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Montagem do bloqueio SPARTAN.

Aldeia

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Não o era para fazer mas, depois de olhar para o manual e para as peças, pareceu-me que era bastante simples e fácil.

Decidi fazer um pequeno tutorial da montagem, se alguém reparar que fiz alguma asneira peço que comente.

Para começar este tipo de diferencial requer uma conquilha diferente (sem espaço para as anilhas). A compra do diferencial e da conquilha custou 350€, já com portes. No meu caso poupou-se um pouco em portes porque fiz uma compra conjunta ccom o amigo David Faria.

Fotos do material:





Foto da conquilha:




Começemos pela montagem:

Começamos por montar as molas dentro das peças cilindricas



Posteriormente inserimos as peças cilindricas (com as molas para baixo) nos orificios desta peça. Depois pressionamos a peça cilindrica até baixo e seguramos-a com uns ferrinhos (incluidos).



Depois pegamos nesta peça



e montamos-a na conquilha desta forma



Depois montamos estas duas peças desta maneira





E siga para a conquilha!




Repetimos o processo para o outro lado. Depois deve ficar algo assim:




o passo seguinte consiste em retirar os ferrinhos que seguram as peças cilindricas que têm as molas e em rodar o conjunto de forma a alinhá-lo com os orificios da conquilha:



Assim já se pode montar o cavilhão (ou lá como se chame):D




e para acabar insere-se a cavilha para trancar o cavilhão.




Acho que não fiz asneiras, fui seguindo as instruções (com fotos) do manual. Assim sempre é mais uma ajuda.

Desculpem a qualidade/enquadramento das fotos, o visor está avariado, tenho que tirar as fotos por pontaria.




 

show_time

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Boas!

Esse bloqueio é tipo true track? Aceleras e ele bloqueia?

cUMMps

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UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

Aldeia

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quote:Originally posted by show_time

Boas!

Esse bloqueio é tipo true track? Aceleras e ele bloqueia?


Sim deve ser mais ou menos isso:D

O Filipe é que pode explicar melhor pois tem um igual mas da Aussie.

Tanto quanto sei o bloqueio atraca em acelaração média/forte. Com uma acelaração reduzida ou desaceleração faz um efeito de diferencial. Acho que é mais ou menos isso.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

alex

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Juro que a olhar para lá não consigo perceber como é que o bloqueio consegue fazer de diferencial. Com o cavilhão no sítio não vejo grandes folgas para os semi eixos rodarem a velocidades diferentes. Espero por alguém que me esclareça...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
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Aldeia

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quote:Originally posted by alex

Juro que a olhar para lá não consigo perceber como é que o bloqueio consegue fazer de diferencial. Com o cavilhão no sítio não vejo grandes folgas para os semi eixos rodarem a velocidades diferentes. Espero por alguém que me esclareça...



O efeito de diferencil é feito pelas rodas dentadas por cedência das molas. Este bloqueio faz um barulho muito caracteristico. Quem não sabe, pensa que tens o diferencial todo partido:D

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

alex

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Certíssimo! Já agora, para ficar com todas as dúvidas saciadas, que lubrificante é que usas agora no diferencial?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
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Dias

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Aldeia

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Alex o lubrificante é a valvulina 80/90 normal.

Dias este material é para Dana 44. Para o Dana 30 ainda é mais barato (cerca de 280€, dependendo da cotação do dolar) pois não é necessário comprar a conquilha. A original do UMM serve perfeitamente.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

Dias

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16 Mai 2007
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quote:Originally posted by Aldeia

Alex o lubrificante é a valvulina 80/90 normal.

Dias este material é para Dana 44. Para o Dana 30 ainda é mais barato (cerca de 280€, dependendo da cotação do dolar) pois não é necessário comprar a conquilha. A original do UMM serve perfeitamente.

UMM abraçUMM

j.aldeia





Obrigado Aldeia


Download da montagem

http://www.megaupload.com/?d=K43OBTKJhttp://www.megaupload.com/?d=K43OBTKJ

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


Dias
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filipeumm

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29 Mar 2006
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O funcionamento é como o Aldeia refere.
Aí está uma bela reportagem,á partida parece estar bem montado,não sei se este exige uma folga certa entre as peças que estão junto ao cavilhao,nas instruções do meu referia com muita atençao essa folga no final,e se não fosse a correcta deveria-se fazer o acerto com anilhas de afinação entre as rodas dentadas e a coquilha.
De resto é simples,e por esse preço vale a pena o investimento.
 

