• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Marrocos

raimummdo

UMM
Registo
1 Out 2007
Bem pessoal é assim , andam m a por na cabeca ir a marrocos para abril k vem e eu tenho um UMM ALTER DE 93 ATMOSF. e eu nao sei se me posso fiar no meu bebe aparente mente parece estar novo mas ....... marrocos e longe ne? peço e quem tem mais experiencia k me ajude

- o ke devo preparar no carro a nivel de mecanica
- que posso fazer para andar um pouquinho mais depresa

Obrigado é k eu ainda sou um ummistas novinho.......

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Boas
És cá dos meus grandes viagens!
Para o ano tou muito ocupado se não fazia-te companhia.
Para uma viagem dessas sugiro que faças uma viagem pelo menos de 1000km
para teres a noção de viagem de UMM.
No caso de uma viagem grande deves andar na casa dos 80-100Kmh o UMM não é estradista,nas verificações tecnicas
recomendo,mandar ver a compressão do motor para evitar surpresas,substituir a bomba de água e todas as correias,
verificar todas as tubagens e ao minimo defeito substituir,verificar (com desmontagem os rolamentos das rodas e lubrificar
com massa de rolamentos da melhor; tirar a tampa dos diferenciais e inspeccionar o estado dos grupos conicos.
Substituir todos os fluidos da viatura e filtros,lubrificar todos os orgãos mecanicos.
Usar pneus 50/50 e de preferencia não viajar só uma viatura.
entre outros
Abraço Rui Martins

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Já lá fui com o meu cournil e foi uma viagem fantástica. Se o UMM estiver em condições tem mais é que aguentar a viagem.
Fiz 4000 km em 8 dias com uma tirada de 18 horas e outra de 24 horas seguidas a conduzir... um a dormir atrás e outro a conduzir e íamos trocando.
Na altura até fomos só no meu Cournil, sem qq apoio de outro carro... e foi e voltou sem qq stress.
São máquinas feitas para aguentar muito mais que uma viagem de lazer por Marrocos, tens é que ter tudo a funcionar bem, e levares um bom stock de peças extra, pois uma coisa boa dos UMM é que reparas grande parte das possíveis avarias, mesmo na estrada com uma caixa de ferramentas à mão. Não te esqueças q tens um motor com cerca de 15 anos e alguma coisa pode falhar.
Não queiras andar depressa... os nossos motores n foram feitos para velocidade.
Se pudesse alinhava já nessa viagem... ando para lá voltar de UMM desde essa viagem que fiz.

raimummdo

UMM
Registo
1 Out 2007
onde mando ver a compressao do motor ? tomada de ar,farois,etc. Que devo meter no carro?como estavam os vossos carros? obrigado

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Podes fazer um teste muito rápido para ver a compressão do motor.
Vai a uma rampa de garagem, coloca o UMM a descer, trava com o pé e desliga-o... depois engata em 2a, e vai destravando muito devagar e vè se a compressão do motor o aguenta só engatado. Se ele começar a descer aos solavancos é pq já terá pouca. Se isso acontecer tenat em 1a, e aí terá mesmo q se aguentar parado ou vai logo tratar de rever o motor se mesmo assim insistir em descer.
Em termos de peças, leva cabos de acelerador e embraiagem, fusíveis e material eléctrico, ferramentas váriadas, espuma anti-furos, água, óleo de motor e de caixas, (podes sempre começar a perder óleo por um qq retentor) um jogo de correias extra, tubagens de borracha variadas, tubos de gasóleo, tapa-fugas de radiador, etc... etc... nunca é demais outras coisas de q te fores lembrando... e se tiveres espaço... bom, bom era levares de reserva um alternador e até um motor de arranque... era excelente...
No meu caso confesso que n levei nada disso na altura, mas se fosse agora, levava de certeza. Mesmo confiando no meu UMM, são peças com quase 20 anos no meu caso, e nunca se sabe... fadiga dos materiais... enfim...

raimummdo

UMM
Registo
1 Out 2007
tentei isso a pouco andou em 2º mas a descida tambem era muito acentuada mas em 1º nem mexeu nada ,caso tenha falta de compressao que ha a fazer.

abraco

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Off-topic:eek:n

Acho que à cerca de uma hora atrás vi o teu Alter perto do cruzamento das oficinas da Somecânica.

