• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Permissões na inspecção

BMorais

UMMzito
Registo
9 Set 2009
Mensagens
57
Localização
Portugal
Boas, venho criar este tópico a fim de discutir aquilo que é e não é permitido nas nossas máquinas, a nivel de inspecção.. deixo abaixo alguns tópicos a debater:
-Circular sem portas
-Circular com o vidro frontal em baixo
-Cintos de segurança(obrigatórios ou não?)

Mais alguns tópicos são bem-vindos...

Claro que importava documentar tudo com a legislação respectiva e seus links.
Abraços
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Podes acrescentar:

Com ou sem "mata vacas"???

Vais ver que no fim de muitas conversas as dúvidas vão continuar!! ...se não forem mais ainda!!!
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Cintos a frente obrigatorios, atrás não dependendo do ano do carro!
Bancos não rebativeis chumbam, sem palas de sol chumba.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.


UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

BMorais

UMMzito
Registo
9 Set 2009
Mensagens
57
Localização
Portugal
Originally posted by show_time

Cintos a frente obrigatorios, atrás não dependendo do ano do carro!
Bancos não rebativeis chumbam, sem palas de sol chumba."

-Lá está amigo, o meu foi à inspecção sem cintos e nada disseram. Consultem a seguinte legislação sobre instalação e de cintos de segurança:

Diário da República nº 185 Série I de 25/09/2006
-e leiam este parágrafo:
Nos termos do Regulamento da Homologação CE de Modelo de Automóveis e Reboques, Seus Sistemas, Componentes e Unidades Técnicas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 72/2000, de 6 de Maio, com a última redacção conferida pelo Decreto-Lei n.º 178/2005, de 28 de Outubro, o sistema comunitário de homologação só começa a ser aplicado a todos os veículos da categoria M1 a partir de 1 de Janeiro de 1998, pelo que apenas estes veículos têm de estar equipados com cintos de segurança e sistemas de retenção conformes com o disposto no Regulamento de Homologação dos Cintos de Segurança e dos Sistemas de Retenção dos Automóveis.
Até à extensão do sistema comunitário de homologação a todas as categorias de veículos, a instalação de cintos de segurança e sistemas de retenção deve ser obrigatória, no interesse da segurança rodoviária, nos veículos pertencentes a outras categorias além da categoria M1.

http://bdjur.almedina.net/sinopse.php?field=node_id&value;=1092418http://bdjur.almedina.net/sinopse.php?field=node_id&value=1092418

Abraços
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Inspeções, se te pões com coisas de andar por lá com leis, embirram contigo e chumbam-te por outra coisa e depois é pior... Vai tudo da boa vontade do engenheiro que faça a inspeção...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

espanhol5

UMM
Registo
14 Set 2009
Mensagens
501
Localização
Portugal
sim Alex... é uma grande verdade...

conforme o seu estado de espirito...

abraço

Abraço

clasico
HJ-03-13
1984-09-10


Agora sou Feliz...
Tenho um Cournil..


Pedro Santos
961268217

 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Sei de casos de carros com bastante ferrugem, com umas pingas de oleo e folgas, mas travoes ate safam e tal e passam, e outros chumbam por o motor da chaufagem nao trabalhar...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

egas84

UMM
Registo
15 Nov 2009
Mensagens
188
Localização
Portugal
boas! porque é que os bancos que não sejam rebativeis, não passam?

cUMMps,
Edgar Faria
InforSouto - Sistemas Informáticos
www.inforsouto.com
CB: Macaquinho (QAP:CH 27 AM)
Ham: CT5KCC (QAP: RV50 - Serra D'Arga)
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Não sei... Eu tenho um corsa comercial e os bancos têm que ser rebativeis se não chumba, embora não dê acesso a nada. Já no cournil tenho os bancos "de série" que não são rebativeis (nem tem regulação para as costas, quanto mais) e ninguém me chateia...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Mensagens
708
Localização
Portugal
Boas

Edgar a razão apontada para a obrigatoriedade dos bancos serem rebativeis prende-se com a questão da extracção do ocupante em caso de acidente.
Quando o embate danifica a estrutura do carro impedindo a portas de abrirem aos bombeiros só restam duas soluções cortar ou fazer a extracção das vitimas pela mala. Por vezes pode haver a combinação de ambas. Eu já presenciei uma condutora gravida ser extraída pela mala pois por alguma razão que não percebi o corte do veículo não era aconselhado. O material até estava lá esticado no chão caso a vitima deixasse de estar estável e fosse necessária a sua extracção imediata.
Pelo menos esta é a razão que eu conheço para essa obrigatoriedade.
Veículos mais antigos como é o caso do Cournil não saíram de fábrica com esse tipo de bancos logo não pode ser obrigatório para eles.
Depois existe o caso particular dos Troféus, mas isso são outros quinhentos, mas até agora ninguém me chateou também.

Abraço
Bruno
 

Zeumm

UMM
Registo
19 Out 2007
Mensagens
1.686
Localização
-
Concordo com as opiniões de que passa dependendo da vontade dos gajos. O meu foi sem parachoques atrás e as rodas saem um bocado fora dos limites do jipe, e passou sem qualquer apontamento. Mas tb nem sempre depende só de quem lá está a fazer a dita, tb depende de quem a leva. No meu caso foi o mecânico, onde levo sempre a máquina.

