• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

O restauro do UMM do Costa

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Olá a todos.

Apresenta-se o restauro do "Touradas", o UMM do meu amigo Costa.

O Touradas é um zombie que foi adquirido no supermercado de UMM's de Amares. Foi adquirido ás prestações, mas não na forma habitual...

UMM abraçUMM

j.aldeia

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006

Do que mais gostei, foi do motor... Não gasta gasóleo nenhum, mas também não sai barato em bifes e cerveja...

Este é um Alter 2 das primeiras séries, nasceu com um 2500 atmosférico, caixa de 4 de alumínio e já tinha travões de disco à frente e direcção assistida. Apresar do aspecto "fricky" foi uma base muito boa, o chassis está muito bom, sólido e sem podres. Apenas alguma ferrugem superficial, mas nada de mais. Além disso, ao vir desmontado uma parte do trabalho ficou feita e deu para avaliar melhor o estado do que se comprou.

Após o restauro passa a ser um 2300 TD com caixa de 5, travões de disco ás 4 rodas, bloqueio "tipo ARB" atrás, guincho e mais umas "paneleiriçes" que o Costa gosta (ele a mim nunca me enganou, sobretudo desde que pintou a vespa de cor-de-rosa para a esposa)

E seguiu-se a desmontagem, inventariação e limpeza dos primeiros componentes..

(um tipo sexy a trabalhar...)

UMM abraçUMM

j.aldeia

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006

Terminada esta fase, o UMM mudou de poiso para iniciar os trabalhos de recuperação.

e aqui começa o "hiato fotográfico" que tentaremos resolver, caso o Costa tenha tirado as fotos em falta...

Pintura do vão do motor e fundos

E agora o salto para uma fase muito mais avançada...

UMM abraçUMM

j.aldeia

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Aqui pode-se ver a cabeça de motor Honda, para aplicar no motor indenor e ficar com o sistema VTEC.

Os primeiros investimentos em insonorização, este UMM não pode fazer muito barulho porque o Costa agora já tem uma herdeira!

e um belo exemplo de uma aldrabice...

Ó Costa anda cá explicar que raio de trabalho é este!

Já muito mais foi feito, falta documentar ou apresentar as fotos. O UMM já andou uns metros e não falta muito para o levar à inspecção B. Tem sido uma luta épica com a mecânica, foram touradas atrás de touradas, mas nada está a ser deixado ao acaso ou sem rever. Só as caixas é que não foram abertas, de resto tudo foi revisto e ou reparado.

Assim que for possível, publicaremos mais fotos.

UMM abraçUMM

j.aldeia

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mas que belo regalo para os meus olhos abrir o forumm e ver que hà mais um belo restauro a ser documentado com fotos e tudo:p:p
...Ainda por cima pelo amigo Aldeia que ultimamente andava com pouco tempo livre para trazer boas novas a este espaco;)

O jipe està no bom caminho e na companhia certa, mas o Costa que se cuide porque jà ali vi dois pequenotes na casa dos 6 anitos a piscar o olho à màquina:D:D

Continuacão de bons trabalhos e obrigado pelas fotos;)

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
oleeeeeé...

Que delicia passar aqui pelo fórum UMM e ver um touradas.
Ainda dizem que a coisa está em baixo....

Devem de vir para cá de óculos de sol.
Já me ri à custa das paneleirices e gajo sexy!
Que soutien usa ele???
:-D

Porreiro o Costa salvar um UMM ... E o supermercado também.
E ir postando progressos e fotos pois isto já se arrasta desde o verão estou certo?

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
É verdade, este restauro já se arrasta à quase um ano. Não imaginam os problemas que houve a nível mecânico e eléctrico. O sistema eléctrico estava um caos, ainda se tentou recuperar mas conseguimos arranjar um novo e fomos por essa via. O motor não vem de um UMM, mas curiosamente trazia a combinação idónea, bomba Bosch e turbo KKK16. Foi a primeira tourada, conseguir o volante de motor, correcto que mais tarde derivou noutra tourada com o motor de arranque. A bomba injectora funcionava, mas estava toda corroída, teve que ser reconstruída. O turbo com a paragem quase bloqueou sozinho, teve um mergulho demorado em óleo para voltar a rolar. As transmissões tiveram que ser trocadas, problemas com a aplicação de travões de disco, os cubos e desembraiadores estavam uma miséria, enfim! Na mecânica nada foi fácil!

Mário é verdade, o utilizador "Aldeia" tem andado desaparecido, mas quase todos os dias venho cá como administrador. A verdade é que agora o tempo disponível e a paciência já não são as mesmas. Já que comentas isso, este UMM esteve para ser meu, fui uma das muitas estórias que foram envolvendo este restauro.

UMM abraçUMM

j.aldeia

pcosta

UMM
Registo
4 Jun 2014
Pois é companheiro, grande encrenca me meti ou que me arranjas-te, mas acho que valeu a pena. Hoje mandei umas aceleradelas e deu para esquecer tudo.
As touradas começaram logo quando fui pagar o IUC e não deu!!! Documentos cancelados??? Pois lá se foi a ideia de mudar o indenor, pois vamos ter uma inspeção B para reposição de matrícula.
Para montar o motor, faltava tudo quanto fosse parafuso ou apoios e sobravam tubos . Depois foi o motor que depois de aberto para montar juntas novas (kit de descarbonização), e por insistência do Aldeia, verificamos que a cabeça estava rachada. (cabeça nova retificada e junta nova e cabeça trabalhada).
Tudo montado outra tourada com bomba de agua que não era a correta, ventoinha que não era a adequada entre outras que fui esquecendo, pois sempre que me telefonavam, lá vinha encrenca.
Quando se pensava que o pior já tinha passado, vem a história do volante motor que não entrava na caixa. Tira caixa mete caixa, lá encontramos o adequado e começa a dor de cabeça com a embraiagem que não entrava, (turbo ou atmosférico são iguais), pois o tanas, era a do turbo (obrigado Jorge UMM online,pela paciência e disponibilidade), depois foi a saga do motor de arranque.
Agora, parece estar tudo em ordem mas depois de montar o kit de discos a traz, as jantes não cabem. Bota espaçadores.
Agora que esta quase tudo montado e parece que a tourada acabou ou espero que assim seja quando agora no início do ano for á inspeção B.
Obrigado Aldeia e espero estarmos com o touradas nas fumaças no dia 16 de janeiro .

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
seguem mais umas fotos meio desordenadas do processo de restauro. Amanhã este menino vai fazer a inspecção B!

UMMa alteração ao tablier

UMM abraçUMM

j.aldeia

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Foto da baía do motor com o intercooler de um TD5 (que naturalmente vai partir...)

inicio da montagem da capota

De momento não há mais, aguardam-se novas fotos Costa!

UMM abraçUMM

j.aldeia

pcosta

UMM
Registo
4 Jun 2014
Amanhã envio mais fotos do estado atual e se tudo correr bem, da folha verde.
Esta noite nem vou dormir, esperemos que antes do meio dia já tenha boas notícias.
Hoje fui ás compras para o interior, alcatifas, na pitas, alarme e fecho central também já chegou, o motor novo do guincho chega para a semana, enfim muita mão de obra interior e mais umas ligações.

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Tens o mesmo intercooler que eu tenho no meu Imperador, fantástica escolha! vais notar as performances

Top Inferior