• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Pneu cooper para atmosférico, 225/75R16 vs 30x9,5 R15

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Caros Ummistas, venho por este meio pedir a vossa ajuda sobre a escolha dos pneus para a minha Ummáquina.

Não que a decisão esteja a ser difícil... não....

IMG_20211221_022831.jpg

Simplesmente porque vocês percebem muito mais de isto que eu... ;)

O tipo de pneu já está escolhido, serão os cooper st/max... e a jantes ainda não estão compradas, logo tanto posso ir para o 15 como para o 16.

A minha opção de eleição seriam os 235/85R16, no entanto após múltiplas pesquisas cheguei à conclusão que seria muito para o atmosférico, mesmo com a bomba bosch de 10 e injectores (e depois de um investimento destes não notar diferença seria frustrante).

Decidi então virar-me para medidas mais modestas como o 225/75R16 ou 30x9,5R15.

A minha preferência vai sem duvida para as 30x9.5. Um jeitinho mais alto mas sem folias, jante mais pequena com mais goma visível e pneu mais largo (o top visualmente). No entanto a largura anda nos 240mm. Sei que 235 não há problema, agora a minha duvida é se esses 5mm a mais terão um grande impacto no comportamento.

Será 240mm um excesso para um atmosférico (BI Bosch 10mm)? ou terá um grande impacto no comportamento do mesmo?

Obrigado :)

As características das duas medidas, se alguém tiver curiosidade:

comp_pneus.jpg

ruiumm87

UMMzito
Registo
17 Jun 2014
A medida 30x9.5R15 equivale aos 235/75R15 medida de origem. Já tive esses pneus(reconstruídos) e vinham as 2 medidas gravadas pelo que o Umm vai ter o seu 'melhor' desempenho. A medida 225/75R16 não conheço, mas parece ser equivalente e sem grandes esforços para o umm. Por ser uma medida menos comum de se ver, eu iria para os 30x9.5R15

• Like
Reações: bjc

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Há a velha forma de ver as coisas - mais TT, melhor a jante de 15 (tem mais perfil lateral, logo protege mais contra rochas e permite menos pressão).
A jante de 16 é melhor para conversões a discos traseiros (não sei se o teu já tem?), terá porventura maior estabilidade (quanto mais parede de pneu, mais pode haver oscilações), parece haver mais modelos/medidas.

Quanto maior a circunferência, mais distância por cada rotação do pneu (mais poupança de combustível) - mas exige mais de potência do motor.

Quanto mais rasto (largura), mais aderência, logo, mais arrasto - mais consumo e mais esforço.

Não consegui encontrar um comparador entre medidas métricas e polegadas, mas se o 30x9.5R15 equivale aos 235/75 R15, então essa medida é mais baixa que a de r16 em 1,4%, 4,5% mais larga, e dá mais 6 voltas por km que a medida 225/75 R16.

Por mim, eu escolheria a 225/75 R16.

Mas depende tbm muito do que consegues de jantes.
Eu, pessoalmente, acho uma jante maior mais bonita.

• Like

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
225/75R16 também claro... tens o @GPatuleia a usar 235 85r16 no atmosferico dele sem problemas... olha que eu vi-o a mexer-se na areia em Santarém e mexeu-se bem.

O único problema dos 225 75r16 é a oferta.... não te esqueças disso que é muito importante.

30x9.5R16 esquece, os 9mm de que ganhas em altura não te compensa nos 16mm que perdes em largura (perder? claro, arrastar e rolamentos lol)

• Like

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Obrigado pelas opiniões (y)

A medida 30x9.5R15 equivale aos 235/75R15 medida de origem. Já tive esses pneus(reconstruídos) e vinham as 2 medidas gravadas pelo que o Umm vai ter o seu 'melhor' desempenho. A medida 225/75R16 não conheço, mas parece ser equivalente e sem grandes esforços para o umm. Por ser uma medida menos comum de se ver, eu iria para os 30x9.5R15

É uma medida próxima mas não exactamente a mesma, os 30x9.5 tem mais 28mm de altura e mais 6mm de largura. Daí a minha duvida.

