• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Motor de Arranque

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Tenho andado a arranjar o meu bichUMM,levou o kit de embraiagem novo, radiador da sofagem (já a pensar no inverno) e tudo funcionou até que o motor de arranque só fazia tac tac.
Pensando que era só a bobine de chamada, desmontei-o e abri o mesmo, mas infelizmente o bendix estava partido (não nos dentes mas no veio), e na parte de trás só se aproveitam as escovas. O resto é um monte de ferrugem e ferro podre.
Não vale a pena substituir bendix nem bobine de chamada (penso que a bobine até está boa), muito me admiro é como é que ele trabalhava depois do que vi !!!:disappointed_relieved:

Preciso que me informem onde posso encontrar um novo ou reconstruido, mas peço que me informem apenas casas que saibam que têm.

Vou avaliar a diferença entre reconstruido e novo e depois abrir a carteira (n)
Será que exitem outros modelos de automóveis com o mesmo motor de arranque que os nossos bichUMM's ??

Cumprimentos
Vitor Rato
 

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Mensagens
746
Localização
Portugal
Boas, na secção das lojas coloquei la uma loja em Lx foi me aconcelhado por alguns amigos, comprei lá uma bobine de chamada para o meu UMM custou-me 22€ penso que seja um bom preço, mas nada como ligar para lá.

 
C

caralves

Guest
Boa noite

O motor de arranque é dos grandes ou dos "pequenos" (desmultiplicado)?
O meu motor de arranque é dos pequenos e tive o mesmo problema, tinha o veio do bendix partido, consegui arranjar um motor de arranque queimado praticamente igual no ferro velho a unica diferença era o numero de dentes no bendix, proveniente de uma citroen jumper, troquei o veio colocando o bendix original do UMM e ficou 5 estrelas e fiz a festa com 30€ e algum trabalho e ainda aproveitei as escovas e o induzido do outro motor, pois o que estava queimado eram as indutoras.

Carlos Alves
Bombarral
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boas

Agradeço aos membros que responderam ao meu pedido de ajuda.

Ainda telefonei para a casa recomendada a Electro Alegria e o preço de um motor de arranque novo era 217 € com a entrega do velho.

Safei-me mais uma vez no amigo silvino por cento e poucos euros.
Comprei um recondicionado que parecia novo com garantia de um ano.


Cada vez gosto mais daquele Doutor UMMista.

Cumprimentos
Vitor Rato
 

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Mensagens
525
Localização
Portugal
Viva

Alguem sabe onde arranjar isto


Segunda feira já vou tentar a loja que o Campones indicou mas não queria andar a perder tempo de um lado para o outro.
:angry:raio do carro não sai do estaleiro

Cumprimentos

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)
 

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Mensagens
525
Localização
Portugal
Pessoal estou em SOS de euros e não tiro o carro da garagem por o motor de arranque, por isso, agradecia uma ajuda.

Fui à loja que o Camponés indicou mas só têm BC de origem Valeo por 60.68 mais IVa :dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face: e as escovas e molas por 35.85:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face: acho que só preciso das molas.
Não percebo como pode a BC avariar, abri tudo e limpei, voltei a montar parecia tudo nos conformes. Quando dou carga ela não activa o Bendix mas se a empurrar ela la fica com a bendix activada voltando à posição normal quando tiro carga. Estou muito desanimado pois passei a noite em claro a deixar a instalação electrica no ponto e não consigo tirar o carro da garagem.

Lavei tudo com gasoleo (n) (agora acho que não o devia ter feito) desengordorei tudo e sequei com ar comprimido já é terceira vez que monto tudo, só deixei duas escovas porque as molas das outras partiram como mostra a foto mas a Bobine Chamada devia funcionar ou não?

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)
 

celsoumm

UMM
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
688
Localização
Portugal
ola pessoal!
Desculpa estar a usar este topico, mas era para nao abrir outro, por acaso niguem tem por ai só o induzido em bom estado de um MA dos pequenos para vender deixo o meu mail [email protected]

estripa: desculpa mas nao percebo muito de MA.
 

