• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Peso pneus+jantes

JSousa

UMM
Registo
12 Mai 2008
Boas
Estou a pensar trocar os pneus 235/85R16 e jantes de triângulos do meu atmosférico por umas iguais mas 15 com pneus 235/75R15.
Pergunta:
Alguém me sabe dizer o peso aproximado do conjunto 15 com pneus mistos não recauchutados ou rechapados?
AbraçUMMs

JSousa

Registo
1 Out 2008
Boa Tarde . De Certeza que a Opção por Jantes 15 e Pneus Não reconstruídos e Rechapados...!? , é uma melhor opção a nível de Peso...! e dai torna-se mais leve e ira ter melhor resposta , também a nível de performance .

JSousa

UMM
Registo
12 Mai 2008
Boas Rui,
são 235/85 ou 235/75, eu quero 235/75R15, sabes aproximadamente o peso de uma jante com pneu?
tens PM
AbraçUMMs

JSousa

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
quote:Originally posted by JSousa

Boas
Estou a pensar trocar os pneus 235/85R16 e jantes de triângulos do meu atmosférico por umas iguais mas 15 com pneus 235/75R15.
Pergunta:
Alguém me sabe dizer o peso aproximado do conjunto 15 com pneus mistos não recauchutados ou rechapados?
AbraçUMMs

JSousa

JSousa,

As vezes tenho tempo livre
outras vezes leio coisas e nao tenho esse tempo livre para responder ou partilhar experiencias ou informacao que possa saber acerca deste ou daquele tema e as vezes ate possa nao saber mas tentar ajudar a seguir algum raciocinio.

Infelizmente tenho tempo livre de momento.

Quando te der jeito e se tiveres tempo livre poderas explicar
O porque dessa preocupacao?

Alguma informacao talvez esclarecedora:

Trocar jantes de ferro por jantes de ferro = nao ha alteracao de peso.

Trocar jantes de ferro por aluminio ou outras ligas leves = talvez altere peso para menos pois nao existem ligas leves mais "pesadas" que o ferro dai serem chamadas "ligas leves" ou jante de liga leve (no singular).

NA ANALISE DA JANTE: Se pensares que vais reduzir DOIS CENTIMETROS de ferro em cada jante de 16polegadas para 15 polegadas como quem diz passar de jantes de diametro 400mm para 380mm por jante, estaremos a falar de quanto?...1kilograma de "ferro"/peso?!

NA ANALISE DO PNEU: Se pensares que vais "tirar altura" do pneu de 85mm para 75mm...como quem diz (10mm) UM CENTIMETRO de PNEU...vale quanto? 1 kilograma...talvez.

Em resumo tens dois kgs talvez TRES (por jante)...entre "aliviares" ferro + borracha do pneu + jante mais respectivas malhas desse pneu. (recauchetado nao recomendo)

Talvez sejam os meus calculos um pouco conservadores ou talvez nao.

Achas que sera o peso que podera influenciar algum comportamento na performance ou velocidade de ponta do UMM?

Dai a minha pergunta e curiosidade no inicio.

Se for o caso para performance entao alivia o peso do motor trocando-o por outro mais leve e performante.

Se for uma pergunta genuina e estiveres preocupado com o desgaste o atrito ou esforco que transmissoes do teu UMM possam ter, fica descansado que sera quase igual, embora a superficie de contacto seja ligeiramente maior no caso 235/85R16 honestamente nao ira esforcar transmissoes, ate porque esta contemplado de FABRICA usarem jantes 16.

A resposta sera diferente se comecas a colocar pneus mais largos de seccao estilo se fores para pneus 275 ou 285 ficam "bonitos" em muitos casos mas teras que admitir que as tranmissoes vao trabalhar sobre maior esforco, tens um pneu mais largo que o "projectado" para as transmissoes que estas estao desenhadas para trabalhar dai que sim teras mais "aderencia" e o "bonito" e outros.

Mas no caso da "aderencia excessiva = atrito excessivo" devido a pneus mais largos teras mais pneu em redor da jante e vai dai mais "peso".

Claro que as transmissoes aguentam "tudo", alguem dira...
Umas terao XIS anos de vida
Outras terao MENOS XIS anos de vida.

Fico a espera da tua resposta

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Assumindo que sejam pneus semelhantes, naturalmente o pneus mais pequeno será mais leve. Além disso ao escolher uma roda com um diâmetro inferior, sentirás o carro mais leve.

A questão do peso na roda é pertinente. Por se tratar de peso suspenso, quanto menor melhor. Evidentemente que num UMM, pelas suas características, o reflexo não será muito notório. mas noutro tipo de viaturas faz diferença. Foi por isso que algumas marcas optaram por instalar os travões junto do diferencial em alguns modelos (Alfa Romeu em vários carros, a Citroen no 2 CV, entre outros).

Top Inferior