• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Molas "carroça" vs Molas helicoidais (resolvido)

PUREUMM

UMMzito
Registo
21 Fev 2011
Mensagens
62
Localização
-
Boas,
as minhas molas estão com algum desgas-te. Tenho visto por aqui diversas opiniões sobre molas helicoidais... Gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens sobre as mesmas e se aconcelham colocar umas, se são para a prática de TT mais puxado ou se compensa mais mandar espertar as minhas, mas também li algures por aqui alguém a dizer que não é bom levá-las ao calor...
AbraçUMM
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
Não fazes ideia do dinheiro que gastas nisso pois não? E depois para legalizar isso tens que arranjar um eng. projectos, vistorias......

Se tens as molas gastas/sem arco o melhor é dar arco e reforçar. Tens por cá o Martins, tem feito vários trabalhos e com boas referências.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

PUREUMM

UMMzito
Registo
21 Fev 2011
Mensagens
62
Localização
-
Não, não faço mesmo ideia dos preços e quais as consequência (positivas e negativas) que esta modificação acarreta...
Tinha lido no post seu que também pretendia fazer essa alteração, assim como outros membros daqui, uns falam bem, outros nem tanto. Já deu para perceber que desistiu dessa ideia e também me parece que vou seguir esse concelho. De qualquer maneira, são dúvidad de maçarico lool
 

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Mensagens
377
Localização
Portugal
O stress que pode dar essa alteração é na IPO eles notarem a modificação e embirrarem com isso, o que não é difícil, sendo o UMM bastante conhecido.

É um facto que as molas das nossas máquinas apresentam algumas desvantagens em TT, sobretudo nas trialadas com muitos cruzamentos de eixos, no entanto isso não impede nem nunca impediu o UMM de chegar onde os outros nuca foram... e dá um gozo do caraças ver nos passeios estes jipes "com molas de carroça" a passarem onde os outros passam.

Podes mandar espartar as molas que isso fica impecável.

cUMMprimentos;
 

PUREUMM

UMMzito
Registo
21 Fev 2011
Mensagens
62
Localização
-
Obrigado pela dica Abreu, também não pretendo fazer TT puro e duro, apenas como as minhas molas já acusam algum desgaste, queria melhorar este aspecto e como tenho visto aqui os dois modelos, queria saber se as helicoidais seriam as mais apropriadas e mais "actuais" em termos de melhoria e benefício para o jipe.
Sendo assim, vou optar pelas tradicionais e mandá-las espartar.
 

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Mensagens
1.242
Localização
Portugal
estás muito enganado, o UMM com molas de carroça passa onde muitos não passam.

quote:Originally posted by Abreu


O stress que pode dar essa alteração é na IPO eles notarem a modificação e embirrarem com isso, o que não é difícil, sendo o UMM bastante conhecido.

É um facto que as molas das nossas máquinas apresentam algumas desvantagens em TT, sobretudo nas trialadas com muitos cruzamentos de eixos, no entanto isso não impede nem nunca impediu o UMM de chegar onde os outros nuca foram... e dá um gozo do caraças ver nos passeios estes jipes "com molas de carroça" a passarem onde os outros passam.

Podes mandar espartar as molas que isso fica impecável.

cUMMprimentos;

È mole mas sobe.
 

lenhador

UMM
Registo
5 Fev 2011
Mensagens
151
Localização
Portugal
boas, montar molas helicoidais é fácil, agora montar que fique condusivel não é para todos....ainda mais com eixos de origem !! pois sao

muito estreitos...á parte da IPO, nao faças isso com risco do umm, se apaixonar por todas as paredes que vir..

cumprimentos

Nada como o cheiro da solda pela manha !
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.547
Localização
Cortegaça
Manda arranjar as molas do teu UMM, para além disso ainda poderás precisar de trocar alguns sinoblocos dos olhais, mas não é nada de muito dispendioso.

O jipe com molas de origem em bom estado e com sinoblocos novos tem um desempenho excelente!

Conheci um “artista” que colocou molas helicoidais e disse-me que a diferença de desempenho foi tão insignificativa que nem vale a pena passar pelas dores de cabeça e despesas que tal alteração exige!

As limitações dos nossos UMM, não residem apenas nas molas, mudas as molas e apercebes-te que precisas de mais motor, dás mais motor a precisas de retirar peso, tiras peso e precisas de um chassis com maior elasticidade!...enfim!!!

Como vês, podes sempre melhorar e alterar algumas coisas, mas terás sempre muitas outras a precisarem de ser alteradas!

Abraço.
 

PUREUMM

UMMzito
Registo
21 Fev 2011
Mensagens
62
Localização
-
Obrigado pela ajuda pessoal;)
(não posso dizer que sou um purista, gosto de alterar coisas desde que para melhor claro, mas calma, também não sou nenhum "shuning":D)como estou a querer recuperar o carro aos poucos e não tenho grande conhecimento, já que é para mudar ou reparar, não queria fazer "coisas desactualizadas" se é que me faço entender, mas visto as molas de "carroça" fazer bem o seu trabalho então vou optar por recuperá-las:)
 
Registo
1 Out 2008
Mensagens
1.668
Localização
Portugal
Olá Pessoal.Segundo o que me disse o meu tio que ja assistiu o meu Vitesses, e que é Mecãnico Reformado da Carris, Volvo,ex.Datsun etc, estamos a denegrir a imagem dos nossos Umm's e das nossas suspensoês, ao dizermos ,como eu tambem lhe chamava de «Molas de Carroça», ele corrigiu-me e disse que tecnicamente se chamam de Molas de Lâminas, so uma pequena correção e sugestão da minha parte.Cummprimentos.

jsilva
 

lenhador

UMM
Registo
5 Fev 2011
Mensagens
151
Localização
Portugal
quote:Originally posted by MarioMachado

Manda arranjar as molas do teu UMM, para além disso ainda poderás precisar de trocar alguns sinoblocos dos olhais, mas não é nada de muito dispendioso.

