• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

motor do trofeu

TEBI

UMM
Registo
6 Set 2006
bom dia pessoal , tenho uma duvida que tento esclarecer a uma serie de tempo e ainda ninguem me exclareçeu bem.

como viram na minha apresençao sou mecanico de profissao conheço bem toda amecanica umm e peugeut 504 505 405 etc etc de onde as nossas maquinas herdaram algum matrial .
mas em relaçao ao trufeo a minha duvida é de onde saio o motor ?
sera que o bloco é todo igual ao meu alter turbo?
quais as diferenças a nivel de injeçao e sobralimentaçao visto que o motor faz mais cavalos ?
ou sera a nivel de rapores ?

umm abraço
sergio cruz

Registo
30 Mar 2006
O Jorge Vilhena de azeitão ja uma vez me deu o tratamento "trofeu" e mesmo pesadão e com relações longas fica logo outro carro e o mais importante pouco mais gasoleo ele fica a gastar. mas eu pedi para ele me meter outra vez o motor na versão "alter turbo".
o segredo do nosso motor está na afinação e timming das valvulas e tempos de injecção e não no aumento de pressão na admissão ou debito da bomba ou mesmo a troca da mesma por bombas de outros modelos.
Em relação aos valores da afinação das valvulas não sei dizer pois nem o jorge nem o alexandre se desbobinaram.
A pressão e o gasoleo tb foram mexidos mas pouco, o carro para atingir os 110/120 era um canhão e gastava cerca de 12/14 em andamento acelarado.
Se calhar agora quando vier o tempo fresco vai levar outra vez com a preparação "trofeu".

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

WoodUMM

UMM
Registo
12 Set 2006
Boas! Sendo ainda novato nestas lides do TT gostava de saber se o UMM trofeu tem alguma caracteristica tipica que o distinga dos outros além das diferenças na pressão do turbo? Por exemplo: o meu tem Rollbar, terratrip, volante momo, baquetas etc.. etc.. Existe algum tipo de manual especifico do mesmo? Cumprimentos.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Se tiveres dois depositos tens um troféu.
Outra caracteristica era a de no livrete ter só 2 lugares, mas isso pode ter sido alterado.

Abraço

Pedro

faria

UMMzito
Registo
8 Set 2006
boas
o meu UMM(pd-27-79), que correu pela ert, não marca no livrete 2 lugares mas 6 lugares, no livrete onde diz modelo, tem alter turbo bill gil, não tem 2 depositos, mas tem o roll bar, volante momo, baquets, e 130 cv(axo eu) e.t.c

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Boas.

O meu UMM tb competiu, tinha uma bomba injectora especial e estava vitaminado. Tinha um rollbar tão robusto que no sitio onde estão as fixações do mesmo está tudo torto. Qundo o UMM ardeu, o antigo dono reparo-o como UMM normal. Nunca teve dois depósitos e tem 6 lugares de livrete, não é um Alter Troféu e nunca o foi, mas isso não o impediu de competir.
Não estou a dizer que o teu é ou não um Troféu, mas como sabes isso era uma questão de escolha ou modificações, o Roll-bar qualquer modelo o poderá ter. De referir que já vi Troféus com mais de 2 lugares no livrete e só com um depósito.
Outra caracteristica dos Troféus era o facto de terem dif. reduzidos.

abraço

Pedro

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Após tanta asneira dita por uma só pessoa acerca da mecanica dos trofeus , só posso dizer isto querem saber a diferença entre um Turbo normal e um Trofeu? Arranjem os 2 motores e abram-nos e a difença salta á vista, a começar na arvore de cames e injecçao do oleo. Nao é só o turbo, a bomba e o resto da tralha, é a alma do bixo que faz a diferença, é a embraiagem, é os rapores de caixa, enfim muitas diferenças.
Agora há dois tipos de Trofeus como já foi referido, há os Trofeus e há os Turbos adaptados a Trofeus. E depois há os PRV mas isso já é outra loiça.
Embora nao tenha nenhum registo do meu em provas, sei que ele sai da fabrica como Trofeu pra provas, até que ponto foi evoluido tambem nao o sei, só sei que até 160/180 era um fosforo.

...E ao setimo dia Deus fez o UMM...