Não consegui encontrar um comparador entre medidas métricas e polegadas, mas se o 30x9.5R15 equivale aos 235/75 R15, então essa medida é mais baixa que a de r16 em 1,4%, 4,5% mais larga, e dá mais 6 voltas por km que a medida 225/75 R16.

A de 30x9.5 é maior à 235/75r15

comp_pneus2.jpg

E também é superior à de 225/75r16:

comp_pneus.jpg

225/75R16 também claro... tens o @GPatuleia a usar 235 85r16 no atmosferico dele sem problemas... olha que eu vi-o a mexer-se na areia em Santarém e mexeu-se bem.

Sim eu tinha visto o tópico dele e o feedback em relação a essa medida. Mas também encontrei feedbacks de pessoal que teve os 235/85 e que ao voltar a medidas "de fábrica" notaram uma diferença enorme no comportamento. O que é normal, a diferença de altura é muita, logicamente em subidas e no arranque exige muito mais esforço.

O único problema dos 225 75r16 é a oferta.... não te esqueças disso que é muito importante.

Cooper tires :) Neste caso foi a oferta que condicionou as medidas :D

30x9.5R16 esquece, os 9mm de que ganhas em altura não te compensa nos 16mm que perdes em largura (perder? claro, arrastar e rolamentos lol)

O 30x9.5R15 pareceu-me um bom compromisso entre a 235/85R16 (a minha primeira opção) e o 225/75R16 (opção razoável).

Visto de outra forma:

Se comparar os 30x9.5R15 com os 235/85R16, terei um carro mais reactivo pois a altura não é tanta. No entanto tenho mais 6mm de largura, neste caso terá esta diferença um grande impacto.
comp_pneus3.jpg

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Deixem se de mariquices o 205.16 em Atmosféricos é o que vem de fábrica e serve senão tinham logo colocado outros...!!!
Mas quem gosta de gastar € e tem com fartura, tudo bem, as marcas de pneus gostam é de "artistas" assim...!!! :cool: :alien:

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Deixem se de mariquices o 205.16 em Atmosféricos é o que vem de fábrica e serve senão tinham logo colocado outros...!!!
Mas quem gosta de gastar € e tem com fartura, tudo bem, as marcas de pneus gostam é de "artistas" assim...!!! :cool: :alien:

Eduardo, sem dúvida que serve...
Mas também hoje haverá tecnologias e ofertas que na altura não havia em tanta abundância, assim como a obrigação de usar X% de material made in Portugal...

Não sei se será melhor ou pior - mas duvido que os engenheiros da UMM tenham feito testes exaustivos ao mercado à procura do melhor pneu?

• Like
Registo
17 Mar 2017
opá desta vez Eduardo não concordo nada contigo.

A medida 205R16 só é boa para quem usa o UMM pra ir ás couves e mal...

Por acaso neste momento tenho o meu calçado com essa medida porque estou a restaurar as jantes dele, e montei umas 205R16 para desenrascar... e que valente trampa!

• Like

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
(...)
tenham feito testes exaustivos ao mercado à procura do melhor pneu.

Aqui nesta afirmação nunca houve necessidade (excluindo os carros de competição que era uma secção a parte), se a Camac era Portuguesa já se enquadrava dentro daquilo que o Manuel Ricardo Espírito Santo sempre quis, um carro português em que as peças eram uma incorporação de Norte a Sul e Sul a Norte de Portugal, foi sempre esse o protejo do UMM 4x4. Quem diz que o UMM 4x4 morreu derivado a falta de ajudas dos estado e blablabla engane-se, simplesmente a pessoa que "desenhou/sonhou" com essa incorporação foi para outro mundo e o UMM 4x4 deixou de ser um dos interesses dos herdeiros... tinhamos mais de 80 fornecedores portugueses.... metalúrgica casal, a fábrica das maquinas de costura oliva (as dobradiças das portas eram feitas lá)... e mais não digo porque chega constantemente ir ao FB ver pessoas a falarem do que não sabem sobre o que ditou o fim do eterno UMM 4x4 :(

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Em resposta ao Marco:

A medida 205R16 só é boa para quem usa o UMM pra ir ás couves e mal...

