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O meu UMM Alter I de 86

Filipe Rodrigues

Iniciado
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9 Fev 2021
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12
Finalmente chegou o dia de apresentar o meu UMM.
Para quem se recorda, pretendia comprar um UMM de 93 turbo com 8 lugares e bancos corridos, pois bem, foi exatamente isso que eu não comprei. 😂

Numa das passeatas por aldeias aqui da minha zona encontrei um UMM parado no meio de um terreno, cheio de erva à volta e com prenda e tudo lá dentro (uma colmeia), tudo apontava para um carro abandonado que não andava á muito tempo pelo dono que certamente o iria deixar estragar. Parei o carro e comecei á procura de alguém que soubesse alguma coisa do UMM e como podia contactar o dono. Encontrei uma senhora que lá me deu um contacto do dono e vai de começar a tentar fazer negócio.
1º o dono não estava muito interessado em vender, pois tinha restaurado o carro em 2013 mas nunca andou muito com ele pois o carro fazia um barulho estranho no motor e ele nunca consegui-o perceber o que era. Depois de muita conversa e por algumas centenas de €€€ lá consegui colocar o carro no reboque.
Uma lavagem exterior, uma limpeza interior, uma bateria nova, check up do óleo, liquido refrigerador, etc... dou à chave e qual não é o meu espanto o carro pega á primeira. De fato faz um barulho estranho uma espécie de bater e deita fumo branco pelo escape (talvez sejam segmentos, ou os injetores ou a bomba injetora, não sei) mas o carro anda.
Deixo aqui algumas fotos de quando o fui buscar. Já agora se alguém perceber de mecânica, que seja aqui de perto de Torres Novas e me possa ajudar a perceber o que possa ser isto e fazer ou aconselhar alguém que me faça uma revisão geral no UMM (depois de tanto tempo parado queria fazer uma revisão geral a tudo agradeço e ofereço as minis 🍻.
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MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
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Cortegaça
Bom dia Filipe.
Parabéns pela compra, não foi a plena realização do teu sonho mas certamente ficarás bem servido!
Agora para começar deves tirar esse carter, ver se há limalha no fundo e verificar como estão as capas das bielas!
Caso alguma esteja em mau estado pode ser responsável pela tal batida estranha no motor assim como originar uma avaria mais grave!
Uma inspeção minuciosa na parte baixa do motor já te dá uma ideia do estado dele...
Não ponhas o motor a trabalhar caso suspeites do mau estado das capas de biela!
São baratas, por isso não corras riscos...
Boa sorte.
 
Última edição:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
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Júpiter
Parabéns pela aquisição da UMMáquina...!!!
Entroncamento não fica muito longe de T. Novas, se for preciso algum conselho ou falar sobre a UMMáquina estou sempre disponível...!!! :cool: :alien:
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
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Porto
Finalmente chegou o dia de apresentar o meu UMM.
Para quem se recorda, pretendia comprar um UMM de 93 turbo com 8 lugares e bancos corridos, pois bem, foi exatamente isso que eu não comprei. 😂

Numa das passeatas por aldeias aqui da minha zona encontrei um UMM parado no meio de um terreno, cheio de erva à volta e com prenda e tudo lá dentro (uma colmeia), tudo apontava para um carro abandonado que não andava á muito tempo pelo dono que certamente o iria deixar estragar. Parei o carro e comecei á procura de alguém que soubesse alguma coisa do UMM e como podia contactar o dono. Encontrei uma senhora que lá me deu um contacto do dono e vai de começar a tentar fazer negócio.
1º o dono não estava muito interessado em vender, pois tinha restaurado o carro em 2013 mas nunca andou muito com ele pois o carro fazia um barulho estranho no motor e ele nunca consegui-o perceber o que era. Depois de muita conversa e por algumas centenas de €€€ lá consegui colocar o carro no reboque.
Uma lavagem exterior, uma limpeza interior, uma bateria nova, check up do óleo, liquido refrigerador, etc... dou à chave e qual não é o meu espanto o carro pega á primeira. De fato faz um barulho estranho uma espécie de bater e deita fumo branco pelo escape (talvez sejam segmentos, ou os injetores ou a bomba injetora, não sei) mas o carro anda.
Deixo aqui algumas fotos de quando o fui buscar. Já agora se alguém perceber de mecânica, que seja aqui de perto de Torres Novas e me possa ajudar a perceber o que possa ser isto e fazer ou aconselhar alguém que me faça uma revisão geral no UMM (depois de tanto tempo parado queria fazer uma revisão geral a tudo agradeço e ofereço as minis 🍻.
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Mais um de volta! Isso é que interessa. Força nisso :)
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Barcelos
Eu começava por perceber de onde vem o barulho, pode ser uma coisa simples ou não. Pode ser válvulas desafinadas, tensor da corrente de distribuição, capas das bielas, válvulas a bater nos pistões...

