• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

O UMM vibraaaaaa!!!

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Eu sei que não é suposto ser um carro silencioso... mas a este ponto.....

Com o motor a trabalhar o carro vibra por ele todo.... o tablier vibra o banco vibra, os retrovisores, chapa.... ontem até reparei que os pneus traseiros (que também já estão ressequidos) vibram.... Mas isto, não é preciso por a mão para sentir, vê-se a olho....

Estava confiante em resolver o problema quando vi os meus suportes motor desfeitos.

A grande desilusão foi quando após meter dois suportes novinhos a coisa continua praticamente igual...

Quando dou um "cheirinho" no acelerador a vibração acalma bastante. Estive para aumentar o ponto de relanti do carro, mas penso que não seria top para o motor, e depois também não resolvia o problema, só o escondia.

Já reparei que tudo o que é borracha neste carro está pela hora da morte, será que é o conjunto de peças desgastadas que faz com que esta vibração se espalhe e amplifique? problema motor? se alguém tiver ideias?

Obrigado

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Esta minha opinião, é de um leigo,

Percebo muito pouco de mecânica, mas o que sei acerca dos UMM, permite-me dizer que é um "feitio" e não um defeito!
As ligações carroçaria/chassis são soldadas, e portanto tudo se transmite de forma instantanea. A grande vantagem, é que em termos de rigidez do conjunto, a solução resulta bem.

Vai daí, ser hobby conhecido dos proprietário de UMM, apertar regularmente parafusos........;)
Uma voltinha no meu COURNIL 494, e dava para imaginar esse ALTER, igual a um Tesla em andamento.....:D

Baratumm

UMMzito
Registo
26 Jan 2020
Bom dia,

deves ter aí algum apoio de motor ou na caixa estragado. Tens que que ver os apoios todos
Abraço

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Vendo melhor a coisa ele vibra parado ou em andamento...!!! 🤓 :alien:
Esta minha opinião, é de um leigo,

Percebo muito pouco de mecânica, mas o que sei acerca dos UMM, permite-me dizer que é um "feitio" e não um defeito!
As ligações carroçaria/chassis são soldadas, e portanto tudo se transmite de forma instantanea. A grande vantagem, é que em termos de rigidez do conjunto, a solução resulta bem.

Vai daí, ser hobby conhecido dos proprietário de UMM, apertar regularmente parafusos........;)
Uma voltinha no meu COURNIL 494, e dava para imaginar esse ALTER, igual a um Tesla em andamento.....:D
Nem mais, andar de Cournil é obra...ofereço a quem quiser dores nos osssos e mais umas coisitas de borla...!!!:cool::alien:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Ramalhais todos os dias e durante anos não será bem assim...!!!
Mas como na altura era o melhor que havia e dava uma 'pica" tremenda fazer Tancos , S.Jacinto na boa e a idade era outra, mas se fosse hoje continuava a fazer o mesmo e não dizia que não..., e que se fod...e...ssem as costas...!!! :cool: :alien:

Ramalhais

UMM
Registo
10 Mar 2016
Ramalhais todos os dias e durante anos não será bem assim...!!!
Mas como na altura era o melhor que havia e dava uma 'pica" tremenda fazer Tancos , S.Jacinto na boa e a idade era outra, mas se fosse hoje continuava a fazer o mesmo e não dizia que não..., e que se fod...e...ssem as costas...!!! :cool: :alien:
Eu sei. 😁 (y)
E na altura era em estradas bem piores...

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Essa vibração começou quando?
Houve troca de BI? (Lucas vs Bosch)
A vibração que descreve deve estar associada a algum mexerico feito no jipe!
Não ligue aos comentários dos cournileiros porque eles andam literalmente em cima de um tremor de terra ambulante, para eles qualquer Alter é um luxo 😂😂😂

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Eu sei que não é suposto ser um carro silencioso... mas a este ponto.....

Com o motor a trabalhar o carro vibra por ele todo.... o tablier vibra o banco vibra, os retrovisores, chapa.... ontem até reparei que os pneus traseiros (que também já estão ressequidos) vibram.... Mas isto, não é preciso por a mão para sentir, vê-se a olho....

Estava confiante em resolver o problema quando vi os meus suportes motor desfeitos.

A grande desilusão foi quando após meter dois suportes novinhos a coisa continua praticamente igual...

Quando dou um "cheirinho" no acelerador a vibração acalma bastante. Estive para aumentar o ponto de relanti do carro, mas penso que não seria top para o motor, e depois também não resolvia o problema, só o escondia.

Já reparei que tudo o que é borracha neste carro está pela hora da morte, será que é o conjunto de peças desgastadas que faz com que esta vibração se espalhe e amplifique? problema motor? se alguém tiver ideias?

Obrigado
A questão é, sempre foi assim ou começou agora?

Normalmente são 2 apoios no motor e 2 na caixa. Verifica o estado de todos. Depois afina as válvulas, a BI e os Injectores. Não tem que ser por essa ordem. Caso não resolva, não sei o que mais fazer.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Confirma os apoios das caixas e dá um toque ao ralenti, pode estar demasiado baixo.

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Fodxxx realmente deve ser engraçado. Seu eu já tenho que cortar o motor para falar com alguém que esteja cá fora... no cournil então deve ser preciso cortar o motor para falar com alguém dentro do carro 😂

O gajo já veio com esta tremideira toda, antes de eu começar a mexer no que quer que seja, a BI é lucas, foi desmontada para trocar vedantes mas isto já estava presente.

O Relantiim ( 😁 ) parece-me correcto. Os suportes do motor foram metidos novos mas não me lembrei dos suportes da caixa, vou verificar...

A ver se faço um vídeo para ilustrar a coisa 😅

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Bom há vibrar e VIBRAR !!!

Ate porque em andamento ele vibra, de uma forma que me parece normal... Mas parado acho que e um abuso.

Tentei fazer um vídeo, mas o estabelisador do telemóvel não deixa captar as vibrações na imagem...

Os suportes motor foram metidos novos, já verifiquei os da caixa mas estão bons...

Não sei, vou ter que controlar as borrachas e os parafusos todos a ver onde há folgas, e dar um aumento no relantim a ver se o gajo se acalma...

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Acho que o problema pode estar na BI!
Como tens uma BI Lucas verifica se a alavanca de corte de gasóleo manual da BI está demasiado avançada!
Essa alavanca se estiver muito adiantada pode originar essa vibração!
Vai ao parafuso de afinação e dá-lhe um pouco de folga, faz isso e se não resolver depois podes tentar melhorar atravez da afinação do lelantim do motor...

Top Inferior