• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Motor XD2P - Local da tampa do óleo do motor

jabolopes

UMMzito
Registo
10 Ago 2022
Olá a todos,

Pergunta noob. É esta a tampa que tenho de tirar para pôr óleo no motor XD2P?

Não consigo encontrar nenhum diagrama / legenda do motor XD2P no manual do condutor ou na internet, e não consigo encontrar mais nenhuma tampa na parte superior do motor, por isso, creio que tenha de ser esta. Mas ao mesmo eu não conheço uma tampa para o óleo de motor da qual saia um tubo. Desconheço este sistema.

As fotos que encontrei de outros motores Peugeot / UMM parecem ter uma entrada por detrás do filtro do ar do motor, mas o meu motor parece ser diferente dos motores dessas fotos, por isso, a dúvida mantém-se.

Alguém pode ajudar?

PXL_20230121_160608114.jpg

CUMMprimentos
Jose

Última edição:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Olá a todos,

Pergunta noob. É esta a tampa que tenho de tirar par pôr óleo no motor XD2P?

Não consigo encontrar nenhum diagrama / legenda do motor XD2P no manual do condutor ou na internet, e não consigo encontrar mais nenhuma tampa na parte superior do motor, por isso, creio que tenha de ser esta. Mas ao mesmo eu não conheço uma tampa para o óleo de motor da qual saia um tubo. Desconheço este sistema.

As fotos que encontrei de outros motores Peugeot / UMM parecem ter uma entrada por detrás do filtro do ar do motor, mas o meu motor parece ser diferente dos motores dessas fotos, por isso, a dúvida mantém-se.

Alguém pode ajudar?

Visualizar anexo 30042

CUMMprimentos
Jose
Yap, 👌👽
E o outro tubo fino do lado contrário da tampa é para tapar.
E já agora o outro tubo ao lado também convém substituir pois andou a roçar em algum lado...!!!😉👽

jabolopes

UMMzito
Registo
10 Ago 2022
Agradeço imenso a informação e as dicas. As fotos pormenorizadas são bastante úteis. Obrigado!

Grande abraçUMM,
Jose

Registo
14 Dez 2011
Essa tampa que tens na foto é a original desse motor oriundas das 504.
Facilita bastante a colocação do oleo.
A que o Eduardo mostra nas fotos é a original doa Alter 2

jabolopes

UMMzito
Registo
10 Ago 2022
Acho que fiz tudo igual como o Eduardo mostrou nas fotos. A minha tampa parece que é só de encaixar. Parece que não é preciso enroscar / apertar a tampa. Faz sentido?

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Acho que fiz tudo igual como o Eduardo mostrou nas fotos. A minha tampa parece que é só de encaixar. Parece que não é preciso enroscar / apertar a tampa. Faz sentido?
Basta empurrar a tampa para baixo até ela não descer mais!
E tampa fica segura devido ao atrito entre ela e bocal da tampa das válvulas, não tem nenhum tipo de aperto...
Nota: caso a tampa entre e saia quase sem esforço é aconselhável trocar os orringues da tampa caso os tenha em mau estado ou por último arranjar uma outra tampa em melhor estado!

jabolopes

UMMzito
Registo
10 Ago 2022
Yap, 👌👽
E o outro tubo fino do lado contrário da tampa é para tapar.
E já agora o outro tubo ao lado também convém substituir pois andou a roçar em algum lado...!!!😉👽
Olá Eduardo,

Acabei por me esquecer de perguntar, o tubo fino do lado contrário da tampa do óleo é para tapar com o quê? É para para tapar com uma peça especial, ou para tapar de uma maneira qualquer? :)

AbraçUMM,
José

Top Inferior