A minha colocação deste tópico tem também por objectivo trazer a opinião dos preparadores/conhcedores (cheguem-se á frente srs. PETERTUMBLE,TEBI, ******* e outros demais) sobre a possibilidade/viabilidade de preparar um UMM (tipo o do ALTERUMM) para competição. Bem sei que no que diz respeito a diferenciais, caixas, transmissões, suspensões, travões e outras acabadas em ões (ou não) teria de se "artilhar" um bocadinho de maneira a não ficar com um valente puzzle de estilhaços, mas até isso já eu falei aqui no forum com tópicos com sistemas que substituem as várias rótulas existentes no sistema de tracção com o conhecido "Thompson Coupling" (fazem por medida semi-eixos e transmições) com uma resistência incrivél bem como um verdadeiro "descanso" para a mecânica, quer do funcionamento dos diferênciais, quer do esforço de motor e caixas bem como a eliminação de vibrações. Quanto a travagem, também já aqui falei de sistemas vendidos nos Estados Unidos para os diferentes Dana, aconselhando-se para o efeito talvez a utilização de Dana 60 com travões de disco ás 4 em que atrás algo do género
http://www.tsmmfg.com/2580J20.htm fosse o ideal havendo a possibilidade de se usar discos ranhurados e perfurados para melhor eficácia. Sei que vão aparecer aqui alguns a escrever coisas como "isso era muito dispendioso" "dificil implementação" mas estamos a falar de uma possibilidade para um mundo onde os investimentos para se ganhar alguma coisa, são avultadissimos e isto fica muito longe de uma preparação de um Race Touareg ou um BMW X-Raid. Só peço para sermos sonhadores por momentos e, um dia pode-me calhar o Euromilhões, considerarmos o potencial de um projecto como este, que até poderia relançar o UMM na história do desporto automóvel através de uma série de ProtUMM's.
UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente sócio Clube UMM nº96