• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Motor arranque revisão/limpeza

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Boas
20220226_221207.jpg20220226_221253.jpg20220226_221306.jpg
Desmontei hoje o motor de arranque pois parecia-me que estava demasiado lento a rodar.
Pelas imagens não vos parece que as escovas ainda estão porreiras?, devo trocar na mesma?
E que não me parecem nada facil de trocar, estão soldadas.

O que vocês utilizam para fazer a limpeza?

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Eu limpo com spray de limpeza de travões. Limpa muito bem e seca quase de seguida, não deixando gordura. Eu aproveitava para mudar as escovas.

Registo
17 Mar 2017
Neste caso vou ter de discordar com o Eduardo... gasolina é impecavel para limpesas, mas não de componentes com bobinagens. Neste caso o motor é bobinado a cobre e essas bobinagens, são isoladas com verniz, a gasolina disolve o verniz... usa petroleo, ou solventes que não ataquem o verniz...

Jmpp25

UMM
Registo
4 Abr 2021
Eu lavei o meu com spray de limpeza de carburadores, mas liquido de travões também é bom. As escovas para substituir é necessário um ferro dos brutos, esses (como eu tenho) para derreter fiozinhos de estanho, nem dá para aquecer essas soldas de origem😉

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Neste caso vou ter de discordar com o Eduardo... gasolina é impecavel para limpesas, mas não de componentes com bobinagens. Neste caso o motor é bobinado a cobre e essas bobinagens, são isoladas com verniz, a gasolina disolve o verniz... usa petroleo, ou solventes que não ataquem o verniz...
Tudo bem..., modernices a que não estou habituado..., sempre lavei com gasolina ao longo de toda a minha vida..., mas diga se a verdade a gasolina actual não tem nada a ver com a antiga..., vou ter de me habituar a estas modernices..., lá vou ter de roubar petróleo do candeeiro da minha mãe...!!!

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Boas
Ja fiz uma boa limpeza, utilizei a dita gasolina, era o que tinha por aqui, e tambem não tinha visto os comentarios que dizem para não usar ,mas vamos ver se não fiz porcaria nesta limpeza, pois montei o motor, mas ainda não mudei as escovas, e ele não esta a a trabalhar, quero acreditar que depois de mudar as escovas vai estar ok, vamos ver, depois digo

Jmpp25

UMM
Registo
4 Abr 2021
Boas
Ja fiz uma boa limpeza, utilizei a dita gasolina, era o que tinha por aqui, e tambem não tinha visto os comentarios que dizem para não usar ,mas vamos ver se não fiz porcaria nesta limpeza, pois montei o motor, mas ainda não mudei as escovas, e ele não esta a a trabalhar, quero acreditar que depois de mudar as escovas vai estar ok, vamos ver, depois digo
Com o multimetro pode confirmar a continuidade, a ver se as escovas estao a tocar nas placas. Assim discarta a possibilidade de escovas🙂

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Com o multimetro pode confirmar a continuidade, a ver se as escovas estao a tocar nas placas. Assim discarta a possibilidade de escovas🙂
Tenho de confirmar a continuidade entre as escovas e o Positivo, e isso?, as placas recebe positivo? correto?

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Boas
Não te preocupes com o efeito da gasolina no verniz porque o verniz dos motores de arranque e alternadores é especial e cozido em fornos até ficar duro e suficientemente resistente para aguentar quase tudo!
Quanto às escovas já as vi a serem trocadas (aparentemente) em melhor estado do que essas!

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Não te preocupes com o efeito da gasolina no verniz porque o verniz dos motores de arranque e alternadores é especial e cozido em fornos até ficar duro e suficientemente resistente para aguentar quase tudo!
Quanto às escovas já as vi a serem trocadas (aparentemente) em melhor estado do que essas!
Só estranhei ele não querer trabalhar, atraca mas não arracou, vou acreditar que alguma das velhas escovas talvez não tivesse bem encostada, esta semana ja vou comprar escovas novas , e depois montar tudo novamente , veremos

Jmpp25

UMM
Registo
4 Abr 2021
Tenho de confirmar a continuidade entre as escovas e o Positivo, e isso?, as placas recebe positivo? correto?
É colocar o multimetro a "apitar" e colocar uma agulha nas pistas que as escovas esfregam e outra no cabo da escova. Porque às vezes parece que estao encostadas, mas ja não estao.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Ora eu a pensar que estava desactualizado na coisa..., durante toda a minha vida lavei alternadores, motores de arranque, e afins..., só não lavei o "mangalho" porque irrita o "bicho", e nunca tive problemas..., mas como disse atrás os combustíveis do antigamente eram "outra coisa"...!!! ;) :alien:

Registo
17 Mar 2017
off topik

Ora eu a pensar que estava desactualizado na coisa..., durante toda a minha vida lavei alternadores, motores de arranque, e afins..., só não lavei o "mangalho" porque irrita o "bicho", e nunca tive problemas..., mas como disse atrás os combustíveis do antigamente eram "outra coisa"...!!! ;) :alien:

é que n tenhas duvidas...

tenta salvar um carro ou uma mota que esteja parado á mais de 20anos... é uma limpeza, uma lima nos platinados, um pouco de gasolina nova e siga lume...

um que esteja parado á 1 ano... que tenha comido gasolinas recentes... é o deposito todo podre, um cheiro a verniz terrivel, tubos de gasolina podres e tapados, carburadores parece que estão cheios de mel...

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Então e se usaram 98 recente, com até 10% de etanol?
O etanol é hidrófugo, pelo que capta e retém humidade atmosférica - uma maravilha para tanques e todo o mais que seja metálico

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Então e se usaram 98 recente, com até 10% de etanol?
O etanol é hidrófugo, pelo que capta e retém humidade atmosférica - uma maravilha para tanques e todo o mais que seja metálico
Pedro é como digo...,sempre usei gasolina e da 98 e não me tenho dado mal..., só quando bebo um "pirolito" de vez em quando fico com um ligeiro ardor no "estomágo", mas passa depressa, agora se existem coisas mais "à frente" e se o pessoal tiver/puder investir em €, siga "pra bingo"...!!! ;) :alien:

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Se irrita, incha. Ganhas uns bons valentes cm.

Top Inferior