• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Motor P179

Ricardo Limão

Iniciado
Registo
29 Mai 2020
Mensagens
34
Viva família UMM!
O meu Alter Atmosférico esteve na oficina a meter o diferencial em condições e enquanto lá esteve, depois de passar aqui dias a ler sobre vários temas, decidi olhar para o número que está cravado no motor da minha máquina… diz lá P179… é impressão minha ou não é assim tão comum?… 😬
Abraço a todos!
 

Anexos

  • CEEF4C8D-4C92-4BDF-B02E-7FAC1BBB19F4.jpeg
    CEEF4C8D-4C92-4BDF-B02E-7FAC1BBB19F4.jpeg
    52,6 KB · Visualizações: 84

Ricardo Limão

Iniciado
Registo
29 Mai 2020
Mensagens
34
O meu também tem essa designação.
Que bomba tens?

pois… sei que é uma bomba de um turbo. Na altura quando comprei o ex dono disse que colocou uma bomba de um turbo com o carreto. Mas não faço ideia de qual é… nem se é verdade 😬
 

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Mensagens
381
Localização
Portugal
Só pode ser de neutrões...!!!🙈👽

Bomba de asma.
pois… sei que é uma bomba de um turbo. Na altura quando comprei o ex dono disse que colocou uma bomba de um turbo com o carreto. Mas não faço ideia de qual é… nem se é verdade 😬

Tá certo, é que o meu tem para lá uma bomba toda traficada e era para ver se o teu também era igual. Mas já vi que não.
 

Ricardo Limão

Iniciado
Registo
29 Mai 2020
Mensagens
34
Bomba de asma.


Tá certo, é que o meu tem para lá uma bomba toda traficada e era para ver se o teu também era igual. Mas já vi que não.

Mas então porque raio o nosso motor tem um número “não oficial”? Confesso que me faz um pouco de confusão… 😒
Mas que trabalha bem isso trabalha 😂
 
Registo
17 Mar 2017
Mensagens
436
Localização
Estarreja-Aveiro
o meu "atmosférico" de 89 tbm tem um P179, mas alter já tem tantos anos, já teve tantos donos...
á uns anos numa oficina UMM disseram-me que seria um motor oriundo de um ford scorpio devido á posição da vareta de óleo junto ao corta fogo... o que importa é que é um 2.5D e funciona bem nos nossos maquinões...
 

Ricardo Limão

Iniciado
Registo
29 Mai 2020
Mensagens
34
o meu "atmosférico" de 89 tbm tem um P179, mas alter já tem tantos anos, já teve tantos donos...
á uns anos numa oficina UMM disseram-me que seria um motor oriundo de um ford scorpio devido á posição da vareta de óleo junto ao corta fogo... o que importa é que é um 2.5D e funciona bem nos nossos maquinões...

O meu por acaso também é de 89 😂
Mas o trabalhar dele é igual aos primos Alter… fosse um motor diferente não teria um trabalhar diferente?
 
Registo
17 Mar 2017
Mensagens
436
Localização
Estarreja-Aveiro
é diferente em alguns pormenores, mas o resto é tudo igual e é um indenor na mesma. Por isso não vais encontrar nenhuma diferença no trabalhar nem no puxar... a bomba de origem é rotodiesel, a clilindrada é 2498CC na mesma, etc etc
resumindo é igual ao XD3 ou XD3P com os mesmos Cv +\-... só que é outro codigo...
 

Ricardo Limão

Iniciado
Registo
29 Mai 2020
Mensagens
34
é diferente em alguns pormenores, mas o resto é tudo igual e é um indenor na mesma. Por isso não vais encontrar nenhuma diferença no trabalhar nem no puxar... a bomba de origem é rotodiesel, a clilindrada é 2498CC na mesma, etc etc
resumindo é igual ao XD3 ou XD3P com os mesmos Cv +\-... só que é outro codigo...

estive a pesquisar um pouco e realmente Cv é que são mais… neste momento sei que tenho lá uma bomba injectora de um turbo. De origem já não será. Pondo a hipótese de realmente ser esse motor então ele está a ”aproveitar” esses Cv a mais?…
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.943
Localização
Porto
o meu "atmosférico" de 89 tbm tem um P179, mas alter já tem tantos anos, já teve tantos donos...
á uns anos numa oficina UMM disseram-me que seria um motor oriundo de um ford scorpio devido á posição da vareta de óleo junto ao corta fogo... o que importa é que é um 2.5D e funciona bem nos nossos maquinões...