Off-topic:eek:ff

Qualquer UMM em boas condições(não é o caso do meu) pode ir a Marrocos. Pessoalmente conheço um UMM e o seu ex-UMMista que foram 2 vezes a Marrocos e 1 vez a Itália e quase que se aguentou. De referir que a manutenção desse UMM era sempre pelo minimo.

Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Se a descida era muito acentuada, talvez seja normal... mas sentes falta de força??? se fores a subir e puxares por ele, ele responde bem??? Faz o teste de compressão se achas que ele está mal, mas de resto, pelo q dizes penso estar bem, e isso n é razão para que o UMM pare... vai é gradualmente perdendo força se for o caso.
Para o teste de compressão penso que é através dos orificios das velas de aquecimento que se vê... colocam lá uns medidores e veêm a compressão de cada cilindro. Onde se faz não sei, mas aqui haverá de certeza quem dê uma dica, certo???

pumm

UMMzito
Registo
28 Nov 2006
Meu Caro

Já fui a Marrocos de Fiat Bravo (passou onde alguns LandRover e Nissan Terrano não arriscaram:D, efim...) e correu tudo bem.
Os marroquinos são um bocado para o chato sempre a tentar vender, mas muito simpáticos e prestáveis(y). Aconselho-o a ir em grupo para repartir o mal pelas aldeias, e resolver situações inesperadas (Coisa que eu não fiz e até me candidatava para acompanhar mas não há tempo:disappointed_relieved:....),
Apesar de muito diferentes, é um pais que tem tudo(y), e no tudo incluí muito material Peugeot velho e com muitas mãos. Pode estar a +- Kms e estes podem ser muitos mas está lá de certeza. Assim não acho que seja necessário ir muito carregado. Se acontecer algo de inesperado e simples safa-se de certeza. Se for complicado, ir carregado ou não vai dar ao mesmo. Em ambas as situações ficará seguramente mais rico pela experiência de lidar com os marroquinos e mais pobre da carteira.
Mas quem tem UMM não ambiciona enriquecer, mas sim a tirar partido da vida
Um boa revisão antes de ir e ...
BOA VIAGEM

Pedro Serpa - BXumm

JoaUMM

UMM
Registo
18 Jul 2007
Boas

Ja fiz a viagem com 3 amigos num VW Golf TD serie 2, o menino ja tinha 200 il em cima e foi na boa. Eramos 3 e o carro todo carregado com tyralhas de campismo e comida (sim porque fomos para as montanhas e só comemos da nossa comida).

Cuidados a ter (eu nao levei qq material extra), mas correias, oleos, ferramentas e um cuidado extra com tudo o que se faça na estrada e na maquina.

O pais era tranquilo mas lembre se esta rá a centenas de km de casa e em Africa... e isso diz tudo.

O facto da nossa makina UMM ter mt material françes ajuda em casa de problemas, vi muitas Peugeut's 504 REnforce por lá a circular.

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Viva,
já fui duas vezes a marrocos e da primeira foi de UMM e era o modelo turbo muito mal estimado. O que lhe fiz foi mudar o óleo do motor(marca Auchan, para mim um óleo fantástico) ver os níveis da caixa e diferenciais e ver se as correias tinham bom aspecto e mudei-lhe os rolamentos, não por precaução mas sim por necessidade e bem me arrependi de não o ter feito lá.´E porquê? A única coisa que se avariou na viagem foi uma cruzeta do veio de transmissão traseiro e aproveitei para trocar logo os dois, pois o da frente também já não estava muito bom. A mão de obra do mecânico e as duas cruzetas foi o preço de uma cruzeta por cá. Na altura, durante a reparação, aproveitei para ver as outras barracas ali ao lado, sim, barracas, porque aquilo de parecido com oficina mecânica só mesmo os calendários na parede; e assim sendo havia um pintor de automóveis que estava a pintar um carrito qualquer. Perguntei-lhe quanto ficava uma pintura no meu UMM, com a respectiva desmontagem e preparação e não me lembrando bem dos valores, lembro-me que pelo valor de uma pintura em Portugal, dáva-me para pagar a viagem lá, a pintura e a estada num hotel do género 3 estrelas. E isto foi a caminho de Marrakech.
Da 2ª vez, já não fui de UMM e o único "problema" que tive fou com os pneus que já estavam um pouco gastos e pensei em trocá-los por lá. Tive muita dificuldade em encontrar e os preços eram muito inflacionados nos modelos para 4x4, daí não os ter adquirido. Quanto a peças...há aos montes.

