• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Perca de carga

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Bom dia,
estou com um problemita no meu UMM, no final da semana passada deixou-me apeado, não tinha bateria e obviamente não quiz ir trabalhar.
Comprei bateria nova, porque estava convencido que tinha sido esta a causadora (já tinha 5 anos e muitas noites ao frio).
Depois de mudar a bateria tudo voltou ao normal, mas apenas por um dia. Quando na 6ª feira ao fim da tarde decidi regressar a casa estava novamente sem bateria.
Tudo me leva a crer que seja uma perca de carga algures, porque nesse dia depois de arrancar com ajuda de outra bateria, vim para casa de noite e a bateria carregou, uma vez que +- meia hora depois de parado ainda pegava. O que me leva a tirar as seguintes conclusões:
-Alternador não me parece que seja, uma vez que voltei a ter carga para arrancar depois de andar pouco + de 15Km de noite.
- A bateria nova estar pifada e perder a carga Tb não, porque durante o fim de semana experimentei deixá-la desligada e sempre que voltava a ligar ela estava operacional.
-Portanto tudo me leva a crer que haja algures uma perca de carga.
E é aqui que pedia a v/ ajuda para tentar detectar onde está essa perca, já fiz uma inspeção visual mas não encontrei nada de especial, tudo o que é eletrico funciona sem problemas.
Não dá mto jeito andar a desligar a bateria do UMM sempre que paro por um periodo mais longo.

Obrigado

cUMMp's
Adérito

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas os veiculos têm tendencia a perder carga quando estão um determinado tempo parados, a perca de carga pode ser relacionada com o relógio ou um relé que tenha colado, mas o relógio do veiculo não faz uma descarga da bateria conforme descreves-te, por isso existe aí algo que não está bem.
Em primeiro lugar deverias medir a intensidade de carga do alternador, pode o alternador não estar a carregar correctamente, ser problema da bateria (elemento interno danificado) não acredito que seja porque como disse no tópico após ter desligado a bateria durante o tempo de paragem do veiculo ele pegou bem. Para evitares de ligar e desligar os bornes da bateria aconselho a aplicares um corta corrente.
cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4
made in Portugal

Registo
8 Jun 2006
Amigo Adérito
Dependendo do modelo de UMM pode ser ou não da "caixa azul", pode ser o alternador, um alarme se tiver algum montado, do canhão da ignição, etc. Algo fica ligado ou em curto, para haver a exaustão da bateria, tenha cuidado.
À noite, com as luzes acesas, nota a intensificação da luz quando acelera?
UMM abraço
João

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
O alternador parece-me estar em bom estado, uma vez que carregou a bateria o suficiente para dar ao motor de arranque passados apenas alguns Kms e de noite onde penso eu existe maior exigencias do alternador para alimentar o circuito electrico.

A medição com um "multimetro" supostamente daria para tentar perceber qual o circuito que está com problemas/consumo, desligando os fuziveis um a um até descobrir qual está a consumir + do que devia.
A teoria parece ser fácil mas como não sou mto ligado á electricidade e aos valores do dito aparelho, praticamente só utilizo para medir a continuidade dos fios,pedia o favor de alguém me tentar explicar como isso se processa. Quais as variações que devo procurar, qual a unidade de medição que devo selecionar etc...

Provavelmente tudo isto não evitará uma visita ao "medico" mas poupa-me algum tempo de paragem do UMM que neste momento está a ser mto preciso.

Obrigado

cUMMp´s

Ps.
João
estava a esvrever enquanto respondia.
Não há "flutuação" na intensidade de luz quando ligadas e todas funcionam correctamente. O UMM (AlterII 1990 atm) pega á primeira sem qualquer problema ou ruido no motor de arranque quando tem carga na bateria.

