• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Mudar o Oleo dos Diferenciais

FerreiraJMC

UMMzito
Registo
7 Jul 2008
Olá a todos!
Resolvi mudar o oleo dos Diferenciais, mas surgiram-me algumas duvidas:

(Coloco aqui algumas fotos para ajudar)

Diferencial Trazeiro

Diferencial Dianteiro

Legenda:
1 - Serve para acertar o nível do oleo
2 - Respiro
3 - Serve para retirar o oleo

Duvidas:
1 - Esta legenda está correcta?
2 - Qual tipo de oleo apropriado para os diferenciais, é valvolina ou oleo (igual ao do motor)?
3 - Para saber se está no nível, devo meter oleo até sair pelo ponto 1 na legenda (desapertando o referido parafuso)?
4 - Para retirar todo o oleo que lá tem, devo retirar aquela tampa frontal?
5 - Já que vou retirar as referidas tampas, como faço para saber qual a relação que os diferenciais têm, isto é, sei que existe uma espécie de pinhons no seu interior, que variam de gipe para gipe.
6 - As diferentes relações servem para que o gipe fique a andar mais (maior velocidade) e consequentemente menos força e vice-versa? Um pinhão menor torna o gipe mais rápido?

Certo de um bom esclarecimento....

cUMMps

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:

Duvidas:
1 - Esta legenda está correcta?

Correcto!

2 - Qual tipo de oleo apropriado para os diferenciais, é valvolina ou oleo (igual ao do motor)?

Para o da frente é valvunina 80/90 normal, para o trazeiro é valvulina LS, como por exemplo a Castrol Hipoy LS 90. Uma busca no FORUMM e encontras as outras referências.

3 - Para saber se está no nível, devo meter oleo até sair pelo ponto 1 na legenda (desapertando o referido parafuso)?

Correcto!

4 - Para retirar todo o oleo que lá tem, devo retirar aquela tampa frontal?

Não é necessário mas neste caso convém. Para retirar a valvunina velha basta desapertar o bujão que está por baixo (o numero 3 da tua legenda) e depois colocas a nova pelo bujão "1". Contudo como acho que compras-te o UMM recentemente é conveniente abrir as tampas para ver como está o miolo. Aproveitas para limpar o interior com petróleo à pressão (usa um compresor) e deixa secar bem. Vais necessitar de silicone de juntas auto (qualquer loja de peças auto te vende isso) para vedar as tampas do diferencial.

5 - Já que vou retirar as referidas tampas, como faço para saber qual a relação que os diferenciais têm, isto é, sei que existe uma espécie de pinhons no seu interior, que variam de gipe para gipe.

A relação do diferencial é obtida pelo calculo da divisão do numero de dentes da roda da coroa pelos dentes do pinhão. No teu caso a tua relação é 5.38 (se não me engano:D)

6 - As diferentes relações servem para que o gipe fique a andar mais (maior velocidade) e consequentemente menos força e vice-versa? Um pinhão menor torna o gipe mais rápido?

sim mas além do pinhão também tinhas que trocar a roda de coroa. mas aconselho-te a deixar como está;)

UMM abraçUMM

j.aldeia

Vivemos e morremos... Disfrutem do intevalo!

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
As legendas estão bem e tudo o que o Aldeia disse tambem é correcto;)
Mas como tens os diferenciais Dana44(se forem de origem os 2 devem ser os chamados "brasileiros")normalmente os Dana44 "brasileiros" não têm bujão por baixo para tirar a Valvulina,tens mesmo que desmontar a tampa,mas até é bom pois obriga-nos a "olhar" lá para dentro e ver o estado do mesmo.

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Eu tenho esse mesmo problema! Desapertei o bujão que suponho serve para ver o nivel, e verifiquei que a valvulina está mais tipo café com leite, o que penso ser água misturada. No entanto não encontro nenhum bujão para esvaziar os diferenciais. Pensei em desapertar a tampa , mas não sei se são necessárias juntas próprias ou se se pode usar apenas vedante de silicone apropriado (resistente aos óleos).Ambos os diferenciais são iguais e sendo o cournil de 84 penso que são Dana44. Outra questão é se devo lavar o miolo depois de exposto ou apenas deixar escorrer bem.

