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Motor XD3TE respiro carter-fuga óleo no turbo

val

UMMzito
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5 Abr 2016
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Wallis and Futuna Islands
Boa tarde!

Alguem me sabe dizer Qual a localização da valvula do respiro do oleo do carter?

Também designada Por “crankcase breather” ?

O meu motor é um XD3TE 2.5 TD do inicio dos anos 90.

Muito obrigado

Paulo

that's how I roll
 

val

UMMzito
Registo
5 Abr 2016
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Wallis and Futuna Islands
Um detalhe adicional acerca destA questão:

O turbo tem uma pequena fuga de oleo, embora o veio não tenha folga axial nem radial.

Daí creio que o problema pode ser o respiro do carter parcialmente entupido, causando uma sobre-pressão no carter impedindo o retorno livre do oleo de arrefecimento/lubrificação do turbo.

A fuga ocorre tanto no lado da turbina como tambem no lado do compressor.

A fuga é intermitente, tanto com o motor Frio como quente, causando que o motor “soluce” e faça mais fumo azulado.

Alguma outra ideia da causa da pequena fuga de oleo intermitente?

that's how I roll
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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O meu tem um tubo qua vai da tampa das válvulas até ao cárter.

Penso que o problema está no turbo em si e não na pressão. O turbo deve ter os vedantes em fim de vida e por isso perde óleo. Conheço casos em que eliminaram esse tubo e andam à anos sem esse tubo sem problemas. Mas atenção, eu sou entusiasta, não sou profissional.
 

Passarinho

UMMzão
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3 Fev 2007
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Paulo,

partilho da opinião do Pedro, esse excesso de pressão que poderia estar a ser criado no carter teria outros locais de alivio mais faceis do que pelo turbo.

Possivelmente o turbo poderá estar a precisar de ser revisto / trocado.

 

val

UMMzito
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5 Abr 2016
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Ao desmontar o turbo, constatei que tres das pás do compressor estavam dobradas!
+/- 90 graus, presumo que devido a presença do oleo.
Estou a espera das peças necessarias para reconstruir o “miolo” do turbo.
Abraço
Paulo
 

Passarinho

UMMzão
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3 Fev 2007
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Apenas pediste o "core" do turbo? Avalia bem o estado caracol de compressão, essas lâminas que andaram dobradas podem ter deixado mossa..
 

val

UMMzito
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5 Abr 2016
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Viva Passarinho,

O Caracol não está danificado.

Recebi hoje a roda do compressor:



Estou também a considerar substituir a turbina/veio e os vedantes/chumaceiras.

Tens Por a caso peças novas de preferencia originais para um K16 5316 970 6702?

Cummps
Paulo5FCFD832-E893-4906-94B7-CACC2CA8D0B0.jpeg
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Barcelos
Boas, não achas que compensa mais comprar um k16 usado em bom estado.

A reparar esse, acho que mais valia hibridar o turbo, usar um misto de k14 e k16. Não sei se é possível, mas era capaz de ficar engraçado.
 
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29 Abr 2014
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Mandas vir o kit de reparação do ebay e dps mandas equilibrar.

Se montas algo novo sem calibrar...vai sar m*rda.
 

Miguel94

UMM
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22 Dez 2015
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Muito bom tópico, já agora também gostava de saber onde se poderia comprar esse tipo de material para os k16.
Cumprimentos
 
Registo
29 Abr 2014
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Portugal
Veio com a compressora?

Se possível deixa o link.

Até à data só encontrei para o 5316-970-6701...o nosso é o 5316-970-6702. Não sei se serão iguais.
 

val

UMMzito
Registo
5 Abr 2016
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Wallis and Futuna Islands
Fala com eles, especifica quais os componentes que queres, e eles fazem um eBay listing de originais ou equivalentes. Fazem tambem o equilibrio dinamico se lhes enviares o compressor, turbina/veio, chumaceira axial, anilhas, como na foto acima.
 
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