• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Overdrive

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas, apesar de alguns UMM terem overdrive estes são mt poucos gostava de saber mais coisas á cerca (como não há nenhum topico sobre esta materia) de eles com tipo de lubrificante k usam entre outras, o meu cournil tem e eu gostava de lhe fazer manutenção já k estou a restaurar tudo.

AbraçUMM, André Pires

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Olá... eu tb tenho uma overdrive no meu Cournil, e posso dizer que o lubrificante é o mesmo da caixa.
De resto o que é que queres saber mais??? coloca as questões.

Cumprimentos.
Nuno.

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Sobre o funcionamento é necessário carregar na embraiagem para ligar o overdrive? O teu quando o está na posição central desliga os dois veios, e quando está ligado fica engatado mesmo k estaja no ponto morto (isto com o carro desligado)? E quantidade de oleo?

AbraçUMM, André Pires

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
andre

overdrive no umm diz-me onde

abraçUMM

O que e nacional e bom. UMM sempre.
Miguel Mauricio
Alter II "91 Turbo
Moita do Ribatejo

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas, Miguel o overdrive eestá encaixado na caixa de tranferencia julgo ser na saida da tomada de força para traz.

AbraçUMM, André Pires

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Para accionar carregas na embraiagem... funciona como uma caixa normal, só que tem só 2 velocidades... o "on" e o "off". No "off" tens o carro a funcionar com as relações de caixa normais, e no "on" estás então com relações de caixa com menos força, mas com mais velocidade.
Tem tb um ponto-morto, e se estiver lá, é como na caixa normal, ou seja ficas sem caixa. Tem que estar sempre num dos lados.
Eu no meu até a uso quase sempre ligada, senão quase nem preciso da 1a...
Para tirares o pé da embraiagem, basta que tenhas uma das caixas em ponto-morto, e a outra deixa de funcionar.

Cumprimentos.
Nuno

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Ok, mas quando esta no 'on' mesmo com a caixa de velocidades no ponto morto ele fica engatado no teu tb acontece certo?

AbraçUMM,André Pires

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas, mais uma dúvida o overdrive tem um bujão em baixo para retirar o oleo e para colocar é o k está por cima abaixo do travão de mão?

AbraçUMM, André Pires

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Desculpa André... mas nunca mais me apercebi que tinhas colocado mais questões aqui...
Espero nao responder tarde, mas aqui vai.

Com a overdrive no "on", e se a caixa está no ponto morto, posso retirar o pé sda embraiagem à vontade, pois o carro está desengatado... ou então ao contrário, a caixa normal engatada, e a overdrive no ponto morto, e assim tb posso soltar a embraiagem.

Em relação ao óleo, coloca-se por um parafuso que está de lado, por cima da caixa. Dá para aceder por baixo do carro, com jeitinho.

Cumps
Nuno

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
para ter o overdrive tem que ter mais uma manivela certo? e o que faz o ouverdrive?

ummista dos algarves
cournil 83

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas, para ter overdrive é necessario ter outra manivela, o que ele faz é uma meia mudança acima, ou seja, tens uma mudança entre a 1ª e 2ª, 2ª e 3ª, 3ª e 4ª, e dps uma especie de 5ª.

AbraçUMM, André Pires

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
e isso é dificil de encontrar para eu colocar no meu corunil?

ummista dos algarves
cournil 83

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
é um pouco complicado... sei de um amigo meu que pede 500€ por uma, pq vai trocar a caixa por uma de 5...
O preço penso ser justo, mas não é barato...

Cumps UMMistas
Nuno

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas, vou ressuscitar este post, porque em principio vou trocar a minha caxa de transf e queria montar o overdrive na nova, já alguém fez isto é mt complicado???

AbraçUMM, André Pires

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Só dá nas caixas de transferência das caixas de 4 de marcha-atrás ao lado da primeira.
A ligação é simples. Basta tirares a tampa do topo da caixa de transferências e retirares depois o veio central da caixa de velocidades er ligares lá o dente da caixa de overdrive. Depois é colocares a caixa de overdrives e apertares os parafusos, "et voilá"...
Perdes uma tarde nisso.

Top Inferior