Obrigado

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
A maneira melhor para ti,que não te dás muito bem com electricidade e se calhar não tens um multimetro com pinça amperimetrica,é a maneira do Zé dos Cavalos,nada tecnológica mas muito prática:D:D
Desligas o borne positivo da betria e se tiveres mais do que um cabo lá ligado e encostas devagarinho um a um,o que te fizer uma pequena faisca ao encostar é o circuito que está a consumir,e se dizes que ele de um dia para o outro te gasta a bateria quase de certeza que te vais aperceber bem da faisca:rolleyes:.Para mim poderá ser o motor de arranque faz este teste só com o cabo do motor de arranque.Se não for do motor de arranque tenta junto dos vários elementos electricos fazer o mesmo teste.

Filipe Pinheiro

Registo
8 Jun 2006
Amigo Adérito

Sem chave na ignição (tudo desligado), desaperte e retire um dos terminais da bateria. Se ao juntar de novo e ao de leve, essas duas peças, fizer continuadamente uma pequena faísca (vê-se e ouve-se), deverá haver um consumo de corrente que não é normal e que confirmará a exaustão da bateria, por defeito no circuito.

Tire os fusíveis um a um e faça o teste anterior, para cada um deles. Se deixar de fazer a referida faísca sem um determinado fusível no seu sítio, deverá ser esse o circuito a ter o problema.

UMM abraço

João

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Ok, vou tentar essa, mas acho que só tenho dois cabos ligados ao positivo, um muita gordo e outro + fininho mas não estou certo + logo quando estiver junto dele faço o teste.
A verdade é que quando desligo o negativo (é o que dá + jeito para não cair lá para baixo)coratando a corrente, quando volto a colocar ele faz "patanisca" :p

Obrigado pelas dicas, se não conseguir nada, vai para o médico e pronto :dizzy_face:.

cUMMp's
Aderito

Ps.:
Amigo João,
Parece que temos o dom de estar a escrever em simultâneo, de qualquer forma a resposta á sua dica será sensivelmante a mesma, " vou tentar"
Se cheirar a estornicado fui eu que deixiei queimar algo:D

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Então se tens só 2 cabos experimenta esses,depois se quiseres ter um pouco mais trabalho vai ao borne do motor de arranque que deve estar aí as derivações para os diversos circuitos.

Filipe Pinheiro

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Bom dia,
Ontem ao fim da tarde decidi experimentar decsobrir onde estava o "buraco" por onde saia a energia electrica.
Através do metodo da "faisca" não tirei conclusões nenhumas, é que fuzivel após fuzivel fazia sempre faisca ao ligar o borne.
A dica de experimentar desligar os cabos do borne positivo não deu para tentar, é que só tenho um cabo que sai do positivo e vai lá para baixo do UMM e como já estava de noite (para ver as faiscas) já não deu para experimentar junto do motor de arranque.
Apercebi-me no entanto que algumas luzes (indicadoras de problemas)do quadrante (vermelhas) não acendem quando estou no 2º ponto da chave e parece-me que deviam acender :thinking::thinking:.
Como isto já me anda a arrastar-se demasiado e com algum receio de vir a provocar danos + graves, decidi dar um salto até uma oficina para tentar desvendar o problema.
Quando tiver alguma resposta comunico os resultados.

cUMMp's
Adérito

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Problema resolvido:D:D:D.

Ontem consegui um tempito por parte do meu "mano" que se entende com estas coisas de multimetro e Automóveis" e decidimos investigar:p.
Repetiu-se as tentativas de fuzivel após fuzivel detectar o circuito causador, mas nada o "aparelhito" indicava sempre um valor de perto de 3 (??). - Tem de ser algo que vai directo sem passar pelos fuziveis!!. Dizia ele:p
Quando estavamos para desistir voltamos a interrogar porquê a falha das luzes do quadrante, foi quando decidimos voltar a verificar os fios do alternador que nos deparamos com uma grande festa, dois deles tinham tirado a roupa e andavam num grande farabadó que até fazia faisca:p:D:D.
Foi só voltar a "vesti-los" (isolando com duas camadas de fita) verificar se estava tudo nos valores normais e estrada com ele.
Um grande obrigado a todos quanto contribuiram e principalmente ao meu mano.

cUMMp's
Aderito

Top Inferior