Cumprimentos
P Farmer
Brummble

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by Brummble

Eu tenho esse mesmo problema! Desapertei o bujão que suponho serve para ver o nivel, e verifiquei que a valvulina está mais tipo café com leite, o que penso ser água misturada. No entanto não encontro nenhum bujão para esvaziar os diferenciais. Pensei em desapertar a tampa , mas não sei se são necessárias juntas próprias ou se se pode usar apenas vedante de silicone apropriado (resistente aos óleos).Ambos os diferenciais são iguais e sendo o cournil de 84 penso que são Dana44. Outra questão é se devo lavar o miolo depois de exposto ou apenas deixar escorrer bem.

Cumprimentos
P Farmer
Brummble

Se pelo bujão do nivel sai "cafe-com-leite" o melhor e o mais rapidamente possivel é tirar a tampa, deixar escorrer e lavar com pretoleo todo o miolo do diferencial,não é preciso desmontar nada(só a tampa)e com uma pistola daquelas de lavar á pressão do compressor lavas todo o interior,eu faço sempre isso no meu quando troco a Valvulina;)
Depois se tiveres silicone indicado para esse fim não precisas de junta para a tampa.

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
estive tambem hoje a mudar o oleo dos diferenciais mas no meu casó era mais sopa de cove muito escura, era um calde verde bem escuro, suponho que já nao tinha sido mudado à muito ..

tinha felizmente um bujão de esvaziamento.

Carripana on the way ...

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
quote:Originally posted by Fante

estive tambem hoje a mudar o oleo dos diferenciais mas no meu casó era mais sopa de cove muito escura, era um calde verde bem escuro, suponho que já nao tinha sido mudado à muito ..

tinha felizmente um bujão de esvaziamento.

Carripana on the way ...

Se não estiver em erro, o teu UMM é novo na tua mão. Não perdes nada em tirar a tampa e ver se não andam aí dentes roídos. Mas se já lá meteste a valvulina nova...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
alex, estou so à aguardar a resolução do problema do fumo, que talvez terá mesmo que ir ao "médico" hoje mesmo reparei que, quando emprestei a maquina, ao dar a "meeze" é uma autentica bola de fogo!!
vou aguardar para quando for ao macaco.

Carripana on the way ...

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Com o reaparecimento deste topico esclareceram-me muitas duvidas tambem que ja tinha falado com o pedroalcanena que tem sido impecavel comigo, atura-me sempre para duvidas via telf. ehehe Obrigado Pedro e todos os membros que me tem ajudado.

cUMMps

kiki

UMMzito
Registo
5 Set 2007
Ola amigos, como eu sou novo no forumm e Adoro o jipe UMM,mas tenho um primo que tÊm,gostava que alguem me ajuda-se ....
COMO NOS sabemos o jipe tÊm dois diferencias eu sei que leva uma valvulina especial eu gostaria de saber se posso meter esta valvulina (shell spirax AUTOMOTIVE AXLE OIL 90 LS)

um grande abraco ele gostam de terra ......

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by kiki

Ola amigos, como eu sou novo no forumm e Adoro o jipe UMM,mas tenho um primo que tÊm,gostava que alguem me ajuda-se ....
COMO NOS sabemos o jipe tÊm dois diferencias eu sei que leva uma valvulina especial eu gostaria de saber se posso meter esta valvulina (shell spirax AUTOMOTIVE AXLE OIL 90 LS)

um grande abraco ele gostam de terra ......

Sim colocas esse oleo no diferencial de trás, no da frente é o 80w90.

Pedro
For every piece to fall in place
Forever gone without a trace
you'll rise it takes its shape
No turning back, don't turn that page
Come now im leavin here tonight
Come now lets leave it all behind
Is that the price you pay?
Runnin through hell, heaven can wait

Vicente

Iniciado
Registo
28 Out 2012
Boa tarde Pessoal.
O diferencial de trás do meu UMM começou a verter valvulina pelo respiro (2).
Verifiquei que o mesmo estava desapertado.
Apertei, limpei bem e atestei o diferencial.

após uns kms, olhei para lá e continua a perder valvulina!

Em condições normais, não é suposto sair valvulina pelo respiro, certo?

Isto poderá indicar algum problema no diferencial?

Obº,
Alexandre Vicente.

UMMAIA

UMM
Registo
28 Mai 2007
Provavelmente indica que puseste valvulina a mais.
Qual foi a quantidade que puseste?

Vicente

Iniciado
Registo
28 Out 2012
Coloquei no parafuso que se encontra a meio do diferencial e com o jipe nivelado.
Terá o respiro algum tipo de vedante, o-ring, etc?

ramcosta

Iniciado
Registo
23 Fev 2019
Boa tarde,

Alguém tem as fotografias do primeiro post? Era excelente para ficar a perceber exatamente.
:)

Top Inferior