• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Nome "ALTER" - de onde vem?

jbraganca

UMM
Registo
1 Mai 2006
Mensagens
427
Localização
-
O nome "ALTER" - de onde vem?
Esta pergunta pode parecer muito infantil... Mas qual é a origem do nome do modelo UMM?...
 

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.076
Localização
Portugal
e uma boa pergunta sim senhor!

penço que nome Alter possa dar a ideia de robustes, puro e duro e simples como um alter para fazer exercicio:D:D:D:D
bem eu tenho uma Alter I UMM(nao de ginasio:cool:) e digo-te tambem da para fazer exercico aquela direçao assistida a braços e do melhor para fazer musculaçao.hehehe:D:D

Paulo Alves
 

jbraganca

UMM
Registo
1 Mai 2006
Mensagens
427
Localização
-
... Mas no ginásio usa-se o Haltere.

"Alter" é uma raça de cavalos, pelos vistos de Alter do Chão (onde existe a Coudelaria de Alter)... Será daqui que vem o nome...
Há por aqui alguém ligado à fábrica UMM que posso esclarecer esta dúvida?
 

ummfly

UMM
Clube UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.474
Localização
Portugal
Boas João,

Penso que tens toda a razão, pois aparentemente o nome Alter deriva de Alter do Chão, onde existia ou existe a Coudelaria de Alter, e ai nessa zona era criado um cavalo na altura denominado como puro sangue lusitano e com umas caracteristicas excepcionais.
Então devem ter juntado tudo isso e como também este puro sague lusitano era de origem portuguesa dai talvez ter vindo o nome Alter.
Ao final o cavalo e o UMM são dois "bichos do mato#...heheheh
Por outro lado existem correntes que defende a tese de que esta denominação vêm de ter sido a evolução do cournil que como foi uma Alteração, dai talvez advir o nome Alter.
Penso que deve ter havido alguma relação com tudo isto, mas estas são apenas algumas informações que fui recebendo de pessoas que de certa forma estiveram ligadas à UMM.
Mas confesso que até gostava de saber mais acerca disto e saber realmente quem foi o "inventor" desta denominação para as nossas máquinas.
Pode ser que por ai, exista alguém que possa completar melhor toda esta informação.

 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
De facto é como o jbragança referiu... o nome vem da raça de cavalos.
Por ser lusitana e representar força e puro sangue... tudo características que quiseram imp***r ao UMM
 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
981
Localização
Portugal
Ola penso que o nome de Alter deve vir do latim que quer dizer o OUTRO

UMM abraço
Samuel Sousa
 

jbraganca

UMM
Registo
1 Mai 2006
Mensagens
427
Localização
-
Já temos uma série de explicações, todas elas prováveis!
Também podem ter escolhido um nome abrangente para assentar que nem uma luva às características do veículo:
- hALTERe do ginásio = forte, pesado
- Coudelaria de ALTER do Chão = cavalo puro sangue lusitano
- ALTERação do Cournil
- ALTER (latim) = o outro

Para confundir/aprofundar mais um pouco a questão:
O modelo ALTER ALVOR, acaba por aceitar interpretações diversas:
- ALVOR = localidade no Algarve (nome de localidade em Portugal, tal como Alter do Chão)
- ALVOR = a luz da aurora; alvura, brilho (figuradamente = início)

Como se pode ver pelas imagens no post: http://1140tv.blogspot.com/2006/05/mais-umm-alter-alvor_25.html , os autocolantes decorativos exteriores representam um sol a nascer (no mar?...)

 

Jpiugo

Iniciado
Registo
28 Out 2006
Mensagens
42
Localização
Portugal
Boas,o Sr Castanheira que esteve na UMM desde o inicio,ja me contou a historia toda (alter), vou falar com ele novamente e depois conto.

cUMMprimentos
 

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.076
Localização
Portugal
hehehe desculpem la a calinada ALTER em vez de haltere.sempre fui mau a portugues:blush:.
sendo assim que se escreve pode nao ser a minha explicaçao a mais correcta:dizzy_face:

Paulo Alves
 

jbraganca

UMM
Registo
1 Mai 2006
Mensagens
427
Localização
-
A calinada no "alter/haltere" pode fazer sentido, pois o som da palavra é muito parecido. E pode ter sido escolhido por esse motivo.
Entretanto pode ser que se faça (mais) luz com a explicação que o Jpiugo vai procurar.
 

jbraganca

UMM
Registo
1 Mai 2006
Mensagens
427
Localização
-
Não me parece que o nome venha de alterne!
A única coisa que estes carros têm relacionado com vacas, é à frente, o mata-vacas. :)
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
Boas!

Eu já li sobre a origem do nome ALTER, mas não encontro onde...provavelmente já foi à algum tempo e no site da umm (que já não existe)...mas nesse texto falava da historia toda do UMM...desde o senhor Cournil que criou o primeiro modelo, que depois vendeu à UMM, etc etc etc...

Tal como o ummfly disse, o nome tem origem no cavalo que se criava em Alter do Chão. Dadas as suas caracteristicas decidiram adoptar esse nome também para o modelo da UMM. ;)

cUMMprimentos
Benjamim Pitacho
 

Calhau

UMM
Registo
15 Jan 2007
Mensagens
299
Localização
Portugal
Do que tenho falado com malta mais velha (tenho 30 anos), ALTER deriva de Alteração.
Alteração ao modelo original Cournil.
Boatos? Não sei.
 
Top Inferior