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Mensagens
525
Localização
Portugal
Então como é que posso saber se houve ou não ruptura interna?
Desculpa o desenho mas para mim ajuda

1 liga directamente à bateria, polo positivo
2 liga ao canhão e tem ligação constante com o ponto 1 atravez de uma chapa(a cinzento)
3 passa corrente do ponto 1 ao motor de arranque quando a bobine é activada
4 só serve para apertar a tampa da BC.
5 corpo do motor
6 massa

Até aqui está tudo certo? Aartindo do principio que sim quando ligo o positivo no 1 e faço massa no MA a bobine aquece bastante e só isso. Com uma chave de fendas faço contacto entre o ponto 2 e o ponto 1 não acontece nada mas quando faço massa ao ponto 4 a BC trabalha perfeitamente.

Não sei se estou a fazer mal o teste ou se por a bobine aquecer é sinal que avariou.


Celsoumm isso é melhor abrires mesmo um topico de procura nos classificados, mas tenho um amigo que é capaz de te arranjar isso depois digo alguma coisa.

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)
 

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Mensagens
525
Localização
Portugal
Obrigado Mário acho que dei mesmo a volta e ontem depois de matar a cabeça (apesar de óbvio)a pensar nisso também chequei a essa conclusão mas não pude testar.
Ligar o canhão no ponto 2 não tem o menor sentido mas estava convencido que era assim que estava montado.
Logo já devo dizer alguma coisa, já faço figas. Obrigado
Aproveito para dizer que no stand barata deram-me preço da bobine 30 euros e escovas 5 euros.

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)
 

celsoumm

UMM
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
688
Localização
Portugal
pois eu também acho que deste meia volta a bobine. Também já me aconteceu isso e ao ligar aquecia troquei as ligações e pegou logo a primeira.
 

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Mensagens
525
Localização
Portugal
que seja só isso, já é menos um p€so. O ponto 2 tem mais rosca que o 4 e isso deve-me ter induzido em erro porque um leva duas porcas e outro só uma.


João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)
 

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Mensagens
525
Localização
Portugal
vi o topico de reparação do MA do Dias https://for-umm.pt/oldthreads/9591 mas na altura nem tinha reparado na posição da bobine. Fui agora rever e está feita a prova dos nove. Muita distração :anger:

aqui percebe-se a diferença




João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)
 

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Mensagens
525
Localização
Portugal
O corpo da BC estava bem montado pois só tem uma posição a tampa é que precisava de meia volta.
Feito o teste funcionava. Adaptei as metades das molas partidas, montei tudo, umas bombadas do filtro do gasoleo e toca de dar à chave. Foi lindo, pegou sem esforço nenhum à primeira coisa que não fazia antes.
Vou só encomendar as molas e fico com um motor de arranque impecável.
Mário um grande obrigado e a todos também incluindo outros topicos aqui do Forumm.



João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)
 

jpjonas

UMM
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
363
Localização
Portugal
vou reavivar aqui este topico para tirar uma duvida, agarrando no esquema colocado anteriormente se ligar-mos o possitivo no lugar do negativo e o negativo no lugar do positivo o motor de arranque funciona? e que no meu da-me ideia que esta ao contrario o fio da ignicao é o verde e esta ligado por baixo .




Quando se tem classe a velocidade não importa
 

transmontanumm

Iniciado
Registo
18 Fev 2010
Mensagens
45
Localização
Portugal
~boas
jpjonas-
Atenção aos positivos e negativos.... no motor de arranque todos os fios e/ou cabos são positivos. negativos só a carcaça ( massa ).os mais grossos (cabos) estão ligados num interruptor e a posiçao dos parafusos é irrelevante, quanto ao shunt no esquema está mal posicionado. O fio que sai da bobine tem de estar ligado no mesmo lado do motor de arranque. Esse teu fio vermelho da foto já viu melhores dias e por aí passa toda a alimentação do teu UMM, um acerto facil de resolver.
 
Top Inferior