Fumo branco pode significar várias coisas. Tens de avaliar se o fumo é só quando está frio, ou se se mantém depois de quente.

Caso seja só em frio, pode estar relacionado com a injectores/BI e/ou velas incandescentes.

Caso seja constante, está relacionado com água na combustão. Pode ser junta partida e/ou cabeça/bloco partido.

Depois de avaliar que o motor não tem nenhuma avaria catastrófica, avançava para uma boa revisão.

O facto de ele pegar bem, é bom sinal.

PS: andes disso tudo, mudava óleo, filtros e gasóleo.
 

Aldeia

Administrator
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Registo
31 Jul 2006
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Para um UMM abandonado, está com muito bom aspecto. Em relação ao motor, já tudo foi dito, começa pelo mais simples, mas se esteve parado muito tempo, provavelmente a junta da culassa estará podre. Se o UMM foi acessível, então tens "plafon" para sacar o motor fora e fazer uma revisão a sério.
 

Filipe Rodrigues

Iniciado
Registo
9 Fev 2021
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Obrigado a todos pelos comentários.
Sim a ideia será mesmo fazer a revisão geral a tudo para depois não ter chatices de futuro. Consegui arranjar um mecânico que irá ver o UMM na sexta e logo me vai dizer se ele acha que seja uma coisa simples ou não, no entanto também já recebi a opinião que se for uma coisa mais complicada e cara de se fazer que talvez gaste o mesmo e em vez de andar à procurado do problema e mandar arranjar este motor, poderei colocar antes o motor 2.5 turbo com caixa de 5 que compensa mais do que o meu de caixa de 4 com melhores consumos, menos ruído e velocidades melhorzinhas para viagem. Qual a vossa opinião?
Obrigado
 

polikarpo

UMMzito
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15 Nov 2011
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Muitos Parabéns pela aquisição, esta muito bonito o UMM!!
Sem duvida que o UMM ficaria melhor com um motor turbo e caixa de 5 mas tudo depende dos euros que se podem gastar..
 

JSousa

UMM
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12 Mai 2008
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Boas, eu gastei à volta de 2000€ na reparação do meu 2.5 atmosférico em 2019, na altura pensei nessa hipótese de montar um 2.5 turbo, mas depressa desisti, tinha que comprar um motor turbo usado, sem saber o estado dele, teria de o abrir e fazer uma revisão completa para ficar descansado, iria gastar muito mais. lembrei-me então de que em 2009, um ano após comprar o meu UMM, começou a deitar jorra pelo tubo do respiro, fiz a estupidez de ir a correr comprar um motor usado mas que estava bom, oito dias após montar o meu motor usado mas bom parecia um motor a tirar água dum poço, pelo escape. Lição: repara o que tens, ficas a saber com o que contas e desfruta do UMM, depois mais tarde se chegares à conclusão que esse conjunto não serve, fazes a troca ou vendes e adquires um UMM turbo.
Se queres: melhores consumos, menos ruídos e velocidades melhorzinhas, acho que não fizeste a melhor opção.
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
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Um motor turbo é outra coisa. Eu troquei o meu motor atmosférico por turbo. Troquei porque queria potência e não por problemas.

Se o teu desejo era ter um turbo, não gastes dinheiro nesse motor.

Se estiver bom e não quiseres gastar dinheiro, mantém esse. Se quiseres gastar dinheiro, vende esse e compra um turbo.

Se estiver mau, compra um turbo. O preço de arranjar um turbo ou um atmosférico é o mesmo, só gastas o dinheiro do motor a mais e acredita, vale a diferença. E podes ter a sorte de vir em melhor estado que o teu e nem gastas isso.

Nunca conheci ninguém que trocou por turbo e se arrependeu. Mas já conheci quem restaurou motor atmosférico e se arrependeu e acabou por trocar motor restaurado por motor duvidoso...
 
Registo
29 Abr 2014
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Excelente aquisição!

Já tudo foi dito sobre o motor. Agarra-te a ele antes que tenhas maiores danos.

Sobre a troca por um turbo....não te esqueças que tens um Alter I e a aplicação não é direta.

O motor trabalha direito e o turbo fica a bater na chapa. Para a configuração que tens com caixa de 4vel acho o motor atm suficiente.
 

Filipe Rodrigues

Iniciado
Registo
9 Fev 2021
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Bom dia a todos.
Já se passaram alguns meses que aqui publico a evolução mas na realidade desde que comprei o jipe descobri alguns problemas.
Aquilo que pensava ser afinações e revisões acabei por ter o motor partido e outros tantos problemas (Um pesadelo). Ainda comecei a tratar algumas das ferrugens mas era tanta coisa a fazer, e sempre que resolvia um problema aparecia mais 2 ou 3 assim como, cada vez que desmontava havia sempre peças a sobrar.
Posto isto e com a minha falta de conhecimento e experiencia achei que devia ir para alguém que soubesse disto a sério e lá foi o UMM para a Cruzatilde onde o mestre Sérgio o restaurou e na minha opinião fez um excelente trabalho.
Aliás deixo o meu agradecimento a ele, que com toda a sua paciência me ensinou, e aconselhou aquilo que devia ser feito já.