raimummdo

UMM
Registo
1 Out 2007
Sim PedroUMM possivelmente era eu mesmo pois moro aki mesmo ao pe se é k estas a falar de uma oficina no casal da serra. para a proxima vez k me vires faz sinal ou apita uma cena asim do genero k eu paro e assim ficamos nos a conhecer. abraco

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Posso dar o meu exemplo com o UMM qdo tive um furo... em Merzouga lá encontrei um "boteco" para me remendarem o pneu, mas o problema foi que as máquinas deles n davam para tirar das jantes pneus tão grandes... por isso foi retirado e colocado na jante à martelada com maços de ferro... mesmo à força de braços... mas deu...

Da 2a vez fui com uma ford transit com 25 anos, um injector que entupiu a caminho da fronteira e que fazia por vezes a carrinha não passar dos 70 enquanto não a desligasse e o motor não esfriasse... e com um escape que caiu todo no chão desde o colector, e isso logo no barco para lá... foi preso por fitas e cordas e ainda a vendi assim 4 meses depois...
De facto os marroquinos são um povo excelente, e apesar de chatos e apesar de termos que ter determinados cuidados, temos que compreender que eles precisam do turismo para lhes dar o pouco dinheiro com que sobrevivem, e posso dizer que apesar de muitas aventuras assisti a muitas provas de boa fé e simpatia, sem a mínima intenção de nos enganarem.

E é sempre bonito regressar a Portugal de Ford Transit toda "cagada" de areia, e à saída do barco ser ovacionado por centenas de pessoas que estavam ali para ver a caravana do Dakar a entrar no barco... eh, eh, eh... senti-me um herói a chegar a casa... mas a bomba Ford aguentou...

Dá para ir a quase todo o lado por estrada, e com qq viatura, mas o interessante é conhecer os meandros do interior de Marrocos fora das estradas alcatroadas... e fazer uma travessia de deserto, que por pequena que seja deve ser uma coisa do outro mundo... e assim da próxima vez hei-de ir de novo de UMM, e por estradas de TT...

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Boas
A compressão é medida na cabeça,são retirados os injectores e é montado um manómetro especifico,ou nas casas especializadas em diesel têm uma máquina que até sai um talão com um gráfico da compressão.
A importancia de ver a compressão é por detectar possiveis fugas em válvulas,junta da cabeça e até na cabeça do motor.
No fundo um diagonóstico do estado do motor. Não é uma operação cara, mandei ver a compressão, limpar injectores e meter
a bomba injectora a ponto = 80 euros.

Abraço Rui Martins

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Sem querer ser muito chato onde foi isso e quanto tempo demora mais ou menos?

UMM abraço
Samuel Sousa

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by raimummdo

Sim PedroUMM possivelmente era eu mesmo pois moro aki mesmo ao pe se é k estas a falar de uma oficina no casal da serra. para a proxima vez k me vires faz sinal ou apita uma cena asim do genero k eu paro e assim ficamos nos a conhecer. abraco

Quando passei só vi o UMM estacionado e já era de noite e vinha do Casal da Serra e ia para a Qta da Piedade velha.

Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Viva,
Realmente a zona mais nobre de se conhecer (para mim, claro) é o sul, desde a zona das dunas do Erg Chebbi até junto à fronteira da mauritânia.
Há dois anos fiz mais de 5000km por Marrocos, muitas das vezes a menos de 1,5km da fronteira argelina, sempre acampado, e nunca tive problemas. Levei logo daqui todo o material que necessitava, comida, tenda, água etc... Apenas comprava alguns alimentos frescos e alguma água (que não calculei bem o quanto ia gastar). Quanto a problemas na viatura, leva-a só bem revista e eventualmente um pouco de óleo, água e uma caixita de ferramentas no caso de aparecer alguma coisa que possas reparar. Leva um filtro de ar suplente caso vás fazer muitos quilómetros. Desde que em cada cidade faças uma pequena verificação aos principais órgãos do veículo, não terás problemas...

Fernando

Top Inferior