• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Peças a mais ... Comutador de luzes Alter II + Relé

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
Boas, tenho o dito sintoma fantasma no carro todo, luzes de tablier, marcha atrás, desde que, claro, tenho os piscas ligados. Já coloquei um fio directamente da bateria como negativo em todos os casquilhos das lâmpadas e nada. Mudei o relé, igual. Passei ao comutador das luzes e fiquei aqui, quando abri foi uma explosão de peças. Consegui chegar até aqui. Alguém sabe onde encaixam as peças acima? Obrigado.

manete.jpg
 

Anexos

  • manete.jpg
    manete.jpg
    57,3 KB · Visualizações: 116

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Eu saber sei, que já desmontei alguns, essa peça tipo seta com a mola no cu, é o que faz os contactos quando se faz a comutação.
Pode estar mal explicado mas paciência, a foto não é bem visível, mas acho que faltam aí peças...!!!
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Pode ser um puzzle mas consegue se montar isso tudo com calma as coisas começam a encaixar.
Falta aí o manipulo.
Vou ver se tenho algum que possa desmontar e depois digo alguma coisa, mas este fim de semana não dá...!!!
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
pecas extra.jpg


Dormi sobre o assunto ...

Já descobri onde encaixam, obrigado Eduardo. Ainda não resolvi o problema do fantasma ... mas daqui não é. Limpa contacto e o efeito fantasma continua ...
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Ok companheiro ainda bem que está montado, eu faço a mesma coisa, quando está a dar luta largo a coisa e durmo sobre o assunto e "pimba" faz se luz, no dia a seguir é só montar " como quem limpa o cú a meninos".:alien:
Agora o "fantasma " quanto a mim é falta de massa.
Uma pergunta, isso estava a funcionar bem e de repente ficou assim, ou houve alguma intervenção em outra coisa e deu origem a isso...!!!
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
Pois, ... já no ano passado quando foi à inspecção o inspector disse que era falta de massa mas que não ia olhar para isso.
Puxei um fio desde o negativo da bateria até ao casquilho da lâmpada dos piscas e nada, continua igual. Até as Luzes do tablier estão assombradas. Se fosse falta de massa, com o fio que puxei deveria deixar de acontecer a quebra de tensão. Com um voltímetro medi a voltagem das luzes de marcha a trás e oscilam +- 1 V o suficiente para notar a diferença. Realmente nota-se mais na traseira esquerda, na ponta mais distante do circuito.. mas com a ponte que fiz deveria resolver o problema mas nada ... ideias precisam-se ...
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
Uma pergunta de ignorante, o que é o efeito fantasma?

É quando os piscas interferem com um ou vários circuitos eléctricos. No meu caso os piscas estão a interferir com as luzes do tablier e com a marca trás, as luzes de presença e do travão de trás.
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal

Interferência no tablier, o mesmo acontece com as luzes na parte de trás do UMM, excepto a luz de nevoeiro.
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
Alguém consegue medir a voltagem do fio castanho (fio do meio na ficha que liga ao comutador das luzes piscas? o meu acusa 6 V (tem de dar uma volta a chave de ignição). É esta também a voltagem que sai do Relé (fio castanho). Pelo que vi no esquema abaixo, é um fio + para os piscas. Tenho dois relés (usados) e a saída é a mesma (6V-7V). Acho muito estranho ser tão baixa voltagem.

esquema do relé dos piscas (CL):

rele umm.png


esquema da ligação dos piscas e afins (+ind)

s-l16002.jpg
 
Top Inferior