• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Motor de arranque

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Depois de 1 ano de ter o UMM parece que já lhe descobri um mal comum a muitos outros UMM's!
(n)

O MOTOR DE ARRANQUE

Aquilo cada vez que vai à agua(atravessar um rio) Só pega quando lhe apetece!

Já não é a primeira vez que fico apeado! É que ele nem roda.....só faz um barulho tipo TAC...desligo a chave e dou outra vez...TAC...e assim fora até à 5ª ou sexta tentativa e depois lá começa ele lentamente a rodar até ganhar rotação suficiente para pegar!

Já vos aconteceu?

Toda a gente me diz: não o metas na água que o motor de arranque vai à vida! Pelos visto tem razão!

Da primeira vez levou casquilhos novos e ficou mais ou menos(ainda lento a rodar mas lá pegava) mas agora só pega quando lhe apetece!

HELP PLEASE!

O carro é um UMM 2.5 atmosférico

Comecei a fazer dieta e, em quinze dias, perdi duas semanas!

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiro

Os componentes eléctricos/electrónicos e a água nunca se deram bem.
Se o motor de arranque não estiver estanque, a água entra e vai oxidar as escovas, rolamento, rotor e por aí fora.
Aconselho a retirar o motor de arranque e fazer uma revisão como deve ser porque se continuar assim vai acabar por deixar de funcionar completamente.
Convém mudar escovas, trocar o rolamento, retirar a ferrugem e lubrificar com massa cobreada.
Recentemente fiz uma revisão no motor de arranque do Alter e agora é só dar um cheirinho de chave que vira o motor num instante.
Coloquei também silicone de juntas para evitar a entrada de água.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Verifica bem o estado da tua bateria, o motor de arranque pode não estar nas melhores condições, mas se a bateria não estiver boa também te pode trazer algumas complicações!!
Cumprimentos...

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Começo a apontar para uma série de pequenos problemas! Terei que fazer uns testes de despistagem!

Canhão de ignição;
Bobine de chamada;
Escovas do Motor de Arranque;
Cabos de massa e o positivo com aperto defeciente ou sujos;
Mais algum que eu não me esteja a lembrar!!!

Tá visto que tenho um fim de semana às costas para verificar estes pontos todos!

Registo
23 Jan 2009
Boas Paiol,
Geralmente quando as escovas estão em mau estado custa muito a pegar.
Eu sem me aperceber disse, o meu jipe pega mal, tirei a bateria tinha uma cratera mesmo grande na parte de tras!:D, levou nova ficou impec.
As escovas do motor de arranque tambem ja levou.

cUMMps
Mogo

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
A minha grande chatisse é que para chegar ao motor de arranque tenho que ter braços extra-longos e finos... :dizzy_face:

ahhhh já para não falar nos olhos na ponta dos dedos porque aquilo está num sitio tramado de se mexer!!!

Registo
8 Jun 2006
Amigo Paiol/tópico

Contrariamente ao que se diz, os nossos MA são muito bons, nós é que somos maus:astonished:. Somos maus porque, como estão em sítio de difícil acesso, nos esquecemos deles. Porque os metemos em água de qualquer maneira sem nos preocuparmos a lhes dar a respectiva assistência depois do banho...:8ball:. Porque algumas vezes fazemos essa assistência de forma pouco cuidada e pouco profissional.

Para isso não será preciso muito, basta que os desmontemos peça a peça, lavemos tudo bem lavado com petróleo e depois com água, seguido de uma boa sopradela. As única peça que não deverão ser lavadas é o "bendix" porque pode eventualmente danificar/vir a danificar a sua embraiagem de retorno e a bobine de chamada.

Para "mexer" num MA a ferramenta essencial:p é um ferro de soldar, daqueles de aquecer com maçarico ou dos eléctricos de GRANDE capacidade calorífica:astonished:. Ele servirá para soldar as novas escovas e fazer revisão/desmontar a bobine de chamada. Sem um deles é melhor ficar quieto, sossegado e a ver TV;).

Todos os dois anos (andando uma média de 15.000km ano) dever-se-ia, pelo menos, fazer-lhe uma revisão à bobine de chamada (ver o estado dos seus contactos interiores e mudar as 4 escovas. A começar por mim:blush:, quem é que o faz(y)?

Mais uma coisa (importante) nos nossos MA sem desmultiplicação existe uma tampa de plástico preto que tapa uma abertura no topo de alumínio onde encaixa a bobine de chamada. Ao ser retirada essa tampa temos acesso a um parafuso de afinação. Nesse parafuso não se mexe, porque, para além de não ser necessário para a desmontagem do MA, ele vai afinar o avanço do "bendix". Outra coisa, um MA não precisa de grandes lubrificações. Os apoios do induzido são em bronze (não precisando de óleo ou massa se forem convenientemente montados) e o avanço do "bendix" é feito por apoios de "nylon" (lubrificantes aí só vão ajudar a acumular porcaria/lixo no futuro). O único sítio que deverá ser ligeiramente lubrificado será a ponta helicoidal do induzido que comanda a rotação do "bendix", mesmo assim...;)

Os casquilhos de bronze que apoiam, nas pontas do veio, o induzido, deverão ser de bronze fosforoso (qualquer torneiro sabe o que é) e antes de serem metidos no seu lugar deverão estar imersos em óleo (para o absorver) durante 24 horas. Depois de metidos no lugar duram mil anos (mais ou menos). As molas que pressionam as escovas deverão ter todas a mesma tensão. Os espaços entre cada contacto do colector deverão, OBRIGATÒRIAMENTE, estar limpos de pó das escovas e de bocados de cobre (limpar com o resto de uma folha de serra). Assim como não poderão haver “covas” ou desníveis nos elementos de cobre sobre os quais trabalham as 4 escovas (a nivelar/rectificar por um torneiro)

Muito, MUITO mais se poderia falar sobre este assunto. Se necessitarem de mais alguma coisa (e se eu souber) bastar entrar em contacto.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Fonix!!!! Oh verdes rádios que grande enciclopédia de sabedoria dos nossos umm's que tu me saiste!

Obrigado pela ajuda!

JSousa

UMM
Registo
12 Mai 2008
Já tive o mesmo problema, nunca sabia quando é que ele iria pegar, num dos passeios que fiz aconteceu e por acaso andava lá um electricista que me pos o UMM a trabalhar com uma chave de fendas (fez contacto entre o MA e um borne) depois disso montou-me um relé ligado ao motor de arranque e nunca mais aconteceu. Não sei que relé foi porque nunca mais falei com o electricista, mas que resolveu resolveu.
AbraçUMMs

JSousa

Top Inferior