• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Pin do Cartão de Crédito

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.802
Localização
Júpiter
SENHA DO CARTÃO DE CRÉDITO INVERTIDA

Se fôr alguma vez, forçado por um ladrão a retirar dinheiro da caixa
de multibanco, pode avisar a polícia imediatamente, digitando a sua
senha ao contrário.
Por exemplo, se a sua senha fôr 1234, então digite 4321.
A máquina reconhece que a sua senha está invertida, de acordo com o
cartão que acabou de inserir.
A máquina, de qualquer maneira, dar-lhe-á o dinheiro mas, para
desconhecimento do ladrão, a polícia será imediatamente
accionada/enviada para o/a ajudar.
Esta informação esteve recentemente no ar na TV (a par com outras
inovações tecnológicas recentemente instituídas pelo sistema bancário
português) e declara que isso é raramente usado, porque as pessoas não
sabem da existência deste mecanismo de defesa.
Por favor, passem isso a todos os vossos contactos.
É uma informação extremamente útil e necessária.

Paulo Alexandre
Divisão de Informática
Gabinete de Política Legislativa e Planeamento
Ministério da Justiça
Avenida Óscar Monteiro Torres, n.º39
1000-216 Lisboa
Tel.: (351) 21 7924000
Fax.: (351) 21 7924080









 

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Mensagens
1.242
Localização
Portugal
Pesquisas!
A internet, como já foi dito várias vezes aqui, é uma excelente ferramenta da informação! Em poucos minutos podemos ficar por dentro de tudo que está rolando no mundo inteiro com apenas alguns cliques.
Talvez, o maior problema da internet seja justamente essa rapidez na disseminação da informação. Quando a notícia é verídica, tudo bem. Mas quando trata-se de um boato... a coisa muda de figura.
É o caso dessa notícia da "senha invertida". Ela não é verdadeira! A HISTÓRIA É FALSA!
Como você poderá perceber aqui nas pesquisas do E-farsas, a maioria dos textos dessa natureza tem o mesmo conteúdo:
1- É escrito em um tom alarmista;
2- É incoerente e, muitas vezes, confuso;
3- Não revela a fonte (diz que a noticia foi recentemente na TV, mas não fala em qual!);
4- Pede para ser repassado ao maior número de pessoas possível.

Os primeiros parágrafos do e-mail já mostram a total falta de conhecimento que o autor tem sobre o assunto - além do tom alarmista com que ele inicia seu texto:
SENHA DO CARTÃO DO BANCO INVERTIDA

Se você for alguma vez forçado por um ladrão a retirar dinheiro do caixa eletrônico, você pode avisar a polícia imediatamente, digitando a sua senha ao contrário.


As letras maiúsculas são usadas quando se quer "gritar" por escrito. É sempre usado pra dar ênfase a determinado ponto no texto.
Mas, vamos voltar à questão da senha invertida:
Quem trabalha com programação sabe que o campo "senha", ao aceitar os dados inseridos nele, compara esses dígitos com os que têm guardado em seu banco de dados. Se os números (ou letras) que foram digitados forem iguais aos guardados no banco, o caixa eletrônico libera o dinheiro, se a senha digitada for diferente... nada feito!
Suponhamos que os bancos tenham pensado nisso e tenham criado um sistema onde o cliente, ao cadastrar sua nova senha, não só grava sua senha original como uma senha igual à do cliente só que ao contrário. Isso é possível de se fazer, porém haveria alguns contratempos:
- Seria uma imenso trabalho para reprogramar todos os sistemas;
- Como as senhas são criptografadas, é impossível dos programadores inverterem a senha que já está gravada. Seria necessário que todos os clientes recadastrassem suas senhas e, com certeza, seriam comunicados sobre o porque do recadastro;
- Ao avisar ao cliente que sua senha seria recadastrada, os bancos estariam avisando aos bandidos também;
- Pessoas de má fé poderiam usar desse recurso e sair por aí digitando sua senha ao contrário, só pra descolar uma graninha extra;
- Clientes que possuem senhas compostas de números palíndromos - aqueles que são iguais lendo-se da direita para a esquerda como da esquerda para a direita -, por exemplo "123321". Esses clientes não teriam a tal proteção policial, pois ao digitar sua senha capicua ao contrário o sistema não a diferenciaria.
No próximo parágrafo o autor desse boato diz:
Por exemplo, se sua senha for 1234, então você digita 4321. A máquina reconhece que sua senha está invertida , de acordo com o cartão que você acabou de inserir. A máquina de qualquer maneira lhe dará o dinheiro, mas para desconhecimento do ladrão, a polícia será imediatamente acionada e enviada para lhe ajudar.

Todos nós sabemos que a polícia não tem efetivo para ficar à disposição de cada um dos caixas eletrônicos do nosso país. Só para se ter uma idéia: são 5.564 municípios e em pelo menos 80% deles possuem - no mínimo - 1 caixa eletrônico. Seria impossível a polícia ficar de prontidão em todos esses caixas 24 horas por dia.
Veja mais essas linhas:
Esta informação foi recentemente ao ar via TV, e declara que isso Raramente é usado, porque as pessoas não sabem da existência desse mecanismo de defesa.

Em qual TV foi ao ar essa informação? O texto não diz. Procurando no Google por "senha invertida" temos 913 respostas, a maioria desmentindo essa informação. Inclusive a própria FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) desmentiu esse boato.
E pra terminar:
Por favor, passem isso adiante a todos que você conhece.

É uma informação extremamente útil e necessária.

Na maioria dos hoaxes existem essa frase: "Passe adiante a todos que você conhece".
Conclusão!
A história é falsa! Não adianta nada digitar a sua senha ao contrário. Além do mais, isso pode ser muito perigoso. Ao ser abordado por assaltantes, a melhor melhor chance de se dar bem é não reagir e não fazer nenhum truque!

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.802
Localização
Júpiter
Amigo Bruno:
Tudo muito certo o que disse.
Efectuada marcação para o nº de telefone 21 7924000 que se encontra mencionado no post acima referido, sou atendido por uma senhora que diz que fala do Gabinete da Direcção de Justiça,e quando me refiro ao assunto pela qual ligo, diz que o mail é falso.

Portanto sem mais discursos alongados o post acima exposto é Falso

 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
E já agora mais uma informação...

95% dos mails que circulam com alertas das mais variados assuntos são falsos e servem, apenas para colocar nos comp***dores pequenos virus inofensivos que nada mais fazem do que recolher as moradas da agenda e enviar para o autor do mail, que depois as vende a bases de dados para que depois cada um de nós receba SPAM sem saber como... é assim que se faz.

Façam como eu... todos esses mails de alertas de raptos, de pedidos de sangue (nenhum hospital pede sangue na net), de técnicas de roubo, de drogas modernas e esquisitissimas, etc... é tudo falso... apago tudo de imediato... mas o problema é que a minha morada já foi capturada pelo comp***dor de quem me enviou... enfim...
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.802
Localização
Júpiter
Eu já tinha tomado esse tipo de atitude em relação a esse tipo de mails, mas este passou-me, e apanhou-me completamente desprevenido.

 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.097
Localização
Portugal
Embora já esclarecido, e como tenho alguns conhecimentos de banca, posso garantir que esta noticia é 100% falsa, tal como muitas outras.


Carripana on the way ...
 
Top Inferior