• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

material para mato

Virialves

Iniciado
Registo
12 Ago 2017
boas, pessoal com mais experiência no tt, que problemas mais comuns dão os umm, com por ex pneus 33, onde parte com mais frequência? eixo da frente? eixo de trás? Cruzetas e veios de transmissão? cx de transferências? aguentam bem com com bloqueio tipo a ar? É depois quais as opções que existem...sabendo que os eixos Dana equipam outras marcas, há algo reforçado dos outros que dê nos nossos? saudações ummistas

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Boas @Virialves,

Está a pensar fazer alterações no seu Alter 2 Turbo?

Em primeiro lugar, para conseguires colocar pneus 33 já precisas de fazer alguns ajustes na suspensão, se as molas estiverem com má saúde, não vais conseguir fazer TT sem roçar.

Se tens o Alter 2 de origem, tens Dana 44 no eixo traseiro e Dana 30 no eixo dianteiro.

Da minha experiência, no eixo traseiro zero problemas, aguenta tudo, podes colocar bloqueio à vontade (não tenho bloqueio, mas o Dana 44 é muito resistente).

No eixo da frente, com Dana 30, já és capaz de de vez em quando ter de trocar cruzetas de semieixo.

Veios transmissão também só terás desgaste pelo tempo, são resistentes.

Caixa transferências, também zero problemas da minha parte.

Como faço TT mais agressivo, apliquei Dana 44 dianteiro, e desde esse dia, nunca mais tive nenhum problema.

Espero ter ajudado

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Acho que o segredo é manter a mecânica saudável bem afinada e tudo muito bem lubrificado.
O meu UMM não tem invenções, está praticamente original com os tradicionais Dana 44 e Dana 30 que nunca me deram chatisses.
Os pneus são 31 e não aconselho mais do que isso porque em offroad mais agressivo podem dar problemas...
Pneus 33 nunca usei mas penso que são muito bons para tirar fotografias ao jipe ou para andar em estradas boas...😉

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Quando fazia TT mais sério, onde menos problemas tive foram nos eixos. Usava pneus 32-11.R15, com bloqueio total atrás e parcial à frente.

Se fazes TT, preocupa-te sobretudo com a manutenção, sobretudo após passagens a vau ou lameiros, o maior defeito dos nossos eixos é que são muito permeáveis, a água entra com facilidade. Em TT mais serio deves lavar e lubrificar os rolamentos regularmente, mudar valvulinas, etc. Também deves ser consciente que os desgaste é tremendamente maior, para além dos rolamentos as cruzetas também sofrem bastante. Brincar na água e na lama pode ser divertido, mas é terrível para as mecânicas e foram as origens dos meus maiores dissabores.

Outra coisa que ajuda a manter o UMM em bom estado, é ter cabeça, ser inteligente e não estar a marrar com o obstáculo, saber quando tem que parar. Vi muito material a partir em muitos jipes pela tremenda insensatez dos proprietários (muitas vezes, bem avinhados).

Virialves

Iniciado
Registo
12 Ago 2017
Boas @Virialves,

Está a pensar fazer alterações no seu Alter 2 Turbo?

Em primeiro lugar, para conseguires colocar pneus 33 já precisas de fazer alguns ajustes na suspensão, se as molas estiverem com má saúde, não vais conseguir fazer TT sem roçar.

Se tens o Alter 2 de origem, tens Dana 44 no eixo traseiro e Dana 30 no eixo dianteiro.

Da minha experiência, no eixo traseiro zero problemas, aguenta tudo, podes colocar bloqueio à vontade (não tenho bloqueio, mas o Dana 44 é muito resistente).

No eixo da frente, com Dana 30, já és capaz de de vez em quando ter de trocar cruzetas de semieixo.

Veios transmissão também só terás desgaste pelo tempo, são resistentes.

Caixa transferências, também zero problemas da minha parte.

Como faço TT mais agressivo, apliquei Dana 44 dianteiro, e desde esse dia, nunca mais tive nenhum problema.

Espero ter ajudado
boas, já tenho brincos maiores e amortecedores maiores mas sim continuo com dana 30 à frente e 44 atrás...a ideia é para fazer umas brincadeiras mas manter dentro do possível a originalidade...acho que pneus vou mesmo para medida 31 10.5 15....

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Quando fazia TT mais sério, onde menos problemas tive foram nos eixos. Usava pneus 32-11.R15, com bloqueio total atrás e parcial à frente.

Se fazes TT, preocupa-te sobretudo com a manutenção, sobretudo após passagens a vau ou lameiros, o maior defeito dos nossos eixos é que são muito permeáveis, a água entra com facilidade. Em TT mais serio deves lavar e lubrificar os rolamentos regularmente, mudar valvulinas, etc. Também deves ser consciente que os desgaste é tremendamente maior, para além dos rolamentos as cruzetas também sofrem bastante. Brincar na água e na lama pode ser divertido, mas é terrível para as mecânicas e foram as origens dos meus maiores dissabores.

Outra coisa que ajuda a manter o UMM em bom estado, é ter cabeça, ser inteligente e não estar a marrar com o obstáculo, saber quando tem que parar. Vi muito material a partir em muitos jipes pela tremenda insensatez dos proprietários (muitas vezes, bem avinhados).
Não percebi logo “avinhados”😵💫
Mas se calhar é o mesmo que “aminados”🤭

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
boas, já tenho brincos maiores e amortecedores maiores mas sim continuo com dana 30 à frente e 44 atrás...a ideia é para fazer umas brincadeiras mas manter dentro do possível a originalidade...acho que pneus vou mesmo para medida 31 10.5 15....

Esqueci-me de dizer: no meu tenho 265/75R16
Equivalência muito perto do 33"

Top Inferior