O jipe com molas de origem em bom estado e com sinoblocos novos tem um desempenho excelente!

Conheci um “artista” que colocou molas helicoidais e disse-me que a diferença de desempenho foi tão insignificativa que nem vale a pena passar pelas dores de cabeça e despesas que tal alteração exige!

As limitações dos nossos UMM, não residem apenas nas molas, mudas as molas e apercebes-te que precisas de mais motor, dás mais motor a precisas de retirar peso, tiras peso e precisas de um chassis com maior elasticidade!...enfim!!!

Como vês, podes sempre melhorar e alterar algumas coisas, mas terás sempre muitas outras a precisarem de ser alteradas!

Abraço.


ola Mário, depende do tipo de suspensão aplicada... e de como foi aplicada... problema é que
muita boa gente ainda nao perceberam como funciona uma barra panhard...montem barras em A...que fica bom !! temos aqui um UMM cournil, motor canter, com molas helicoidais que fazem a diferença tem um comportamento exemplar...tambem foi feito por etapas, e por quem percebe !! os UMM pelo que tenho reparado sao fantasticos para meter helicoidais, razao simples..chaci fexado !! reparem que grande parte dos carros de molas heli teem, chaci fexado ;)

abraço

abraço

Nada como o cheiro da solda pela manha !
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
O Umm tem um problema quando se quer montar molas helicoidais,pois tem os eixos estreitos,e á frente as molas têm de ficar na direcção das longarinas deixando o Umm demasiado alto,mas há sempre a hipotese de se montar outros eixos...o problema maior de todos é mesmo a legalidade.
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Molas de carroca = molas de lamina = molas parabolicas= semi elipticas (mais correcto)... "parecidas com molas elipticas"

Agora ...
molas helicoidais? (aquelas que fazem poim! poim!)...

Bom...ai vai entao.
Vai andar por ai um UMM com total montagem de molas helicoidais (e TUDO o que involve adaptar este sistema - incluindo troca de eixos e tanta mais outras coisas).

Este trabalho so pode ser feito como logico com os meios adequados - nao de trata de andar "a fita" a medir e soldar suportes...so para espetar ali as "molas helicoidais".

Com todo o gosto assim que haja material terei muito gosto em ca vir postar.
Qualquer opiniao ou comentario para ja de minha parte ou alguem e' mera especulacao sem verdadeira nocao dos factos.

Como disse no topico virei ca com muito gosto como tambem o restauro desse umm tera o devido update.

Nada e' impossivel.
Fazer bem e como deve de ser e' outra coisa.


P.S. sem duvida na falta destes meios a melhor coisina e' mesmo "dar arco" as molas elipticas de origem.
Carlos Pires


 

lenhador

UMM
Registo
5 Fev 2011
Mensagens
151
Localização
Portugal
quote:Originally posted by filipeumm

O Umm tem um problema quando se quer montar molas helicoidais,pois tem os eixos estreitos,e á frente as molas têm de ficar na direcção das longarinas deixando o Umm demasiado alto,mas há sempre a hipotese de se montar outros eixos...o problema maior de todos é mesmo a legalidade.

boas Filipe, concordo consigo...alias esse problema mantém-se noutros

4x4 a quando transformados !! no umm era simplesmente adotar as danas 60 problema resolvido !! eu sou adepto de alterações, mas nos UMM gosto deles como estão, excepto motor... em termos de suspensão, já tive algumas dezenas de 4x4, e até agora os alter são os 4x4 mais confortáveis de molas de carroça que já tive...os patrol 260 são bons, teem a frente molas parabólicas, não confundir com helicoidais, e um carro também confortável são os land cruiser bj73 !!


cumprimentos

Nada como o cheiro da solda pela manha !
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Com algum atraso mas cumprindo com o que prometi ali atras num post deste topico:

Eixo dianteiro





Eixo traseiro



na altura ainda faltava montar as molas helicoidais, pois faltavam outros componentes dar chegada.
Depois de tudo montado e rectificado....desmontagem geral e recuperacao total de todas as pecas para por como novo.


para os mais distraidos e' mesmo um chassis UMM.
e a adaptacao vai passar a ser possivel aplicar aos nossos UMM, esta configuracao foi fabricada para um UMM mais estradista e nada de "cruzamentos" ou articulacoes de eixos o motor tambem sera outro.

Portanto e' possivel.


 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
Mas que qualidade de soldas!

Parabéns pelo serviço que já está feito até esta parte, se esses padrões forem mantidos até ao fim, certamente resultará num excelente trabalho final.

 
Top Inferior