• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

motor 15B-FT em UMM

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

Alguem tem ou conheçe um UMM que tenha montado o motor 15b-ft 4.1D 4Cil da toyota Dyna??

No caso de n ter sido ainda feito, esta alteração pareçe-vos viavél??, e qual o conjunto CaixaVel./CaixaTrans que vos pareçe mais adequado para tal alteração??

Já vi alguns Bj40's com esse motor, no caso de ser muito complicado adaptá-lo á caixa de veloçidades do UMM dará para meter as do Bj??

BoaSorTTe

Registo
25 Jul 2006
Boas , para adaptar o motor da dina no UMM tens
que comprar uma caixa Toyota 4runer ou do Vx 3.0,
a do 4runer é melhor pois o veio de transmissão a
trás é á direita e a do Vx 3.0 é ao meio.
Este material é bastante caro!!!
Sei de quem tem material deste e percebe destas modificações.

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
pois e Toyota e do melhor mas e upa upa puxadote...:D.
o que e bom tem o seu preço.nao desfazendo os UMM´s mas o meu pai tem carros de trabalho Toyota (hiace com 23 anos e dyna ai com ums 15) e aquilo nao da problemas.:p

Paulo Alves

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
eu já vi um UMM com toda a mecanica de um toyota motor cx de velocidades e redutouras incluindo diferençiais e suspensões estava uma autentico espetaculo

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

quote:Sei de quem tem material deste e percebe destas modificações.
Se me puderes dar os contactos, nem que seja o mail, ou algum forum em que possa discutir umas ideias que tenho, pelo menos para ver se o projecto é finançeiramente viavél....

N dará para adaptar a mecanica(caixas e eixos) do BJ40??

N é para fazer nada de muito radical, apenas quero um UMM com um motor/mecanica possante e fiavél, pois o objectivo é servir de rebocador e veiculo de assistençia prinçipalmente, e uns passeios soft ocasionais...
Contas feitas, tem que ser mais vantajoso que a concorrençia, tipo patrol 3.3Td longo, ou RangeV8 GPL longo...

BoaSorTTe

Registo
30 Mar 2006
Boas, Eduardo, por muito que dê a volta á cabeça, não consigo perceber o que é que pretendes.
Se queres um carro fiável, se queres um reboque, se queres um carro de corrida? Não consigo perceber.

Eu tenho um Alter 2 Turbo de 93, como todos nós sabemos o UMM não é um estradista, mas quanto ao resto....
O meu UMM faz por diversas vezes o transporte do meu barco para o Algarve no Verão, o barco pesa 1400kg, e vai todos os anos e volta com o UMM, é verdade que não tem o maravilhoso AC, mas tem muitas janelas, mas como vez, não tenho necessidade de fazer alterações, basta ter o que lá está em condições e ter uma manutenção adequada.
Para quê adaptar e estar a inventar o que já foi inventado.
Não é por ser do BJ 40 que é melhor, se queres melhor não te ponhas a fazer alterações, o dinheiro que vais gastar e pior as chatices que vais ter não te vai compensar. (Mas cada um sabe de si entenda-se).
No teu caso acho que um Patrol 3.3TD não longo porque não o há, é uma boa solução, o range V 8 também o pode ser, mas o UMM se for o Turbo, se for bem assistido, faz tudo o que os outros dois que deste o exemplo fazem e com distinção.

O UMM nasceu assim e é assim que ele funciona, temos é que lhe dar carinho.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt

Registo
8 Jun 2006
Amigo Eduardo:

Se deseja um 4x4 para esse tipo de funções, há um! Embora não estando já em fabricação, pode, certamente encontrar ainda exemplares em bom estado, é o UMM... Feito em duas versões básicas o Cournil e o Alter, certamente já deverá ter ouvido falar.:blush:

Se desejar algo com um pouco mais de força deverá ir para o tanque Abrahams M1 americano (antes de ser alterado, a RPG, pela Al Qaeda). Se quiser conforto e velocidade, pode sempre adquirir um HUMMER, tendo em conta que, em passeios onde for, aparecem por lá os tais UMMs que eventualmente o poderão tirar se situações "delicadas".:disappointed_relieved:

Este veículo de excepção (UMM), apenas tem um pequeno "se não", não admite transformações radicais.:angry: É como uma mulher à qual a beleza não sorriu:devilish:, mas que é uma dona de casa excelente:p. Ao embelezá-la (após muito, caríssimo e difícil trabalho de cirurgia estética) ela começa a sair, a ir a festas e está o caldo entornado (adeus o bife a horas e a casa limpa)!.:dizzy_face::devilish::dizzy_face:

Eduardo, em equipa vencedora não se mexe, nos carros também não. Apesar de terem os seus pequenos defeitos, têm carisma e personalidades inalteráveis, será que se pode modificar uma 4L? Um 2CV? Um VW? Certamente que sim, mas perde-se a sua essência, o seu estilo e tudo aquilo que imperfeitamente nos dá prazer!!!.