Aldeia

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quote:Originally posted by filipeumm

O funcionamento é como o Aldeia refere.
Aí está uma bela reportagem,á partida parece estar bem montado,não sei se este exige uma folga certa entre as peças que estão junto ao cavilhao,nas instruções do meu referia com muita atençao essa folga no final,e se não fosse a correcta deveria-se fazer o acerto com anilhas de afinação entre as rodas dentadas e a coquilha.
De resto é simples,e por esse preço vale a pena o investimento.


A folga é de 4mm. Tanto quanto sei é a folga correcta.

Pelas minhas contas a folga deve-se situar entre os 3,6 e os 4,3 milimetros.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 
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9 Dez 2008
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É isso tudo Aldeia está muito bem documentado e explicado.
Eu tenho este bloqueio no meu diferencial da frente desde abril e funciona bem, é preciso alguma prática e só se pode usar OFFROAD, porque em estrada torna-se perigoso...
Atrás ainda não montei, estou a espera do grupo cónico, pois o meu pinhão de ataque está todo "fanado":dizzy_face:
Estou ansioso para monta-lo pois já começo a ficar farto da solda, e agora que tenho pneus novos não queria gasta-los "a toa"..
AbraçUMM!!!






Ultimate Mountain Machine
www.umm-aventura.com
 

vitor1979

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30 Mar 2006
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boas, a minha experiencia com o bloqueio EZLOOKER no suzuki samurai não é a melhor para quem gosta de fazer alguma estrada pois ele não faz difrencial mas sim solta quando está sob muita pressão.
ou seja em estrada começamos a virar e o carro vai em frete viramos mais um pouco e ele solta derepente que até parece coisa má.
no mato é bom mas tb tem um senão por vezes comvem desligar o bloqueo quando estamos em grandes subidas e vamos com velocidade, porque se uma roda de um lado agarra muito mais do que a outra o jipe faz um grande pião.
é pena o preço mas com a experiencia que tenho o de botãozinho é máquina.
 

bitaum

UMM
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28 Dez 2009
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Bom dia,

fiquei com uma pergunta dúvida após ler as excelentes explicações apresentadas.

um bloqueio destes (aussie, spartan, ez) aplicado no diferencial da frente está sempre activo ou só quando a tracção dianteira está ligada e o diferencia "em carga"?

pergunto isto porque, sendo este sistema accionado quando a força aplicada nas molas (do equipamento) pelo diferencial excede um determinado valor, caso a tração dianteira esteja desligada o sistema nunca é accionado, pois o diferencial nunca está "em carga"e as rodas giram livremente.

Obrigado
 

mrbooo

UMMzito
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20 Mar 2009
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Amigo Aldeia, agora que ja se passou algum tempo desde a montagem o que dizes do blokeio? Aprova ou ARB sera a melhor solução?
Sera que posso montar nos 2 eixos?
De onde o posso mandar vir assim baratinho?

cUMMprimentos
Nuno Valdez
 

Aldeia

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Eu estou satisfeito, embora um bloqueo desligável é sempre uma melhor opção, desde que haja euros. Mas recordo-te que eu andava com o diferencial soldado, assim não estranhei muito a condução com o novo bloqueio.

Podes montar nos 2 eixos, embora eu não seja muito fã para colocar no diferencial da frente. Isto porque este bloqueio usa a conquilha do diferencial e pessoalmente, acho-a um pouco fraca.

Para a frente optei antes por adquirir um truetrack (ainda não montei). Em certas e determinadas situações não é tão eficaz, mas não necessito da conquilha do diferencial e dá-me mais garantias de resistencia.

Mas se quiseres uma opinião mais válida podes falar com o David (Ultimate Mountain Machine). Ele tem o bloqueio Spartan em ambos os diferenciais e anda com pneus 33. Até agora não partiu, mas eu tenho as minhas reservas.

Só para terminar, o ARB anda muito na moda, mas começo a ficar um bocado avesso a esse bloqueio. As perdas de ar são crónicas e por vezes acabas por não conseguir bloquear coisa nenhuma. Tens uns chineses mais em conta que tem dado provas de servir para o gasto, ou então aposta por um bloqueio electrico.
 
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