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Perca de carga

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Mestre
Registo
26 Mar 2006
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Bom dia,
estou com um problemita no meu UMM, no final da semana passada deixou-me apeado, não tinha bateria e obviamente não quiz ir trabalhar.
Comprei bateria nova, porque estava convencido que tinha sido esta a causadora (já tinha 5 anos e muitas noites ao frio).
Depois de mudar a bateria tudo voltou ao normal, mas apenas por um dia. Quando na 6ª feira ao fim da tarde decidi regressar a casa estava novamente sem bateria.
Tudo me leva a crer que seja uma perca de carga algures, porque nesse dia depois de arrancar com ajuda de outra bateria, vim para casa de noite e a bateria carregou, uma vez que +- meia hora depois de parado ainda pegava. O que me leva a tirar as seguintes conclusões:
-Alternador não me parece que seja, uma vez que voltei a ter carga para arrancar depois de andar pouco + de 15Km de noite.
- A bateria nova estar pifada e perder a carga Tb não, porque durante o fim de semana experimentei deixá-la desligada e sempre que voltava a ligar ela estava operacional.
-Portanto tudo me leva a crer que haja algures uma perca de carga.
E é aqui que pedia a v/ ajuda para tentar detectar onde está essa perca, já fiz uma inspeção visual mas não encontrei nada de especial, tudo o que é eletrico funciona sem problemas.
Não dá mto jeito andar a desligar a bateria do UMM sempre que paro por um periodo mais longo.

Obrigado

cUMMp's
Adérito
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas os veiculos têm tendencia a perder carga quando estão um determinado tempo parados, a perca de carga pode ser relacionada com o relógio ou um relé que tenha colado, mas o relógio do veiculo não faz uma descarga da bateria conforme descreves-te, por isso existe aí algo que não está bem.
Em primeiro lugar deverias medir a intensidade de carga do alternador, pode o alternador não estar a carregar correctamente, ser problema da bateria (elemento interno danificado) não acredito que seja porque como disse no tópico após ter desligado a bateria durante o tempo de paragem do veiculo ele pegou bem. Para evitares de ligar e desligar os bornes da bateria aconselho a aplicares um corta corrente.
cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4
made in Portugal
 
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8 Jun 2006
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Amigo Adérito
Dependendo do modelo de UMM pode ser ou não da "caixa azul", pode ser o alternador, um alarme se tiver algum montado, do canhão da ignição, etc. Algo fica ligado ou em curto, para haver a exaustão da bateria, tenha cuidado.
À noite, com as luzes acesas, nota a intensificação da luz quando acelera?
UMM abraço
João
 

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Mestre
Registo
26 Mar 2006
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O alternador parece-me estar em bom estado, uma vez que carregou a bateria o suficiente para dar ao motor de arranque passados apenas alguns Kms e de noite onde penso eu existe maior exigencias do alternador para alimentar o circuito electrico.

A medição com um "multimetro" supostamente daria para tentar perceber qual o circuito que está com problemas/consumo, desligando os fuziveis um a um até descobrir qual está a consumir + do que devia.
A teoria parece ser fácil mas como não sou mto ligado á electricidade e aos valores do dito aparelho, praticamente só utilizo para medir a continuidade dos fios,pedia o favor de alguém me tentar explicar como isso se processa. Quais as variações que devo procurar, qual a unidade de medição que devo selecionar etc...

Provavelmente tudo isto não evitará uma visita ao "medico" mas poupa-me algum tempo de paragem do UMM que neste momento está a ser mto preciso.

Obrigado

cUMMp´s

Ps.
João
estava a esvrever enquanto respondia.
Não há "flutuação" na intensidade de luz quando ligadas e todas funcionam correctamente. O UMM (AlterII 1990 atm) pega á primeira sem qualquer problema ou ruido no motor de arranque quando tem carga na bateria.