Errado, os codigos da Ford eram: STP, STR e SFA, depois tinhas as DAF e os LDV com os codigos: ET 70 e ET 55.

Esse motor veio da PEUGEOT CITROEN MOTEURS assim como os que eram montados nos nossos UMM's com a designação "P".
 
Registo
17 Mar 2017
Mensagens
436
Localização
Estarreja-Aveiro
opa como quem me disse que veio de scorpio é expert em UMM e peças prós mesmos... fiquei convencido que era verdade e não procurei mais, mas o meu de origem n será porque aquela vareta de oleo na parte de trás nao tem jeito nenhum num UMM...
Ao que importa aqui no topiko, P179 de origem ou não é a mesma coisa... cavalos a mais? depois destes anos todos? :ROFLMAO: :ROFLMAO:
aproveitando essa bomba do turbo ou aplicando uma bosch com LTA, turbo com pressão ajuizada e radiador de oleo... ai sim é um P179 á séria :ROFLMAO::cool:
 

Ricardo Limão

Iniciado
Registo
29 Mai 2020
Mensagens
34
opa como quem me disse que veio de scorpio é expert em UMM e peças prós mesmos... fiquei convencido que era verdade e não procurei mais, mas o meu de origem n será porque aquela vareta de oleo na parte de trás nao tem jeito nenhum num UMM...
Ao que importa aqui no topiko, P179 de origem ou não é a mesma coisa... cavalos a mais? depois destes anos todos? :ROFLMAO: :ROFLMAO:
aproveitando essa bomba do turbo ou aplicando uma bosch com LTA, turbo com pressão ajuizada e radiador de oleo... ai sim é um P179 á séria :ROFLMAO::cool:

Não me digas que daqui a 10 anos ainda vou ter um 2 Cv sem ter de comprar nada…

O que importava no tópico era precisamente perceber se era comum ou não, existir o tal P179 nos motores dos UMM. E para mim ter um motor original ou não, não é a mesma coisa. Tentarei continuar a pesquisar para perceber o porquê destas raras excepções. Pelo que aqui vi só existem 2 como o meu.
 

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Mensagens
381
Localização
Portugal
opa como quem me disse que veio de scorpio é expert em UMM e peças prós mesmos... fiquei convencido que era verdade e não procurei mais, mas o meu de origem n será porque aquela vareta de oleo na parte de trás nao tem jeito nenhum num UMM...
Ao que importa aqui no topiko, P179 de origem ou não é a mesma coisa... cavalos a mais? depois destes anos todos? :ROFLMAO: :ROFLMAO:
aproveitando essa bomba do turbo ou aplicando uma bosch com LTA, turbo com pressão ajuizada e radiador de oleo... ai sim é um P179 á séria :ROFLMAO::cool:

Como é a tua bomba injetora? Tens uma peça na base da bomba com um ajustador do timing?
20210104_182718.jpg

Eu já perguntei aí num tópico qualquer se mais alguem tinha aquela cena e ninguem se acusou...
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Como é a tua bomba injetora? Tens uma peça na base da bomba com um ajustador do timing?
Visualizar anexo 17791
Eu já perguntei aí num tópico qualquer se mais alguem tinha aquela cena e ninguem se acusou...
É o normal... ,quem sabe da "poda" fecha se em copas, só alguns "artolas" onde eu estou incluído é que comentam o que sabem...!!! :( :alien:
 

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Mensagens
381
Localização
Portugal
Ainda não percebi muito aquela porcaria. Mas atirei um bocado para trás das costas. Fixei no sítio em que o carro fica com o trabalhar mais certinho e zimbora Leixões.
 
Top Inferior