Passo a descrever o que foi feito e o relato fotográfico do que se passou.

Reconstrução Motor, Caixas ZF e Diferenciais
Pintura de Chassi e isolamentos novos 2 camadas
Reconstrução da instalação elétrica com melhoramentos
Reconstrução de todo sistema de travagem ( mantendo os originais de tambor )
Aplicação de bancos e alterações no interior e exterior

Num futuro próximo e quando houver t€€mpo, será aplicado travões de disco às 4, direção assistida e uma pintura com o devido tratamento de alguns pontos de ferrugem na capota

Agora é tentar aproveitar e fazer quilómetros :p
Bem haja a todos
 

Anexos

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MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.939
Localização
Cortegaça
Foi pouca sorte no carro que compraste mas à medida que vais arranjando vais sabendo melhor o que tens em mãos!
Na minha opinião o alter 1 é o pior UMM que se pode comprar principalmente quando se tem aspirações em ter um jipe um pouco mais moderno!
Se for para andar com o carro original é um carro bastante fiável, robusto e até com melhor tratamento de chapa do que os modelos mais recentes, mas se for para ir alterando e melhorando à semelhança dos Alter 2 mais vale comprar logo o alter 2!
Alteração de travões costuma ser o primeiro passo, depois vem a alteração da direcção assistida, depois vem alteração das caixas de velocidades e depois começas a pensar na troca do motor..... enfim vai ser sempre a investir em material que como sabes está ao preço do metal precioso dourado!
Pior ainda quando tens de pagar para fazer todo esse trabalho por não teres conhecimento de mecânica!
Se gostas do carro e pretendes ficar com ele, mantém a mecânica original sempre bem afinada e com manutenção periódica adequada para poupar uns bons euros...!
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.771
Localização
Júpiter
Olha rapaz, nem sei o que te dizer, vocês malta nova devem andar sempre na Lua, ainda na semana passada houve um encontro de UMMs bem perto de ti, local ideal para apresentar o carro ou ir lá tirar duvidas..., mas como sempre só aparecem quando estão com o cú apertado, e se reparares bem aquando da tua Apresentação disse que era do Entroncamento e qualquer coisa era só apitar, será assim tão dificil falar com as pessoas...!!! :cool: :alien:
 

Filipe Rodrigues

Iniciado
Registo
9 Fev 2021
Mensagens
12
Olha rapaz, nem sei o que te dizer, vocês malta nova devem andar sempre na Lua, ainda na semana passada houve um encontro de UMMs bem perto de ti, local ideal para apresentar o carro ou ir lá tirar duvidas..., mas como sempre só aparecem quando estão com o cú apertado, e se reparares bem aquando da tua Apresentação disse que era do Entroncamento e qualquer coisa era só apitar, será assim tão dificil falar com as pessoas...!!! :cool: :alien:

Boa tarde.
Eu estive a trabalhar por isso é que não pude ir ao encontro mas mostrar o carro só mesmo no próximo porque só o pude ir buscar este Sábado.
Eu lembro-me de me ter oferecido ajuda o que eu agradeci e volto a agradecer.
Sigo este forum com bastante interesse e tirei várias ideias daqui, no entanto na altura uma vez que não tenho nem experiência em mecânica nem muito tempo e era para fazer um restauro de fundo preferi entregar ao Sérgio que sabe bem o que faz.
Agora com o carro arranjado quero ir começando aos poucos a tentar fazer as manutenções e revisões e se a ajudar continuar de pé agradeço 😅👍👍
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
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16.771
Localização
Júpiter
Boa tarde.
Eu estive a trabalhar por isso é que não pude ir ao encontro mas mostrar o carro só mesmo no próximo porque só o pude ir buscar este Sábado.
Eu lembro-me de me ter oferecido ajuda o que eu agradeci e volto a agradecer.
Sigo este forum com bastante interesse e tirei várias ideias daqui, no entanto na altura uma vez que não tenho nem experiência em mecânica nem muito tempo e era para fazer um restauro de fundo preferi entregar ao Sérgio que sabe bem o que faz.
Agora com o carro arranjado quero ir começando aos poucos a tentar fazer as manutenções e revisões e se a ajudar continuar de pé agradeço 😅👍👍
Sem stress, estou sempre disponível para ajudar quem precisa, é só combinar a hora para primeiro emborcar umas mínis antes de começar o serviço...!!! ;) :alien:
 
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