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Nao foi mesmo a agua que o parou :D

WoodUMM

UMM
Registo
12 Set 2006
Boas! Então penso que o meu é um trofeu. Tenho dois depositos (Um furado mas vai dentro de pouco para recuperação) que funcinam através de um switch em que se muda para o deposito que se quer usar. Também tenho amortecedores duplos em cada roda (estado razoavel). O livrete (6 Lugares) foi alterado pelo antigo dono que colocou um banco original e mais dois posteriormente. O meu bixo levou uma reparação na saida dos colectores e um escape novo com 2 silenciadores pois o existente era extremamente barulhento. Consegui dar + ou- 140 numa via rapida mas com cuidado pois os pneus que estão no carro não são bons. Agora precisava de uma conselho da malta: Quero começar a recuperar o carro pois tenho alguns € disponiveis, Mas por onde começo? Ataco o motor ou a suspensão e amortecedores? A chapa não me preocupa. De salientar que aqui na madeira não temos os vossos percursos para tt. Temos trilhos e algumas provas de obstaculos. Se tiverem curiosidade visitem o site: www.madeiraoffroad.com e vejam alguns malucos do TT. Cumprimentos à Malta do Forum.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Pelo que parece o melhor é mesmo desmontares o UMM todo a peças, vês como são os pistons, se as bielas são reforçadas, vês se tem disco de embraiagem de ceramica e ainda podes contar os dentes dos carretos da caixa. Oh LUIS assim tb eu tenho a certeza se é um troféu ou não. Ah, tb podes ver a afinação das valvulas.

Pedro

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Pois é Pedro, eu a primeira vez que comparei parecia-me tudo igual até que alguem entendido na materia me mostrou as coisas, por muito pequenas que sejam as diferenças no final a potencia é diferente.
Sao inumeras, até os tubos de refrigeraçao o sao, para alem dos meus serem em silicone da Sanco.
O meu chassis é 2 lugares, roll-bar de 8 pontos, 2 depositos, o chao da traseira é prefurado,2 pneus suplentes, 2 amortecedores por roda, etc.

faria

UMMzito
Registo
8 Set 2006
boas, eu gostava é de saber se ainda consigo arranjar uma ficha de homolgação, da UMM, para não ter mais problemas no IPO pois mquando lá vou com o UMM estão sempre a dizer quo o jipe é tunning, por ter roll-bar, bakets, e.t.c...já agora quanto as vielas, as do meu são reforçadas, pois arrebentei com os segmentos e ao tirar vi que as vielas estão reforçadas...
já agora alguem me sabe dizer se devido a ter os segmentos rotos, pode pimgar oleo pelo escape e fazer muito fumo branco?

abraço

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Esses são os principais sintomas de segmentos nas lonas,fumo branco e algum oleo no escape:dizzy_face:.Se os segmentos não vedarem bem o oleo passa para a camara de combustão e consequentemente tem que sair por algum lado,neste caso o escape.

Filipe Pinheiro

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mas assim estás-me a perceber, na duvida entre um trofeu e um Turbo não vais abrir o motor, vais sim ver se o livrete tem 2 lugares, vais ver se tem 2 depositos, vais ver o Roll-Bar se é de 8 pontos, etc. Tens uma serie de caracteristicas que te destinguem um Troféu de um Turbo sem teres de abrir o motor. Ao abrires o motor verás que quase tudo é diferente, até as varetas da VEB ao veio de martelos são diferentes.

Pedro

Registo
30 Mar 2006
Ena pá grande confusão que por aqui anda, não façam confusão com o UMM Trofeu que´foi um modelo que foi vendido com algumas caractristicas pensadas para a competição e um motor com algumas diferenças do xd3te Normal ( principalmente para que a durabilidade e fiabilidade acompanhacem o aumento de potencia que a afinação deste motor lhe proporcionava) e carros que foram preparados quer por preparadores privados ou pela fabrica para a competição pois ai ja temos trofeus, alter turbo e até alguns cournil disfarçados. e pelo que me foi dito chegaram a andar alguns com umas preparações bem porreiras e radicais quer no motor 2.5TD, 2.5TD versão trofeu, BMW e os famosos PRV de injecção ou de carburadores estes ultimos eram diabolicos mas muito gulosos.
Isto para não falar nos proto com carroçaria em fibra e chassis tubular e que entre outras mariquices chegaram a correr com umas molas semi-elipticas em fibra que acho que não vingaram pois estalavam.

Luis ja agora podias mostrar ai umas fotos do teu maquinão que eu acho que ainda não vi nenhuma...

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas, penso k a principal dificuldade é em distinguir os UMM TROFEU com os UMM do trofeu estes tem mt preparação mas não se compara com as do trofeu.

AbraçUMM, André Pires

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Streetpreacher, eu posso colocar aqui umas fotos dele, mas tá todo desmontado, acho que era mais logico velo pronto, alias a unica foto dele direito é o dono do stand que a tinha, se ele me a ceder eu coloco aqui.
Mais um promenor em relaçao ao Trofeu, a direcçao, pelo menos a do meu é assim, é tipo as de carro de rally, meia volta e o volante tá todo virado.

Registo
30 Mar 2006
Luis não tenhas vergonha de meter as fotos pois dá sempre gosto de ver, nem que seja desmontado , um carro com uma preparação como a que o teu aparenta ter...
Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

Top Inferior