• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Montagem Overdrive - com ou sem porca no carreto?

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Boa noite a todos;

Na sequência da montagem do ultimo upgrade para o meu Alter 1, deparei-me com um dilema; Montar ou não montar a porca de castelo quando se monta o carreto do overdrive no veio da caixa de velocidades ZF?

As fotos (peço desculpa ao JUMMP por usar as suas fotos);

O carreto:

A porca:

Troquei algumas impressões com o user Dias e com o user JUMMP e cheguei à conclusão que existe quem monte a dita porca e quem não monte a porca.

As diferenças em principio e a meu ver poderão ser:

1 - com a porca se a altura dada pelas anilhas não for a correcta, o carreto pode ficar a trabalhar muito na ponta do estriado? (neste caso convém confirmar todas as cotas de profundidade antes de montar, eu não fiz:blush:)

2 - Sem a porca o carreto fica com algum grau de liberdade para deslocamento axial o que, a longo prazo poderá ou não danificar o estriado do carreto?

No meu caso montei um overdrive que já vinha de um alter 1, quem me vendeu teve o cuidado de enviar todas as anilhas, em principio as medidas devem bater todas certo, optei por montar a porca mas não confirmei as contas de profundidade:blush:... tudo funciona bem, mas pergunto, será esta a melhor opção?

Obrigado pelas vossas respostas e partilha do vosso saber.

cUMMprimentos;

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
na minha opinião a porca deve ser colocada, haverá algum motivo para a sua existencia
a anilha que falas é só de encosto entre o carreto e o rolamento da caixa, penso eu de que

no meu caso acho que está pela seguinte ordem
anilha de encosto...carreto..rolamento de agulhas...anilha de travamento....porca
funciona, se é perfeito não sei

Top Inferior