Abraço
 

egas84

UMM
Registo
15 Nov 2009
Mensagens
188
Localização
Portugal
boas! vou arriscar em por uns que não rebativeis. obrigado pela explicação.

cUMMps,
Edgar Faria
InforSouto - Sistemas Informáticos
www.inforsouto.com
CB: Macaquinho (QAP:CH 27 AM)
Ham: CT5KCC (QAP: RV50 - Serra D'Arga)
 

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Mensagens
545
Localização
Portugal
"depende do estado de espírito", ora aí está uma expressão que gosto de ouvi e ler. Então se o meu estado de espírito também estiver revolto?!!! Sei que neste forumm existe inspectores e não são todos iguais, no meu caso nem tenho razão alguma de queixa até porque sou grande amigo de todos os que me inspeccionam os veículos, mas esse "estado de espírito" também é tolerado por quem se acanha. Tenho um caso muito engraçado acerca desse "estado de espírito". Um mecânico amigo, que como muitos outros, leva os carros dos clientes à inspecção. Certo dia, quando um dos carros de um cliente estava a ser inspeccionado, foi vitima desse "estado de espírito" de um desses "inspectores", a quem a esposa negou o cumprimento do dever matrimonial na noite anterior. Chumbou por não ser visível o numero do quadro do chassi, o carro havia sido pintado e o numero teria perdido algum relevo mas encontrava-se perfeitamente legível. Argumentou, discutiu e só não partiu para vias de facto para não perdera razão. Como Centros de Inspecção Periódica é coisa que há a crescer que nem erva daninha (como os centros de abate e sucateiras com negócios pouco transparentes), não vai de modas, vai a outro IPO, passa sem anotações e pede ao inspector que leia e copie o numero do chassi para um papel e ateste a legibilidade do mesmo alegando evitar problemas com as autoridades. Com os papelinhos na mão, volta ao primeiro, pede o livro de reclamações, o nome e numero da carteira profissional do inspector e na semana seguinte pregado à porta da DGV Santarém (agora IMTT). O nosso "inspector" agora é "ex-inspector" e cada vez que ele leva um carro á inspecção, pensam muito bem antes de lhe o chumbar, como ele diz "não sou mais que os outros e chumbar até a sair do stand pode acontecer, agora respeito devem-mo em todo lado". Mas atenção, isto não quer dizer que vamos para lá tentar enganá-los porque eles têm lá a lista de homologações respeitante a cada veículo e também merecem respeito.


UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente sócio Clube UMM nº96
 

jpjonas

UMM
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
363
Localização
Portugal
ja agora as bakets passam nao IPO ou nem por isso?

Estou a ficar infectado com o virus UMM
 

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Mensagens
545
Localização
Portugal
Como já foi dito, se for um inspector zeloso e cumpridor, só se forem rebativeis.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente sócio Clube UMM nº96
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
159
Localização
Azores
Olá a todos!
Fui hoje à inspecção com o meu UMM, e entre outras coisas, na "Identificação das Deficiências", puseram-me lá o seguinte:

Livrete - Ausência de indicação de P.B.R. (com dispositivo de reboque).

Bem, suponho que isto terá a ver com o peso rebocável... Será?
Refira-se que tenho bola de reboque instalada no UMM, e provavelmente o melhor modo de ultrapassar isto será retirar a bola de reboque(n)
É que costume usar o UMM para me rebocar o barco...
Do que tenho lido aqui no forUMM, neste momento é uma complicação para averbar qualquer informação adicional no livrete dos UMM.
Como poderei ultrapassar isto?
Agradeço desde já a quem me puder ajudar.
cUMMprimentos,
HP
 

69brunumm

UMM
Registo
19 Jan 2008
Mensagens
351
Localização
Portugal
boas peixoto,

isso não é nenhum problema,o carro não chumba por não estar averbado a bola de reboque no livrete.
alguns inspetores colocam isso na folha,porque a mesma não está averbada nos documentos.
digo isto porque já passei por o mesmo com o meu carro e nunca chumbou por esse motivo.

mais tarde acabei por tirar a bola por falta de uso e ser fácil de tirar,mas o suporte continua lá.

UMM abraço
Bruno Gonçalves,
Dono do AVATAR
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
159
Localização
Azores
Olá Bruno!
Agradeço a tua resposta. Bem sei que o carro não chumba por isso, é uma deficiência de grau 1. Mas, já agora, aprofundemos este assunto: se o carro for a circular com um atrelado (seja um barco ou outra coisa qualquer, será que as autoridades não nos poderão chatear por não termos nada no livrete relativamente a esse assunto?
Desde já agradeço as vossas respostas.
cUMMprimentos,
HP
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
"Bancos não rebativeis chumbam"
Nos Cournil os bancos n rebatiam, e podem circular com eles.

Uma forma de resumir muito simplesmente o que pode ou não estar num UMM é assim...

Se estava como de origem, como quando ele foi vendido, TEM QUE PASSAR NA INSPECÇÃO.
Se aplicarem algum extra que outros modelos têm e determinado modelo n tinha à data da venda, tem é que estar a funcionar.

No caso do vidro deitado não é permitido por lei. O único modelo que pode fazer isso como viatura civil são os LandRover antigos... porquê??? não me souberam responder, mas dizem que é proibido. É melhor n arriscar.

Sem portas por lei também não podes circular, por questões de segurança... nem no UMM nem em nenhum outro carro.

Hernani... o teu caso é mesmo da bola de reboque. Como no livrete não tens Peso Bruto Rebocável, não podes andar a rebocar nada... cuidado. Podes ser multado. Tira a bola de reboque.

 
Top Inferior