Sr Tiago, a sua cabeca ja parece um repolho...
Mais para ler pois saber nao ocupa espaco:
Citando e texto redigido em 2008
(O destino final do papamóvel ainda não está traçado. Finda a exposição temporária, volta ao Seminário. )
A Diocese do Funchal associa-se às cerimónias dos 500 anos da cidade do Funchal trazendo para a rua o 'papamóvel' que foi utilizado por João Paulo II, na sua visita à Madeira, em Maio de 1991.
O 'papamóvel', apesar de ter sido oferecido pela Região, tem estado à guarda da Diocese, no Seminário Diocesano do Funchal, na Rua do Jasmineiro.
A meados de Julho foi conduzido a uma oficina para ser reparado afim de se apresentar, de cara lavada, aos madeirenses, a 21 de Agosto de 2008, dia da cidade do Funchal. É também uma 'gracinha' que a Diocese quer fazer ao Cardeal Ivan Dias, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, que se desloca à Madeira a 21 de Agosto para se associar às cerimónias dos 500 anos do Funchal.
Segundo o director do gabinete de informação da Diocese do Funchal, Pe. Marcos Gonçalves o papamóvel "vai ser exposto" no dia 21 de Agosto.
A mesma fonte confirmou que o veículo foi recuperado, nomeadamente ao nível da pintura. Ainda não está confirmado em que zona do Funchal o veículo será exposto.
Sobre o destino final do papamóvel, Marcos Gonçalves disse que nada está decidido. Após a exposição temporária ao público "deverá voltar novamente para o Seminário", disse.
Quando em Maio de 1991, João Paulo II passou quatro dias em Portugal e visitou, por um dia, a Madeira, o papamóvel feito por portugueses foi utilizado. O Governo Regional tinha preparado um papamóvel (oferecido pela UMM - União Metalo-Mecânica) para oferecer ao Vaticano. A matrícula não foi escolhida ao acaso (UX-19-91) 1991, ano em que o Papa veio a Portugal. 3.500 contos terá sido o custo da transformação (paga pela Região).
Mas o presente não terá sido aceite de imediato. O chefe da segurança do Papa, Pe. Roberto Tucci, terá confiado a Coelho Lima, chefe de segurança português, a decisão sobre se o carro era seguro para transportar Sua Santidade.
Coelho Lima mandou fazer algumas peritagens e sugeriu algumas adaptações nomeadamente a colocação de um interfone e de um depósito de combustível blindado. Apesar de ter alguns problemas de blindagem, o oficial português acabou por assinar, quase à última da hora, um documento em como se responsabilizava pela utilização do veículo na operação de segurança. O papamóvel, um jipe 'UMM' adaptado às necessidades do Vaticano, foi totalmente feito em Portugal na fábrica da 'Mocar'.
Em anos posteriores à imobilização do papamóvel, jornais e televisões (SIC, por exemplo), incluindo o DIÁRIO, quiseram saber onde se encontrava, em que estado estava e qual o destino do veículo. Alguns fóruns sugeriram que o carro fosse encaminhado para a colecção do Museu do Caramulo.
A 27 de Março de 2003, um dos responsáveis pela adaptação do veículo, Abel Spínola, então sócio-gerente do concessionário da UMM na Madeira, defendeu que o carro, por ser um símbolo, deveria ser exposto num museu.
Uma carta do leitor Gabriel Leça, a 6 de Abril de 2003, chegou a propor que o carro fosse desmontado e remontado dentro do Museu de Arte Sacra.
Mais recentemente, um outro leitor (Gonçalo Pereira) que presenciou ao reboque do papamóvel, a 22 de Julho de 2008, lamentou o destino do carro em que Sua Santidade colocou os pés.
cardeal vem de roma
O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Iván Dias, da Cúria Romana, desloca-se à Região a 21 de Agosto. Segundo o director do gabinete de informação da Diocese do Funchal, Pe. Marcos Gonçalves Iván Dias "vem agradecer o dom da fé que recebeu, através da evangelização dos portugueses".
Ivan Dias presidirá, na Sé, à missa solene e 'Te Deum' de acção de graças das comemorações dos 500 anos da Cidade do Funchal. O Funchal foi a primeira Diocese a ser criada fora do continente europeu. Estendeu-se desde os Açores, Brasil, África, chegando até à Índia (chegou a ser a maior Diocese do mundo). Ivan Dias nasceu em 1936, em Bombaim, na Índia (a mãe é de Goa).
DNoticias Madeira
Umas fotos do Papamovel UMM
Roubem ...
Roubem ...
Roubem e arquivem estas fotos nos vossos comp***dores e ESPALHEM A PALAVRA!!!!
umm...AMEN!
P.S. Tb nao me admira nada a "fonte" e o Tiago Coelho nao saber destes "pormenores"...quando a BESTA de um pais celebra um acordo ortografico que deixa "cair" a lingua como quem deixa cair a sua historia...portanto nao me admira nada que a "ovelha" nao saiba nada acerca do seu rebanho...