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material para mato

Virialves

Iniciado
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12 Ago 2017
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boas, pessoal com mais experiência no tt, que problemas mais comuns dão os umm, com por ex pneus 33, onde parte com mais frequência? eixo da frente? eixo de trás? Cruzetas e veios de transmissão? cx de transferências? aguentam bem com com bloqueio tipo a ar? É depois quais as opções que existem...sabendo que os eixos Dana equipam outras marcas, há algo reforçado dos outros que dê nos nossos? saudações ummistas
 

badumm

UMM
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2 Ago 2018
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Boas @Virialves,

Está a pensar fazer alterações no seu Alter 2 Turbo?

Em primeiro lugar, para conseguires colocar pneus 33 já precisas de fazer alguns ajustes na suspensão, se as molas estiverem com má saúde, não vais conseguir fazer TT sem roçar.

Se tens o Alter 2 de origem, tens Dana 44 no eixo traseiro e Dana 30 no eixo dianteiro.

Da minha experiência, no eixo traseiro zero problemas, aguenta tudo, podes colocar bloqueio à vontade (não tenho bloqueio, mas o Dana 44 é muito resistente).

No eixo da frente, com Dana 30, já és capaz de de vez em quando ter de trocar cruzetas de semieixo.

Veios transmissão também só terás desgaste pelo tempo, são resistentes.

Caixa transferências, também zero problemas da minha parte.

Como faço TT mais agressivo, apliquei Dana 44 dianteiro, e desde esse dia, nunca mais tive nenhum problema.

Espero ter ajudado
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Acho que o segredo é manter a mecânica saudável bem afinada e tudo muito bem lubrificado.
O meu UMM não tem invenções, está praticamente original com os tradicionais Dana 44 e Dana 30 que nunca me deram chatisses.
Os pneus são 31 e não aconselho mais do que isso porque em offroad mais agressivo podem dar problemas...
Pneus 33 nunca usei mas penso que são muito bons para tirar fotografias ao jipe ou para andar em estradas boas...😉
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Quando fazia TT mais sério, onde menos problemas tive foram nos eixos. Usava pneus 32-11.R15, com bloqueio total atrás e parcial à frente.

Se fazes TT, preocupa-te sobretudo com a manutenção, sobretudo após passagens a vau ou lameiros, o maior defeito dos nossos eixos é que são muito permeáveis, a água entra com facilidade. Em TT mais serio deves lavar e lubrificar os rolamentos regularmente, mudar valvulinas, etc. Também deves ser consciente que os desgaste é tremendamente maior, para além dos rolamentos as cruzetas também sofrem bastante. Brincar na água e na lama pode ser divertido, mas é terrível para as mecânicas e foram as origens dos meus maiores dissabores.

Outra coisa que ajuda a manter o UMM em bom estado, é ter cabeça, ser inteligente e não estar a marrar com o obstáculo, saber quando tem que parar. Vi muito material a partir em muitos jipes pela tremenda insensatez dos proprietários (muitas vezes, bem avinhados).
 

Virialves

Iniciado
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12 Ago 2017
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-
Boas @Virialves,

Está a pensar fazer alterações no seu Alter 2 Turbo?

Em primeiro lugar, para conseguires colocar pneus 33 já precisas de fazer alguns ajustes na suspensão, se as molas estiverem com má saúde, não vais conseguir fazer TT sem roçar.

Se tens o Alter 2 de origem, tens Dana 44 no eixo traseiro e Dana 30 no eixo dianteiro.

Da minha experiência, no eixo traseiro zero problemas, aguenta tudo, podes colocar bloqueio à vontade (não tenho bloqueio, mas o Dana 44 é muito resistente).

No eixo da frente, com Dana 30, já és capaz de de vez em quando ter de trocar cruzetas de semieixo.

Veios transmissão também só terás desgaste pelo tempo, são resistentes.

Caixa transferências, também zero problemas da minha parte.

Como faço TT mais agressivo, apliquei Dana 44 dianteiro, e desde esse dia, nunca mais tive nenhum problema.

Espero ter ajudado
boas, já tenho brincos maiores e amortecedores maiores mas sim continuo com dana 30 à frente e 44 atrás...a ideia é para fazer umas brincadeiras mas manter dentro do possível a originalidade...acho que pneus vou mesmo para medida 31 10.5 15....
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
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29 Jun 2018
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Portugal
Quando fazia TT mais sério, onde menos problemas tive foram nos eixos. Usava pneus 32-11.R15, com bloqueio total atrás e parcial à frente.

Se fazes TT, preocupa-te sobretudo com a manutenção, sobretudo após passagens a vau ou lameiros, o maior defeito dos nossos eixos é que são muito permeáveis, a água entra com facilidade. Em TT mais serio deves lavar e lubrificar os rolamentos regularmente, mudar valvulinas, etc. Também deves ser consciente que os desgaste é tremendamente maior, para além dos rolamentos as cruzetas também sofrem bastante. Brincar na água e na lama pode ser divertido, mas é terrível para as mecânicas e foram as origens dos meus maiores dissabores.

Outra coisa que ajuda a manter o UMM em bom estado, é ter cabeça, ser inteligente e não estar a marrar com o obstáculo, saber quando tem que parar. Vi muito material a partir em muitos jipes pela tremenda insensatez dos proprietários (muitas vezes, bem avinhados).
Não percebi logo “avinhados”😵💫
Mas se calhar é o mesmo que “aminados”🤭
 

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
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Lisboa
boas, já tenho brincos maiores e amortecedores maiores mas sim continuo com dana 30 à frente e 44 atrás...a ideia é para fazer umas brincadeiras mas manter dentro do possível a originalidade...acho que pneus vou mesmo para medida 31 10.5 15....

Esqueci-me de dizer: no meu tenho 265/75R16
Equivalência muito perto do 33"
 
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