• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Pedido - foto da bomba secundária de embraiagem

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Alguma alma caridosa que tenha uma caixa de velocidades a mão e que consiga tirar uma bela fotografia onde veja como a bomba secundária de embraiagem é fixa?
Olhando para a bomba, diria que há ali dois freios...
Também estranhei a bomba atual ter o sangrador para baixo. Está bem?
Alguma dica para fazer a troca acedendo por baixo?

IMG_20240203_211251.jpg

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Alexandre, essa bomba entra na cloche da caixa de velocidades e é segura pelo lado de dentro com um freio do diâmetro da bomba.
Para tirar por baixo é possível embora bastante difícil.

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
A tampa das velocidades não sai... A bomba sai por baixo... Ou saco o motor para ela sair por cima....

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas,

Saca a tampinha pequena da cloche para acederes a bomba.

Depois usas um espelho e vês onde anda o freio.

A partir daí com paciência tudo se faz.

O teu carro ao ser de 93 as tampas não saem mas podes sempre tentar baixar a caixa um pouco tirando o apoio.

Abracumm

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Se te vires muito aflito o que podes fazer é colocar um macaco debaixo da barra onde fica o apoio central da caixa de transferências, desapertas os parafusos que vão às longarinas e desces um pouco as caixas de velocidades.
Se fizeres isso consegues ganhar algum espaço de trabalho e melhoras os ângulo de visão da bomba de embraiagem, embora fazer isso te vá dar bastante trabalho também claro.
Como diz o Mauro tem de ser com paciência.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Fui ali tirar umas fotos a uma caixa de velocidades de um Toyota.
Espero ajudar.
Primeiro tira os 5 parafusos que seguram a tampa.
Chave de 11 mm, desapertar no sentido anti horário 😂 😂 😂 😂
20240204_103105.jpg
Depois aproveita a despeja WD 40 no orifício do parafuso que fica 3m cima do cilindro da bomba.
Esse furo bem lubrificado ajuda a desbloquear o cilindro da bomba que por ser um uma peça estática fica quase sempre agarrada!
20240204_103105.jpg20240204_103136.jpg
Olha ali o tal freio que como podes ver fica num sítio manhoso.
20240204_103147.jpg
Depois vais com um alicate de freios e com jeito tenta tirar o malandro.
Convém ser um alicate grande de pontas direitas porque ali não há muito espaço.
20240204_103231.jpg
Freio tirado, agora só tens de tirar a bomba para fora mas com muito cuidado para não deixares o freio cais dentro da cloche!
20240204_103320.jpg
Depois da bomba sair fica no sítio apenas o tirante do garfo de embraiagem.
20240204_103346.jpg
Bomba e freio na rua.
Com a caixa cá fora isto demora 2 minutos a ser feito
Quando colocares a bomba nova besunta o corpo exterior da bomba com massa consistente para facilitar a entrada e para evitar que ela fique muito presa caso um dia mais tarde tenhas de a voltar a tirar.
Põe o freio no veio ao mesmo tempo que o direcionas para o piston da bomba e desliza a bomba para dentro.
20240204_103436.jpg
Volto a referir que tens de ter cuidado para não deixares cair o freio lá para dentro.
Se isso acontecer estás feito!
Depois só tens de colocar o freio no segundo rasgo para fixar a bomba.

Última edição:

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Excelente explicação Mário, obrigado!
Resumidamente, se o freio cai tenho que tirar a caixa fora...

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Podes sempre tentar tirar o freio com uma chave de iman...!!!😉👽
Também pode atar um fio de nylon ou um arame na argola do freio.
Só tem de ser feito depois de deslocar o freio para fora do corpo da bomba.
Dessa forma assim que tirar a bomba o freio vai estar preso ao fio que deve estar seguro algures fora da caixa para evitar que vá parar ao interior da cloche.
É mais um trabalho extra a juntar à tarefa mas que evita um mal maior caso a coisa dê para o torto!

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
para quem não tem traquejo é de facto muito difícil tirar por baixo e eu que o diga, acho que foi das coisas que sofri mais para trocar :ROFLMAO:

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Um buraco na chapa de piso e na lateral era um "consolo".😉👽
O teu jipe já tem o (upgrade) da chapa que tapa as caixas de velocidades cortada a meio o que facilita bastante este tipo de intervenção...
Nos Alter de 93 essa chapa é soldada ao chassis por isso não há outra solução que não seja fazer o trabalho pelo lado de baixo do carro.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
E quando essas put.. ficam calcinadas? Eu tive que sacar a caixa e só saiu á porrada (e aos pedaços).

Boa sorte Alex!!!!

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas,

No alter 2000 apesar da a embreagem ser por cabo é não hidráulica, existe uma chapa que sai a meio facilitando o acesso à caixa.

Todos deveriam de a ter.

Abracumm

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas,

Antes de haver a barraca com as fotos no fórum tinha isso tudo cá....
Agora está tudo em discos externos..

Abracumm

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Boas,

Antes de haver a barraca com as fotos no fórum tinha isso tudo cá....
Agora está tudo em discos externos..

Abracumm
Pois, por isso é que mesmo as que aparecerem e ainda não estão alojadas no forum devem ser realojadas aqui, como explico no topico mais abaixo.

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mudar uma bomba secundária de embraiagem é a coisa mais fácil de fazer, tanto faz num UMM com chapa de piso soldada ou aparafusada, eu no meu fiz um sistema que me permite fazer esse serviço como quem limpa o cú a meninos, e o meu tem uma chapa aparafusada, se fosse soldada fazia o mesmo sistema, sinceramente estamos a falar mais uma vez no "sexo dos anjos".🙈👽
E fotos desse sistema?
Eu até abusava: vou pegar nisto de hoje a oito. Preferes minis ou tinto???;)

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Mudar uma bomba secundária de embraiagem é a coisa mais fácil de fazer, tanto faz num UMM com chapa de piso soldada ou aparafusada, eu no meu fiz um sistema que me permite fazer esse serviço como quem limpa o cú a meninos, e o meu tem uma chapa aparafusada, se fosse soldada fazia o mesmo sistema, sinceramente estamos a falar mais uma vez no "sexo dos anjos".🙈👽
Não é por nada..mas devias registar patente..daqui a uns tempos vai haver chapas com esse sistema a venda no olx!!
É realmente uma boa ideia.

Top Inferior