• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

MetroBuddy - Concepção de Engenharia e Design PT

I AM UMM

UMM
Registo
27 Jan 2009
Mensagens
1.571
Localização
-
Aqui fica o vídeo em norueguês com transcrição em inglês...sem qualquer referência à participação de entidades nacionais!!!


O MetroBuddy tem ascendência nórdica, mas foi concebido em Portugal. Foi oficialmente apresentado hoje, em Stavanger, na Noruega, e chegará ao mercado daqui a três ou quatro meses.

...algumas fotos da apresentação - http://www.elbilnorge.no/index.php?option=com_content&view=article&id=229:metrobuddy-launch&catid=86:nyheter&Itemid=158

...outras fotos aqui - http://www.autobloggreen.com/photos/metro-buddy/2010270/



A encomenda veio do frio (Elbil Norge - Noruega), mas toda a concepção de engenharia e de design é portuguesa e representou mais de um ano de trabalho para o Centro de Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA), no TecMaia, envolvendo mais de 20 mil horas de engenharia e 30 técnicos das mais diversas áreas, desde designers, engenheiros de produto e processo, especialistas de prototipagem, montagem e acabamento.

O projecto de desenvolvimento do MetroBuddy, teve inicio em Março de 2008 e prevê para entrega final 15 protótipos funcionais. Até ao momento, foram produzidos cinco destes protótipos. Os dois primeiros já se encontram na Noruega.

Ao CEIIA-CE (Centro de Engenharia), coube a responsabilidade da gestão do programa do novo veículo eléctrico, no entanto, este projecto permitiu que várias empresas nacionais ou implantadas em território português que operam no desenvolvimento de produtos complexos (ex. EV-Iberia, Yasaki Saltano, Ropico, IETA, Forma3D, Robertrónica, Pamel, IPETEX, Usimeca e Imfu) evidenciassem as suas competências e capacidades.

Este trabalho de colaboração com a nossa indústria perspectiva uma grande percentagem de incorporação nacional no MetroBuddy (enquanto produto final) na fase de penetração no mercado europeu e a criação de uma unidade de montagem em Portugal.

O CEIIA-CE esteve envolvido em todo o ciclo de desenvolvimento deste novo veículo, desde o estilo até à produção e prototipagem, passando pela engenharia de componentes e moldes, de acordo com os requisitos da Elbil Norge, centrando-se actualmente na melhoria de produção, redução de custo, aumento da qualidade e adequação aos utilizadores (menos peso e menos baterias).

O MetroBuddy é a nova versão do Buddy, um veículo eléctrico norueguês 'zero emissões' e ultracompacto (tem menos de 2,5 metros de comprimento), com capacidade para transportar três pessoas, com uma autonomia total de, aproximadamente, 80 quilómetros. Durante o processo de desenvolvimento foram projectados mais de 100 novos componentes, incluindo um novo chassis, suspensão e jantes, componentes de carroçaria e de interior, de acordo com a futura sequência de montagem.

Em termos de histórico, o MetroBuddy é a sexta geração do original Kewet, desenvolvido na Dinamarca, em 1991. Com a Elbil Norge, o veículo encontra-se em produção e venda na Noruega, desde 1992. Calcula-se que estejam em circulação mais de 700 unidadesna cidade de Oslo.

cUMMprimentos,
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.479
Localização
United Kingdom
Eu gostei da "transcricao em ingles" ....onde esta?!
:)

Pois nao apanhei nada do que a senhora disse...
Embora tenha estado na Suecia em 1996 e tivesse "trocado uns kisses" com uma menina norueguesa "inocente" (que de inocente nao tinha nada) a beira do lago Vanern (lindissimo as 3 da manha era de "dia")...fiquei sem perceber o que a senhora deste video disse.

Em relacao a carros electricos esta em estudo/desenvolvimento um UMM "electrico" com base num chassie Suzuki
(infelizmente mas assim e' a vida dado ser uma estrutura mais leve)por pessoas ligadas directa e indirectamente ao CEIIA...o cliente e' portugues.

Aqui em Londres temos ja um consideravel numero de carros electricos, passando pelos Toyota Prius ate aos carros "Nice Car"
mais informacao de como "as freguesias" de londres (boroughs) estao a aderir....ou em certas situacoes os cidadaos forcados a tal coisa por imposicao de Congestion Charge ou impostos.
Mais info em relacao a carros electricos em londres: http://www.greencarsite.co.uk/econews/london-electric-cars.htm

Carlos Pires
 

I AM UMM

UMM
Registo
27 Jan 2009
Mensagens
1.571
Localização
-
quote:Originally posted by aloevera


Eu gostei da "transcricao em ingles" ....onde esta?!
:)


Carlos Pires



Alô Vera,
A transcrição em ingles está ao lado...clickas em mais informações no lado direito et voilá ;)

cUMMprimentos,
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.479
Localização
United Kingdom
Possas...ok ok .."my fault!" lol
nao acredito que todas as pessoas cheguem la...no botoezinhos ao lado direito do player tem la umas opcoes tem.

Obrigado
CP


 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Do meu ponto de vista é apenas um Aixam com motor elétrico. Perdoem-me a opinião.

Uma viatura elétrica com apenas 80 km de autonomia não é nenhuma inovação, nem tão pouco é o inicio da mesma, a tecnologia disponivel hoje em dia nos mercados, no que toca a equipamentos para colocar viaturas eléctricas 100% funcionais permite autonomias de mais de 200 km(que mesmo assim ainda é pouco) numa ocupação de espaço bastante reduzida dentro da viatura. Recordo-me de à uns tempos atrás ter visto numa reportagem televisiva que varios individuos ou grupos de investigação terem desenvolvido varios sistemas eléctricos para apilicação em viaturas funcionais, isto em Portugal.


Pedro Filipe
Este governo não cairá porque não é um edificio. Sairá com benzina porque é uma nódoa. Eça de Queirós
 
Top Inferior