desatualizado, para "trabalho" ou monte, podem servir, mas para passear a familia, para mim não servem. Só o facto de dizerem que duram 10 anos ou mais, para mim é factor de exclusão.

Nos últimos 30 anos os pneus evoluíram muito. Eu tenho bf allterrain 2, se encontrasse uns allterrain 1 à venda novos a bom preço, não comprava.

Pedro,
tocaste num ponto que parece importante:

Quando te referes a estarem desactualizados, não te estás a referir a pneus novos guardados em condições, há muitos anos, pois não?
É porque nesse caso, é natural, que já não consigas manter as mesmas caracteristicas originais, atendendo à degradação natural dos compostos!

Agora, se tiveres um fabrico actual, com a mesma composição e configuração, para aplicar num carro, onde já aprovaram e foram testados, não vejo a desactualização.......

Ou, vamos cair no que escrevi atrás: Aplicar CAMAC original, em UMM's alterados, pode já não fazer sentido! Mas isso é problema do carro, ou dos pneus?

Há muito exemplos de carros clássicos, que pura e simplesmente, se degradam com pneus "modernos" !

Se estás a falar de pneus novos, com caracteristicas próprias para clássicos, numa lógica tipo "Pirelli Collezione ", não tenho dúvidas que tens razão, mas o investimento é muito alto.......

Por último, uma pequena provocação;) : Se a UMM, voltasse à montagem de carros, com os componentes exactamente iguais como há 25 anos, não te interessava teres um desses?

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Eu não participei porque nunca tive camac, mas já que insistem...

Acredito que sejam melhores do que pneus chineses ou recauchutados, mas dentro dos pneus novos só optava por eles se o preço fosse um factor bastante importante. Mesmo assim, preferia uns bf usados a uns camac novos.

Pedro, claro que não me estava a referir a ti, nunca usaste nem vais usar pneus Camac, agora "aqui no forum" existe carradas de gente que usou e ainda os usa, e como sempre é mais fácil ver os outros a comentar e a fazer, nunca colocaram nenhum trabalho que fizeram, só sabem cá vir quando têm o "cú" apertado, por mim essa mama acabou, quando alguém cá vem "pedir socorro" vejo o historial dele e só depois decido se devo ajudar ou não, de mamões de ocasião para mim acabou...!!!

Top Inferior