• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Nome original do farol

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boa noite caros UMMistas,

Gostaria de saber o nome da peça que encontro neste capo, que era utilizado nos carros militares, para incandear, não sendopossível a sua identificação. Encontra-se do lado direito da foto, ou seja, lado do condutor.

Também para o mesmo efeito, existia algo que dividia o farol dos piscas frontais. Também gostaria de saber o seu nome. Não tem na imagem.

Bem-haja pela ajuda,

Paulo Bandeira - Cournil 84
"É a vontade que move montanhas"

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiro :)
Eu conheço pelo nome vulgar "olho de gato". Não sei qual é o nome técnico. Sempre ouvi falar em farois tipo "olho de gato" que permitem iluminar os trilhos sem que sejam vistos pelos meios aéreos.
Espero não estar a dizer uma barbaridade.. :D
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84
Aveiro/Viseu

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Sim, é esse mesmo nome que procurava. E as características são mesmo essas.

Desde já, obrigado pela dica,
Cumprimentos,

Paulo Bandeira - Cournil 84
"É a vontade que move montanhas"

Registo
8 Jun 2006
Amigo Bandeira

Os carros militares tácticos têm dois sistemas de iluminação. Um idêntico ao de uma viatura "normal" e outro a que tem o nome internacionalmente aceite de luzes de "blackout".

Este último sistema, é denominado em Portugal por "luzes de combate" e popularmente conhecido por "olhos de gato". Repare que “Sistema de Blackout”/Luzes de combate"/"Olhos de gato" não são apenas aqueles que se encontram sobre o guarda-lamas do lado do condutor, todos os outros faróis (à excepção dos Max./Med.) possuem essas características.

Ligando o sistema de “luzes de combate”, são desligados os faróis de max./med. e ligado o tal farolim sobre o guarda-lamas, todas as outras luzes são comuns aos dois sistemas

Uma das mais interessantes é a possibilidade de determinar a distância aproximada entre o veículo que eu conduzo e o veículo que vai à minha frente ou atrás de mim! Por meio de desenhos formados por chapas internas nos faróis, quando o sistema de Blackout está activo (aceso).

Como diz o Marques, este sistema dificulta a observação das viaturas por meios aéreos inimigos, e são o método certo para dar uma marretada no carro da frente:D

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Top Inferior