:D“SEMPER AD UMM ETERNUM ET MATTER ORIGINALLIS FIDELISSIMUS”:D

(isto, para quem não sabe latão, digo latim, quer dizer: “UMM ALTERADO, UMM ESTRAGADO”);):D

UMM abraço

João

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

Bem...n digo que a mecanica do UMM (motor e caixas) n seja sufiçiente para o que quero, mas gostava de explorar a possibilidade de vir a ser ainda melhor...

N sou "extremista" de marca nenhuma, já tive carros e alguns jipes de bastantes marcas e para mim é tudo chapa, plastico, engrenagems etc....
Embora devo admitir que tenho um carinho espeçial pelo UMM, n sei bem o que é, mas gosto daquele ar puro e simples, e gosto da ideia de que espelha um pouco a maneira de ser Lusa, pois era quase feito com o que havia mais há mão....sempre a desenrascar...
e isso é o que me leva a por sequer esta hipótese, pois de outro modo já tinha ido para uma das outras opções...

Mas secalhar têm razão o trabalho que dá tavez n conpense o resultado...vamos ver, tambem n vou desistir da ideia assim tão façilmente.;)

quote:patrol 3.3TD não longo porque não o há
Porque dizes isso??, é estranho, então como é que há uns anos eu andava num de 7 lugares, importado de 88...

BoaSorTTe

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Podes sempre optar pelo PRV e colocá-lo a GPL.

O Patrol longo 3.3 não existia em Portugal por causa da carga fiscal, mas existia noutros paises.

quote:citação de Verdes Rádios

“SEMPER AD UMM ETERNUM ET MATTER ORIGINALLIS FIDELISSIMUS”

(isto, para quem não sabe latão, digo latim, quer dizer: “UMM ALTERADO, UMM ESTRAGADO”)

A melhor frase em latim que conheço diz assim:

E PLURIBUS UNUM

Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
segundo me consta existe UMM trofeu com 130cv aproximadamente (de fabrica) e que com ums toques fica ai com ums 140cv.nunca andei em nenhum nem vi andar mas aquilo ja se deve mexer muito bem.
ou entao metes um motor prv(3000 V6,ou psa que saiu nos peugeots 605ncitroenes XM,etc)que na minha openiao e bem mais energico que o pastelao do V8 do range,e ai ficas com pelo menos 160cv...
se queres tanto a mecanica toyota mais vale comprares um Toyota VX 3000,e nao temns xatiçes,e e uma maquina do caraças

Paulo Alves

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas, só para dizer k apesar de nunca ter andado num UMM Troféu já andei num UMM que fez o troféu (é um bocado diferente) no caso o do Miguel Neiva e aquele motor devia ter alguma preparação não sei qual, mas uma coisa é certa que aquilo andava mesmo mt andava.
Em relação ao post acho um projecto interessante tão ou mais que qualquer outra ideia de alteração mas claro talvez não compense o dinheiro que vais gastar até ficar aprovado com o preço que o material Toyota anda mais vale comprar o jipe todo k só a mecânica. Pelo k percebi queres o UMM para fazer assistencia e rebocar uma ideia é tentares arranjar um UMM de 2000 era uma solução a pensar!!!!

AbraçUMM, André Pires

Registo
25 Jul 2006
O UMM Trofeu com 130 cv de fabrica é mentira!!
A diferença do motor do Trofeu para um Alter turbo está no turbo
que no caso do Trofeu é um turbo mais pequeno que enche melhor mas
a diferença é muito pequena.
Com uns pequenos toques e um motor em optimas condições é provavel
que se chegue perto dos 130cv mas isto até num Alter Turbo.
Havia UMMs Trofeu que tinham motor eqilibrado e turbo modificado,
esses já têm mais uns cavalitos, poderão chegar aos 140cv.
São poucos a ter Motor equilibrado pois era bastante caro fazer esta
alteração só foi permitida a partir de 1991 , normalmente só os
carros que andavam nos primeiros lugares do trofeu a faziam.

Um motor VX 3000 não é facil arranjar mais barato do que 2500€!!!
Mais caixa de vel +ou- 750€ não é uma modificação barata , mas
que é espetacular é , e é um motor de bomba mecanica o que
simplifica mt a aplicação.

WoodUMM

UMM
Registo
12 Set 2006
Boas! Este assunto é interessante!
No outro dia estive a ver com um amigo meu um kit para os nossos meninUMM's que consistia na colocação de um turbo novo incluindo novos colectores.
O preço rondava os 900€! Garantia um aumento de 20CV!
Achei caro, mas como ainda não estou virado para mexer no motor do meu bichUMM, não liguei.
Que acham disto?

