• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Menos peças mais fiabilidade!

PPastor

UMMzito
Registo
8 Mai 2006
Uma duvida!?

A luz de nevoeiro não tÊm de ser mais forte? Muda-se também para uma lampada mais potente?

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
A luz de nevoeiro é 12v/21w,penso que as de marcha-atras tb são,mas é uma questão de verificar que lampada é que lá está.

Filipe Pinheiro

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Menos peças!?
Voltando à carga.
Podem meter como o meu irmão mete. Piscas e marcha atrás, farolins brancos, só os stops é que são vermelhos. Ou seja, utiliza 4 brancos atras e 2 vermelhor e mais dois brancos à frente.

Cumprimentos, Tozé.
www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Pois Tozé,e o do teu irmão ainda com mais um penduricalho a fazer de farol de nevoeiro:D:D
A dica de que se fala neste tópico fica com este aspecto,tira-se o farol de nevoeiro original que costuma estar pendurado do lado esquerdo da matricula e mantem-se na mesma luz de nevoeiro na retaguarda eliminando um farolim de marcha atrás.

Filipe Pinheiro

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Não tenho farol de nevoeiro, por isso não me lembro dele :D
Mas é boa ideia, continuem...

Cumprimentos, Tozé.
www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Cuidado com uma coisa... Atrás só é autorizada uma luz branca... a de marcha atrás... tudo o resto não é permitido.

Cumprimentos.

Nuno.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
quote:Originally posted by nunumm

Cuidado com uma coisa... Atrás só é autorizada uma luz branca... a de marcha atrás... tudo o resto não é permitido.

Cumprimentos.

Nuno.

podes usar farolim branco e lampada laranja.. fica bem fixe

www.sitefixe.com
UMM Alter II '91

O meu primeiro UMM foi brincadeira, o 2º foi por gosto, o 3º por paixão..

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Repesco este tópico para um alerta àqueles que como eu já fizeram a alteração:

Ontem fui à IPO e o inspector disse-me que, segunda a lei, a luz de nevoeiro terá de estar a uma distância maior ou igual a 20 cm do stop o que não se verifica com esta alteração. A "falta" seria de grau 2, pelo que seria exigida re-inspecção!

Por sorte, como fui atendido com meia hora de atraso e depois de refilar, o inspector para me compensar deixou passar a coisa.

Fica o aviso!

PS: Nenhuma anotação consta na folha. 100%!

Orgulhosamente UMMista

Nien

UMM
Registo
2 Fev 2007
??????
Pedro acho uma estupidez o k te transmitiram, repara eu no meu carro (saxo 1.5D comercial) tenho o farol de nevoeiro e menos de 20cm do de stop( acho eu :rolleyes:) o pelo menos deve haver outras viaturas onde isso acontece.

É estranho, mas venham os entendidos!

Sou louco, por UMM's!!!

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

pois Pedro e nao és o 1º...

eu acho é que Certos condutores só deviam ter luz de nevoeiro..depois de saberem o que é realmente Nevoeiro:angry:

é pena as nossas "autoridades" só verem outras coisas

UMM abraço
madeira

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by madeira

Boas

pois Pedro e nao és o 1º...

eu acho é que Certos condutores só deviam ter luz de nevoeiro..depois de saberem o que é realmente Nevoeiro:angry:

é pena as nossas "autoridades" só verem outras coisas

UMM abraço
madeira

Ora aí está, muitos automobilistas sabem lá o que é a luz de nevoeiro. Até enerva circular atrás de um carro com a luz de nevoeiro acesa.

Quanto aos 20 cm também acho estranho, por exemplo no meu corsa a luz de nevoeiro fica a menos de 20 cm da luz de presença.

Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Eu tb acho estúpido mas para o ano meto lá o penduricalho e ligo-o para não me chatearem!

Tens toda a razão Madeira! Os "chunnings" andam sempre com as luzes de nevoeiro ligadas e passam pela polícia como se nada fosse. Nas inspecções é rebaixamentos de suspensão, peliculas nos vidros, etc, tudo a passar pela porta do cavalo... É o pais que temos.

Orgulhosamente UMMista

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Porque isto até é importante e realmente a luzinha está num sitio andótico para quem anda fora de estrada resolvi pesquisar na internet para que não restem dúvidas.

Para começar quando se vai ao site da DGV está está em remodelação e indicam o site de outro organismo, Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, e neste site após fazer uma procura pelas luzes de nevoeiro, encontro uma simples frase, portaria tal e coisa n sei quê, concretamente, Portaria n.º 851/94, de 22 de Setembro. Após pesquisa no google aparece http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/portaria_851_94.pdf a dita, ao que passo a transcrever o mais importante:

Luzes de Nevoeiro da Retaguarda
- Com excepção dos motociclos, tractores e reboques agrícolas, os veículos e reboques matriculados após 27 de Maio de 1990 devem possuir luzes de nevoeiro à retaguarda, com as seguintes características:
a) Número:
Automóveis ligeiros e pesados - uma ou duas luzes; Reboques - uma ou duas luzes;
b) Cor da luz emitida - vermelha;
c) Deve ser respeitado o seguinte posicionamento:
Em largura:
Quando a luz de nevoeiro for única, deve estar situada do lado esquerdo do plano longitudinal médio do veículo;
A distância entre qualquer luz de nevoeiro à retaguarda e a luz de travagem mais próxima deve
ser superior a 100 mm;
Em comprimento:
Devem estar à retaguarda;
Em altura:
Devem estar colocadas a uma altura ao solo
compreendida entre os 250 mm e 1000 mm;

Luz de Marcha-Atrás- Os veículos automóveis e reboques podem dispor, à retaguarda, marcha-atrás, com as seguintes características:
a) Número:
Em todos os casos - uma ou duas luzes;
b) Cor da luz emitida - branca;
c) Deve ser respeitado o seguinte posicionamento:
Em largura:
Nenhuma especificação especial;
Em comprimento:
Devem estar colocadas na retaguarda do veículo;
Em altura:
Devem ser colocadas a uma altura ao solo compreendida entre 250 mm e 1200 mm;

Espero ter esclarecido este assunto, que tanto se fala pela internet, e não vi esclarecido em lado nenhum..

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

Top Inferior