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Mudança de oleos de caixa de velocidades, transmissão e diferenciais

Registo
5 Mar 2021
Mensagens
249
Bom dia caros amigos,
Apesar de encontrar vários tópicos sobre este assunto deparei-me com um problema, e que aparentemente vai aparecendo em vários tópicos.
Sendo caloiro na coisa e estando a preparar a operação, de mudança de oleos de caixa de velocidades, transmissão e diferenciais do meu Alter II de caixa de 5 de 92, efetuei as minhas pesquisas no forum, mas como muitos tópicos são antigos as imagens não estão disponíveis.
Por isso venho pedir se alguém tem, ou disponibiliza imagens onde se identifique claramente os bujões de drenagem e nível de cada um dos componentes bem como o modo de meter o oleo, se pelos bujões de nivel ou tampas.
Obrigado.
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.195
Localização
Barcelos
Nos eixos é fácil de identificar o bujão de nível e de drenagem. Eu encho com a lata da valvulina e com um funil pequeno com ponta flexível, até começar a sair pelo mesmo bujão.

Nas caixas, nunca mudei, só repuz níveis. Uso uma bomba de drenagem de óleo que comprei no lidl.

Vou tentar arranjar fotos dos bujões.
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.944
Localização
Cortegaça
Os bujons são fáceis de reconhecer...
Os de drenagem ficam na parte inferior, os de nivel ficam nas laterais das caixas, são bujons que para desapertar e apertar precisas de usar uma chave específica quadrada!
Nas caixas de velocidades e transferências de alumínio é usado óleo 10w40...
Nada de valvolina!
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
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6.944
Localização
Cortegaça
Os de drenagem da caixa de velocidades e de transferências ficam no alinhamento da barra de chapa transversal de reforço e proteção das caixas!
 

Anexos

  • 20210326_140102.jpg
    20210326_140102.jpg
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  • 20210326_140227.jpg
    20210326_140227.jpg
    85,8 KB · Visualizações: 151
  • 20210326_140157.jpg
    20210326_140157.jpg
    119,8 KB · Visualizações: 135
  • 20210326_140207.jpg
    20210326_140207.jpg
    126,3 KB · Visualizações: 136

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
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Localização
Barcelos
Eu uso:
- valvulina 90 eixo da frente
- valvulina ls90 eixo traseiro
- oleo 15w40 em ambas as caixas

Esta bomba para colocar óleo nas caixas:

Screenshot_20210326-144053_Samsung Internet.jpg

E este funil para colocar valvulina nos eixos.

Screenshot_20210326-144129_Samsung Internet.jpg
 
Última edição:
Registo
5 Mar 2021
Mensagens
249
Obrigado, assim sempre será mais difícil enganar.
Fui fazer a minha reportagem pré, e descobri duas coisas que não sei identificar talvez me consigam ajudar
De resto acho que é isto, ainda me falta identificar um de nível...
De resto acho que é isto, ainda me falta identificar um de nível...
 

Anexos

  • o que é isto 2.jpg
    o que é isto 2.jpg
    34,3 KB · Visualizações: 141
  • este jbujão será da embraiajem.jpg
    este jbujão será da embraiajem.jpg
    45,8 KB · Visualizações: 145
  • bujao de nivel.jpg
    bujao de nivel.jpg
    70,5 KB · Visualizações: 131
  • bujão de saida da caixa de transferencias.jpg
    bujão de saida da caixa de transferencias.jpg
    65,3 KB · Visualizações: 144
  • bujão de saida da caixa de velocidades.jpg
    bujão de saida da caixa de velocidades.jpg
    55,9 KB · Visualizações: 143
  • bujao entrada transmissão tras.jpg
    bujao entrada transmissão tras.jpg
    71,3 KB · Visualizações: 113
  • bujao saida transmissão de tras.jpg
    bujao saida transmissão de tras.jpg
    51,6 KB · Visualizações: 133
  • bujao de nivel (2).jpg
    bujao de nivel (2).jpg
    32,8 KB · Visualizações: 132

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
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Localização
Cortegaça
A primeira foto é um respiro da (clohe) da caixa de velocidades.
A segunda é de um bejon da zona da cloche da caixa, é um bejon seco porque nessa zona não há fluídos para drenar!
 
Registo
5 Mar 2021
Mensagens
249
OK obrigado por tudo.
Amanhã vou trocar discos e calços da frete e ver como estão os de trás e limpar.
Depois quero ver mudo os oleos da caixa de velocidades e transferência e tenho de pensar como faço com os eixos pois tenho de ver como estão os rolamentos.
E lavar o carro por baixo.
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
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3.195
Localização
Barcelos
A foto que diz "bujão de saída da caixa" é o bujão de entrada.

O bujão de saída não está aí. Agora também não me lembro onde é e só posso ir para baixo do carro daqui a um mês. Acho que é atrás do outro lado.
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
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Localização
Cortegaça
O bejon de saída da caixa de velocidades não fica virado para baixo!
Esse malandro fica virado para traz quase encostado à caixa de transferências, para o desapertar é meio complicado por causa da dificuldade em lhe aceder!
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
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Cortegaça
Há problema em colocar valvolina ls90 nos dois eixos?

No eixo traseiro deves colocar valvolina com a especificação LS para que o sistema de autoblocante funcione de forma mais eficiente sem desgaste prematuro das anilhas de deslizamento...
No eixo da frente não precisas usar essa valvolina visto que o eixo dianteiro não tem autoblocante! (Sempre se poupa uns euros).
 
Registo
5 Mar 2021
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249
Sabem dizer-me qual o tamanho das anilhas dos Bujoues a colocar e o tamanho da anilha do bujao do radiador?
Obrigada
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
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Júpiter
Tiradas agora ainda estão quentes:
Caixa de transferência.
Bujon de enchimento e nivel.
20210327_104133.jpg
20210327_104138.jpg
Bujon de vazamento.
20210327_104145.jpg20210327_104151.jpg
Eu costumo retirar a travessa de proteção para ter melhor acesso e trabalhar mais à vontade...!!!
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
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Barcelos
Sabem dizer-me qual o tamanho das anilhas dos Bujoues a colocar e o tamanho da anilha do bujao do radiador?
Obrigada
Não sei, mas estou confiante que vais medir e colocar aqui as medidas para eu ficar a saber. Aproveita e compra um bujão para substituir o do nivel da caixa de transferência porque acho que já andaram a inventar por aí....
 
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