• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Pergunta: Estribos

Registo
23 Jul 2010
Olá a todos.
O antigo dono do meu UMM falou-me que ainda lá tinha em casa uma coisa do meu UMM: Os estribos laterais.
Percebi que seria uma espécie de protecção lateral e que serve de degrau para entrar para o jipe.
Mas, a minha pergunta é:
Porque é que não se vê isso colocado?
Por algum motivo especial?
Abraços

Alter II Atmosférico 12-1987

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Ricardo,
por varias razoes.

- Aumenta o "angulo ventral" do jipe = angulo dado pelo centro do jipe e as suas laterais
- Aumenta a largura do jipe o que esta relacionado com o ponto de cima
(pois por vezes a largura fisica do jipe pode ser um problema para ultrapassar certo obstaculo)

Ao mesmo tempo como e' mais largo do que o jipe e "nao faz parte da estrutura/chassis" do carro e' "ilegal", o mesmo trato que se dao aos pneus a sairem mais que as cavas/frisos das rodas.

O servir para "degrau" e' uma desculpa que eu pessoalmente dou a mim mesmo - sim nao deixa de poder servir como tal e depende da altura que o UMM esta.

A razao para mim pessoalmente e' ser um elemento de "aviso" e proximidade a obstaculos e nao danificar logo directamente as partes inferiores da carrocaria / chassie.

Quando para muitos querem o UMM o mais estreito possivel e com quase todos os angulos "cortados" exemplo para-choques cortados tanto os dianteiros como os traseiros para facilitar o acesso ou ultrapassar "obstaculos".

Eu prefiro ter elementos que me avisem que estou "proximo" a fazer ca-gada na estrutura do UMM ou entao "afastem" para os lados ramagens mais resistentes...simplesmente "deslizando" atraves desses obstaculos.

Por isso existe o termo "sliders" = deslizadores.
E por isso tens os "Rock sliders" = nao deslizar no estilo de musica rock mas "deslizadores na rocha"
E por isso tens "Tree sliders" tambem conhecidos como "body sliders" = para locais onde tens muita vegetacao ou obstaculos e queres colocar elementos que protegem a chapa lateral e elementos como puxadores etc...sempre +/- nas zonas abaixo das janelas laterais traseiras e que "saem" um pouco mais fora que esses puxadores e outros elementos.

tens ai uma foto minha antiga para teres uma ideia:

e uma ja mais recente no UMM de londres:

a forma "afunilada" faz com que qualquer obstaculo que se apresente a frente do jipe "normalmente" e' afastado para os lados dada a forma do "estribo" neste caso "rock slider" afaste ramagens ou outros naturalmente para os lados.

Da uma vista de olhos a este link acerca da ultima feita que fui fins de Agosto e veras muitas fotos e muitas aplicacoes,
http://rides.webshots.com/album/578488206gcKZlk?vhost=rides

ou entao a ultima feira em Billing - Northampton:
http://rides.webshots.com/album/578200655AKaFfI?vhost=rides

Tenho a certeza que te vais entreter em frente ao comp***dor durante muito tempo.

Abraco e espero ter respondido a algumas questoes.
Uma coisa e' certa tudo depende sempre da utilizacao que o proprietario quer dar ao seu veiculo.

Carlos Pires

Top Inferior