PS:
Peter só por curiosidade ainda existem PVR à venda?
quanto pode custar um motor desses?
Neste fim-de-semana, foi montado, um desses num UMM (do meu meacânico) aqui no funchal, (tive o prazer de ouvir pois estava a a 100 metros da garagem) e o ronco (sem escape) é impressionante!!!
Gostava que alguém que me corriga se estiver errado, mas penso que o outro PRV, existente na Madeira é o famoso UMM do Papa João Paulo II.
Eu tive o prazer de o ver bem na altura pois estive directamente ligado à obra da execução do altar papal no estadio dos Barreiros.
Vocês nem imaginam o que eu tenho andado atrás do pessoal só para poder tirar fotos actuais a esse carro.

cUMMprimentos ao forUMM
UMMALT2T91 - Clube UMM - Sócio Nº 106

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

N me interessa muito os CV's, mas sim os Nm's...quero é força/binário, se for pastelaõ, n importa, desde que não morra em baixa rotação, pois se for um 6cil etc...tenho que andar sempre açima das 3000rpm se for a subir uma serra co reboque, lá vem os "calores" e os consumos disparam...

o range V8 era perder um pouco dessa força para ganhar nos consumos a GPL...penso eu...

BoaSorTTe

Registo
25 Jul 2006
Boas , já me tinham falado que um mecanico aí na madeira já tinha
colocado um ou dois motores V6 PRV em UMMs .
Um dos problemas de meter motores a gasolina é que temos documentos
diesel depois não dá para fazer inspeções, a legalização destes
motores não é facil.

Eduardo, se queres um motor que ande bem em baixa rotação não é um
V6 PRV nem um motor a gasolina pois são motores que andam muito a
partir das 4000rpm, e é mentira que se for 6cil (diesel)só anda a
partir das 3000rpm .
Se o motor for pastelão é porque não tem binario!!!
O UMM do papa é um Alter 2.5d.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boa

Petertumble, sim os motores a gazolina têm essa desvantagem, a vantagem seria a relação Km/€ usando o GPL (mesmo apertando mais com ele)

Normalmente em motores de cilindrada identica um de 4cil tem mais binário a uma rotação mais baixa que um de 6cil, então se o de 6cil trabalhar em conjunto com um turbo de generosas dimensões, podes ter a certeza que a rebocar 1500Kgm serra acima, só apartir das 3000RPM é que anda em condições essa é a "vantagem" dos 6cil, consegue-se um motor mais rotativo, o que abre a possibilidade de meter mais CV's...

O termo "pastelão" é um pouco subjectivo, uma Dyna com o motor em questão para mim é pastelona, mas consegue subir ladeiras carregada com 2ton em cima a mete-las, por outro lado os GR's do EmanuelCosta e amigos com um motor identico, mas da Cabstar, são tudo menos pastelões...para mim um motor que não é pastelão, é um que te encosta ao banco quando dispara...

Mas surgiu outra duvida...o sistema de travagem do UMM é sufiçiente para o serviço em questão ou terei que dispender alguma verba do orçamento a melhora-lo?? Concerteza alguem por ai já fez isto...o que acham???

BoaSorTTe

Registo
25 Jul 2006
Eduardo, se meteres o motor toyota 4.2td (6 cil)do HDJ 80 sobes a
serra a rebocar 2000Kg sem nunca precisares de passar as 2500rpm, garanto-te!!!
Esse motor ghega ás tres mil e poucas rpm e já quer que se troque de
mudança.
Tem tanto binario!!!

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Eduardo se queres um motor com muito binário concerteza que dispensas a velocidade e aí o caso dos travões basta os teres bem afinados para segurar o jipe,e claro com um motor desses ao desacelerar ele quase que trava sozinho:D.
Para rebocar,aí a conversa já é outra,tens que investir é num atrelado com bons travões, adequado ao peso que irás transportar.No meu já reboquei um atrelado carregado com 2ton e foi na boa(na parte da travagem:D)pois o atrelado tem travão proprio e garanto-te que o atrelado trava o jipe e não o contrário:cool:
Não aconselho ninguem a rebocar mais de 500kg com um atrelado sem travões,pode ser a morte do artista:dizzy_face:

Filipe Pinheiro

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

quote:Eduardo, se meteres o motor toyota 4.2td (6 cil)do HDJ 80 sobes a
serra a rebocar 2000Kg sem nunca precisares de passar as 2500rpm, garanto-te!!!
Esse motor ghega ás tres mil e poucas rpm e já quer que se troque de
mudança.
Tem tanto binario!!!
Pois...acredito, isso queria eu, e já agora podia ser o resto que vem á volta, do motor tambem:D

BoaSorTTe

Top Inferior