Ok tudo bem, mas o carro também fica mais alto e existem pneus bons nessa medida e não esforça tanto o carro...!!!

Por acaso neste momento tenho o meu calçado com essa medida porque estou a restaurar as jantes dele, e montei umas 205R16 para desenrascar... e que valente trampa!

Se calhar os teus são de marca "roscofe", por isso não prestam, ou estarei enganado...!!!

Marco, cada um faz o que quer com os seus carros, eu tenho jantes 15 com pneus 235 que usava quando fazia mais alcatrão quando o carro era do dia a dia em 1994 e fazia Entroncamento, Sintra todos os fins de semana.
Hoje como é só para a paródia uso 205.16, mas Atenção estou a falar no Atmosférico não no Turbo, poi no Turbo a coisa é outra loiça...!!! ;) :alien:

MIRANDA

UMM
Registo
19 Abr 2010
Boas!

Ja andei em atmosfericos com 235/85/16 e nao se mexem mal.

Eu prefiro sempre jante 16.

Abraço, e COOPER é bom!

• Like

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Obrigado pelas opiniões 👍

Descartei os 235/85r16. Acredito que não se mexa mal, mas com uma medida mais modesta deve-se mexer muito melhor...

Infelizmente ainda não me consegui decidir. Acho que vou orçamentar os dois conjuntos a ver se a diferença é grande, senão ainda vou acabar a atirar uma moeda ao ar 😆

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
O Sr Eduardo disse que de origem eles vêm com os 205.

Eu tenho o guia que veio com o meu Umm, com as características técnicas e afins, onde constam as medidas 205x16, 215x16 e os 235/75x15.

Os atmosfericos também vinham com 235, ou esta medida era destinada aos turbo?

Como os 235 vinham la indicados eu sempre assumi que era uma medida correcta para o atmosferico.

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Pelo que sei, o meu atmosférico tem essas medidas no livrete de origem.

Há quem diga aqui no fórum que o 235/75/15 seja uma das melhores medidas para o atmosférico.

• Like

Ferreira89

UMMzito
Registo
20 Jan 2022

Meus Caros, Desculpem o "offtopic" ao assunto.
Tenho no meu turbo Cooper S/T MAXX 30x9.5R15 e não encontro qualquer referencia aos 235/75R15 gravados nestes.
Ao pedir averbamento dos 30x9.5R15 à UMM recebi a resposta negativa.
Sendo possivel apenas as abaixo:
235 75 R15
265 75 R15
31x 10,5 R15
32x 11,5 R15
33x 10,5 R15
33x 12,5 R15

Sendos os 30x9.5R15 equivalentes aos 235/75R15(que estão no DUA), terei problema no controlo tecnico da IPO ou com as autoridades?

Obrigado pela ajuda,

ruiumm87

UMMzito
Registo
17 Jun 2014
Eu tinha ambas as medidas gravadas em pneus reconstruidos da fedima. Não sei se era por serem reconstruidos, mas estavam na parede lateral.

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Eu tinha ambas as medidas gravadas em pneus reconstruidos da fedima. Não sei se era por serem reconstruidos, mas estavam na parede lateral.
Correto, vendi uns Fedima Fontreira que eram 235 75 r15 e tinham la marcado 30x9.5r15 também :)

Registo
17 Mar 2017
Na pratica são a mesma coisa, legalmente não são.
se apanhares um inspector/autoridade informado e com vontade de colaborar não tens problemas... se quiserem marrar, podem, porque apesar de todos sabermos que são medidas compativeis, não estando escritas no pneu, não são legais.

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Antigamente havia a regra dos 5%, mas isso acabou.
Ou está, ou não está.

Top Inferior