• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Pistolas de pintura

Crusader

UMMzito
Registo
17 Abr 2007
Mensagens
71
Localização
Portugal
Boas,

Estou a tratar da pintura do Umm que estou a restaurar e como as dúvidas são mais que muitas coloco aqui estas perguntas.

Quais as pressões recomendadas e diâmetros dos "bicos" das pistolas a utilizar para:

- Aparelho 2 componentes
- Gravitex (anti-gravilha)
- Tinta

Se a pressão para o gravitex for de 6,5 Bar, um compressor que vá até 8 Bar serve? Assim sendo a pistola também terá que aguentar a respectiva pressão certo?

Vi um compressor com as seguintes caracteristicas:
Capacidade 24 L. Capacidade de aspiração 210 L/min. 8 bar pressão.

Serve para pintar/aplicar os materiais acima descritos?

desde já agradeço a vossa atenção.

 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Na escolha das pistolas não te posso ajudar muito,apenas dizer que a pistola anti-gravilha costuma ser uma especifica para o efeito.
No caso do compressor não te aconselho um compressor só de 24 l,porque não te vai dar "vazão"para pintar um carro,e ele só deve ter pressão indicada quando está cheio,como um compressor de 24l a pintar está sempre a trabalhar nunca vais ter essa pressão constante.


Filipe Pinheiro
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Sim é verdade se fores optar por um compressor opta por um de 50L no minimo acima de 50L já começam a ser proibitivos pelo menos para mim, o de 50L é porreirinho comprei um no carrefour não chegou a 100 € e ainda trazia um macaco hidraulico de 2 ton + o kit de pintura , mas penso tb que o antigravilha pode ser dado com o rolo e fica com bom aspecto quanto ao aparelho e a tinta não podes pôr tanta pressão mas isso nada melhor que te informares junto a um pintor.
 

Crusader

UMMzito
Registo
17 Abr 2007
Mensagens
71
Localização
Portugal
Desde já obrigado pelas respostas, fico com uma duvida,
Sendo o depósito de 25L, os 250L por minuto de aspiração (que julgo serem injectados para dentro do depósito) não são suficientes para manter uma pressão de 2 a 4 Bar constantes na pistola durante o tempo suficiente para ir pintando peça a peça (painel a painel) ?



 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Se fores fazer as contas aos 250l de aspiração por minuto,querias dizer que ele enchia o deposito 25l em 6 segundos?,esses compressores normalmente demoram mais é 6 minutos a encher:D:D.Eu não aconselho ninguem a pintar(um carro) com um compresssor com menos de 75l e mesmo assim...mas claro se for uma coisa para desenrascar e pintar painel a painel com alguma calma e sem buscar a perfeição,pode fazer com um compressor de baixa capacidade,mas nunca menos de 50l.Se procurares bem vais ver que arranjas um compressor de 50l por o preço de um de 24l


Filipe Pinheiro
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Bem se quizeres ficar com o UMM malhado como uma vaca podes pintar painel a painel, agora se quizeres uma PINTURA, primeiro arranja uma estufa e depois o resto do material e mesmo assim ainda ficas com uma vaca, porque para preparar um UMM para pintar e depois pintar-lo tem muito que se lhe diga, alias alguns anos de experiencia no ramo são uma ajuda...
Quanto ao anti gravilha um compressor de 25 L chega, se regulares a pistola para 3 bares e esta tem que ser especifica e nao as que vem com os compressores de hipermercado.

life is a bitch... ride it hard
 

Crusader

UMMzito
Registo
17 Abr 2007
Mensagens
71
Localização
Portugal
Obrigado pelas ajudas!

estou mais preoucupado com o facto de a chapa ficar bem protegida que propriamente a beleza da pintura, é que bonito bonito já ele é ;)
 

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Mensagens
355
Localização
Portugal
Estufa? Já pintei um furgão ao ar livre e debaixo de um pessegueiro a largar folhas.
Com o endurecedor indicado para secagem ao ar livre podes pintar à vontade. No meu caso utilizo tintas acrilicas com brilho directo apenas mistura-se o endurecedor na percentagem indicada e um pouco de diluente. 4Kg de pressão são suficientes para a pistola.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team
 

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Mensagens
532
Localização
Portugal
O meu tb foi pintado ao ar livre com tinta acrílica (segundo o método do António) e não esta perfeito mas escapa bem isso se for num dia de calor é um espetaculo secagem rápido e tudo.


AbraçUMM, André Pires

 

Crusader

UMMzito
Registo
17 Abr 2007
Mensagens
71
Localização
Portugal
Pois, o meu não vai ter brilho, vai ser com tinta acrilica, para já, comecei a dar Aparelho e não correu mal, mas tenho que ver se arranjo uma rede das obras para prevenir salpicar os carros dos vizinhos que se encontram a uns 10 metros.
 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
981
Localização
Portugal
Ola
Não te preocupes eu tenho andado a pensar fazer o mesmo faltou-me ainda foi a coragem..

UMM abraço
Samuel Sousa
 

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Mensagens
1.909
Localização
Portugal
Boas pessoal
Não se preocupem em pintar ao ar livre pois o meu também foi pintado ao ar livre e ficou porreiro.
cUMMprimentos



UMM
made in Portugal
 

Crusader

UMMzito
Registo
17 Abr 2007
Mensagens
71
Localização
Portugal
Seja como for,

comprei uma rede daquelas que se usa nas obras para montar à volta não vá acontecer alguma e evitar que as particulas se espalhem pela vizinhança. Depois mostro como ficou.
 
Top Inferior