• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Piscas preguiçosos

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Os meus piscas (aliás os do UMM:D) andam com preguiça. Ás vezes trabalham normal, outras vezes são lentos e outras não trabalham.

Já troquei o botão dos 4 piscas e nada.

A bateria é nova e o alternador carrega bem. Estou inclinado para uma deficiência do comutador de luzes/piscas mas não tenho a certeza de também poderá ser algum relé, ou simplesmente um mau contacto.

Alguma dica por aí?

UMM abraçUMM

j.aldeia

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Talvez mau contacto no comutador.
Desmonta o comutador, limpa-o e despois uma banhoca de WD40.
O meu botao dos 4 piscas ficou a trabalhar assim, com uma banhoca valente desse produto milagroso !!!!

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Aldeia,

Isso parece-me mais o "automático" (relé) dos piscas a pedir mudança... 5 euros e fica bom...

Abraço,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Quase de certeza que é o relé, mas ainda assim podes dar uma limpeza ao comutador mas evita abri-lo a não ser que gostes de legos. O comutador tem algumas aberturas onde poderás colocar spray de contactos.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Obrigado, mas agora vem a pergunta do milhão de €! Qual é esse relé?

(nunca dominei a parte electrica)

UMM abraçUMM

j.aldeia

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
O relé dos piscas é uma caixa negra que fica dentro do UMM mesmo por cima do pedal de acelerador.

Experimenta ligar os piscas e se estiverem a funcionar, segue o som que o relé faz sempre que liga e desliga os piscas!

Abraço.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Parece que o João Aldeia foi confirmar a minha dica para ver se realmente sou merecedor do tal milhão de euros!!

Aldeia a dica que te dei é para o teu vermelho, neste caso para UMMs até fim de 92, os UMM que surgem depois dessa data já poderão ter o relé dos piscas noutro sitio!

Digo isto porque as cablagens dos UMMs pós final de 92 já trazem duas caixas de fusíveis e poderá ter havido deslocação do relé dos piscas, à semelhança do que aconteceu com a caixa de aquecimento das velas incandescentes que foi mudada para dentro do jipe!

Abraço.;)

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Posso afiançar que o relé continua pendurado no mesmo sitio e está agarrado ao relé do intermitente das escovas. Mas a técnica para o descobrir é como disse o Mário, com o pisca ligado é ir à procura do relé pelo som que ele emite.

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas Aldeia
após a verificação do relé, se este estiver em bom estado de funcionamento, verifica se existe sujidade nos contactos das lampadas.
Eu no teu caso tentaria descubrir a avaria começando pela parte mais fácil até chegar á mais chata:
1º iria ver os contactos nas lâmpadas dos piscas e efectuava uma limpeza.
Se o problema se mantiver :
2º iria ver o estado do relé ou até mesmo a sua imediata substituição.
se o problema se mantiver:
3º iria ver o manipulo dos piscas e efectuar uma limpeza aprofundada.
Se o problema se mantiver:
4º iria percorrer a instalação á procura mazelas nos fios, começando pelas zonas onde este não tenha cablagem e exista o contacto com carroçaria, bem como as fichas de ligação e a ficha que liga ao comando (interruptor) dos 4 sinais luminosos em funcionamento simultâneo.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

O relé no jipe de 92 fica do lado esquerdo do volante aparafusado à carroceria, penso so ser preciso baixar.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Poderá ser os fuzíveis a dar o berro? Um dos meus piscas não piscava porque um deles estava meio estragado.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

maoscovy

UMM
Registo
17 Fev 2010
Olá.

Eu estou exactamente com o mesmo problema e tenho a certeza que é do relé, até porque depois disto já mudei os piscas da frente com lampadas novas e os outros parecem-me estar óptimos.

Como o meu é de 93, infelizmente tem o relé a esquerda do volante e não consigo tira-lo de lá por baixo sem tirar o tablier. Uff, ando com uma fartura de tirar e por aquele tablier :disappointed_relieved:

A única vantagem que vejo em terem colocado tantas coisas escondidas e ser obrigatorio retirar o tablier é que ele não chega a acumular pó.

1 AbraçUMM

Cummprimentos.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Por norma os relés estam escondidos e de dificil acesso,mas são sempre possíveis de tirar sem retirar o tablier, só se houver ja mechidelas por algum curioso que o mudou de posição.
Quando quero ter acesso a algo que se encontra debaixo do tablier agarro numa gambiarra e viro-me de barriga para cima com as costas em cima dos pedais e consigo ter acesso a tudo até hoje tanto no meu como nos outros que assisti.
Boa viragem de costas

Top Inferior