Obrigado
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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A maneira melhor para ti,que não te dás muito bem com electricidade e se calhar não tens um multimetro com pinça amperimetrica,é a maneira do Zé dos Cavalos,nada tecnológica mas muito prática:D:D
Desligas o borne positivo da betria e se tiveres mais do que um cabo lá ligado e encostas devagarinho um a um,o que te fizer uma pequena faisca ao encostar é o circuito que está a consumir,e se dizes que ele de um dia para o outro te gasta a bateria quase de certeza que te vais aperceber bem da faisca:rolleyes:.Para mim poderá ser o motor de arranque faz este teste só com o cabo do motor de arranque.Se não for do motor de arranque tenta junto dos vários elementos electricos fazer o mesmo teste.


Filipe Pinheiro
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Adérito

Sem chave na ignição (tudo desligado), desaperte e retire um dos terminais da bateria. Se ao juntar de novo e ao de leve, essas duas peças, fizer continuadamente uma pequena faísca (vê-se e ouve-se), deverá haver um consumo de corrente que não é normal e que confirmará a exaustão da bateria, por defeito no circuito.

Tire os fusíveis um a um e faça o teste anterior, para cada um deles. Se deixar de fazer a referida faísca sem um determinado fusível no seu sítio, deverá ser esse o circuito a ter o problema.

UMM abraço

João



 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Ok, vou tentar essa, mas acho que só tenho dois cabos ligados ao positivo, um muita gordo e outro + fininho mas não estou certo + logo quando estiver junto dele faço o teste.
A verdade é que quando desligo o negativo (é o que dá + jeito para não cair lá para baixo)coratando a corrente, quando volto a colocar ele faz "patanisca" :p

Obrigado pelas dicas, se não conseguir nada, vai para o médico e pronto :dizzy_face:.

cUMMp's
Aderito

Ps.:
Amigo João,
Parece que temos o dom de estar a escrever em simultâneo, de qualquer forma a resposta á sua dica será sensivelmante a mesma, " vou tentar"
Se cheirar a estornicado fui eu que deixiei queimar algo:D
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Então se tens só 2 cabos experimenta esses,depois se quiseres ter um pouco mais trabalho vai ao borne do motor de arranque que deve estar aí as derivações para os diversos circuitos.


Filipe Pinheiro
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Bom dia,
Ontem ao fim da tarde decidi experimentar decsobrir onde estava o "buraco" por onde saia a energia electrica.
Através do metodo da "faisca" não tirei conclusões nenhumas, é que fuzivel após fuzivel fazia sempre faisca ao ligar o borne.
A dica de experimentar desligar os cabos do borne positivo não deu para tentar, é que só tenho um cabo que sai do positivo e vai lá para baixo do UMM e como já estava de noite (para ver as faiscas) já não deu para experimentar junto do motor de arranque.
Apercebi-me no entanto que algumas luzes (indicadoras de problemas)do quadrante (vermelhas) não acendem quando estou no 2º ponto da chave e parece-me que deviam acender :thinking::thinking:.
Como isto já me anda a arrastar-se demasiado e com algum receio de vir a provocar danos + graves, decidi dar um salto até uma oficina para tentar desvendar o problema.
Quando tiver alguma resposta comunico os resultados.

cUMMp's
Adérito
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Problema resolvido:D:D:D.

Ontem consegui um tempito por parte do meu "mano" que se entende com estas coisas de multimetro e Automóveis" e decidimos investigar:p.
Repetiu-se as tentativas de fuzivel após fuzivel detectar o circuito causador, mas nada o "aparelhito" indicava sempre um valor de perto de 3 (??). - Tem de ser algo que vai directo sem passar pelos fuziveis!!. Dizia ele:p
Quando estavamos para desistir voltamos a interrogar porquê a falha das luzes do quadrante, foi quando decidimos voltar a verificar os fios do alternador que nos deparamos com uma grande festa, dois deles tinham tirado a roupa e andavam num grande farabadó que até fazia faisca:p:D:D.
Foi só voltar a "vesti-los" (isolando com duas camadas de fita) verificar se estava tudo nos valores normais e estrada com ele.
Um grande obrigado a todos quanto contribuiram e principalmente ao meu mano.

cUMMp's
Aderito
 
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