• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

manutenção

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas,
Estou a recuperar o meu alter 1 e gostava de saber qual a vossa opiniao sobre q tratamento dar a todas estas peças, o q trocar, o q lubrificar essas coisas...

Obrigado

Registo
8 Jun 2006
Amigo Jorge

Não gosto de ver ninguém ficar sem uma resposta, mesmo que a pergunta seja muito complexa;).

Siga as célebres palavras atribuidas ao Marqês de Pombal, após o terramoto 1755 "Tratem dos feridos, enterrem os mortos e prendam os ladrões"!

O que eu quero dizer com isto é que deverá deitar fora tudo o que está estragado e comprar material novo ou em 2ª mão , mas em bom estado. Agora, tudo dependerá do grau de desmontagem que já estiver executado ou que esteja disposto a executar e do seu poder monetário.

Se apenas for uma lubrificação geral com mudança de óleos, acharia mais prático ir a uma estação de serviço, onde lhe podem fazer todo este trabalho. Se por outro lado vai começar a desmontar (ou já desmontou) e não tem conhecimentos básicos de mecânica, cuidado(y).

Seja mais específico naquilo que quer fazer, quais são os seus objectivos. Certamente que encontrará aqui muita gente boa:kissing:, competente:cool: e disponivel:rolleyes: para o ajudar:p

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Amigo Verdes Raios,
Muito obrigado pela sua resposta. Neste momento tenho tudo tirado do carro e quando digo tudo e mesmo tudo... ehheheh mentira! acho q la ficou a direcção assistida heehheeh
trata-se de um alter 1 que levará um motor 2300 td e será todo recuperado de chapa, interiores e afins. Como tenho tudo cá fora parece-me boa altura para mudar retentores e afins...
Claro q quando abrir irei avaliar o q se passa e o q estará em pior estado... eu nao tenho grandes conhecimentos mas tenho a ajuda de um amigo que já se vai ajeitando bem como os serviços de consultodoria do meu sogro que e mecanico profissional ha muitos muitos anos hehehe
A ideia da pergunta era descobir aquelas peças q são faceis de trocar com tudo ca fora e q montadas no carro são um granda pincel :)
Para além disso ai a malta deve saber aquelas peças q se estragam mais e q será boa oportunidade p trocar. Claro q a resposta a isto seria meter tudo novo mas um pouco de razoabilidade dá jeito eheheh

Obrigado

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Abre as caixas e vê o estado dos carretos, anilhas sincronizadoras, correntes e afins.
Vê o motor de arranque, que está num sítio f.......
Eixos, das crusetas, pensando pelo pinhão de ataque até ao cubo, respectivos rolamentos e retentores, embora o sítio não tenha problemas de acesso...
Limpa o circuito de refrigiração.
Não esquecer os tubos dos respiros.
Como vai levar um motor, vamos do principio que ja vem com injectores e bomba limpos e afinados.
Verás logo como está a embraiagem, mas talvez tenha que ser mudada, pela mudança do motor.
E assim de repente não lembra mais nada!
Bom trabalho!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Registo
8 Jun 2006
Amigo Jorge

Como muito bem o Alexandre diz, é ver tudo a que agora tem livre acesso. Eu sei que é complicado, porque tem que ir verificar coisas que por princípio não tinham problemas (aparentemente;)!).

Como tem o animal com as tripas à mostra, é relativamente simples substituir uma série de elementos base, nomeadamente retentores (muitos:devilish:), cruzetas (6), a embraiagem (1:blush:), rolamentos :)devilish:muitos:devilish:), revisão ao m. de arranque(1:blush:) e ao alternador(1:blush:), TRAVÕES!!!:astonished:

Este tipo de revisão dependerá muito da carteira de cada um e do seu conhecimento e/ou do conhecimento de quem lhe está próximo. Tenha sempre em conta que vai deparar com defeitos com que não estava à espera, e que a serem negligenciados (se não forem emendados/reparados), vão possivelmente estragar peças novas que esteja a pôr:astonished:!

Para além dos conhecimentos que deverão ter e de alguma ferramenta de elevação, será essencial não ter pressa:devilish:. A :ppressa:p é o primeiro inimigo da perfeição:dizzy_face:.

Se precisarem de alguma ajuda e forem da zona de Lisboa/Amadora, apitem...

UMM abraço
João

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
O problema destas coisas acaba sempre por ser o orçamento....
Percebo o q dizem e vou tentar fazer o melhor...
Será q poderiam especificar quais os rolamentos e retentores?
Se calhar da vos muito trabalho... vou ver no manual e abrir e tentar ver qual o estado.... obrigado por tudo.

Eu sou da zona de caneças....

Registo
8 Jun 2006
Amigo Jorge

Os retentores a que nos referimos são:

No motor (cambota) 2
Nas caixas (dependendo dos modelos) 4/5
Nos diferenciais da frente 5 ?
Nos diferenciais de trás 3
Na caixa de direcção 1 ou 2 conforme o modelo

Mas atenção, se os veios que rodam nesses ret. estiverem danificados (com caixas ou sulcos), terão que ser reparados antes de serem montados

Os rolamentos serão:
Rolamento de encosto da embraiagem 1
Nas caixas (dependendo dos modelos) + - 6
Nos diferenciais 18 (12 frente + 6 trás)

Pode fazer as seguintes contas saloias: Cada rolamento terá uma média de preço de 25€ e cada retentor cerca de 15€, o que dará em traços muito largos (muito largos mesmo)cerca de 600€ se tivesse que mudar tudo:devilish:.

Tenha atenção que eu posso estar a errar (mas não estarei muito longe da verdade:p) sobre o número e os seus valores, ouça outras opiniões:cool:

UMM abraço
João

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Jorge?
A 1ª coisa a que me vou referir é a embraiagem,mete um kit novo(disco,prensa e rolamento)é das coisas que á vista desarmada não se tem a perfeita percepção do seu estado:anger:e é das coisas mais chatas de se ter que trocar depois de um trabalhão desses que vais ter.

As caixas,a de velocidades só saberás se está em condições depois de a experimentar,a "olho nu" é dificil...aproveita para por rotulas novas e casquilhos nos tirantes.A de transferencias,vê tambem os estado dos tirantes das alavancas e retentores.Se ela trabalhava bem antes de ser tirada dispensa a abertura...

Nos diferenciais,vai ao topico do restauro do pbalveiras,e vê o trabalho que ele fez no trofeu;)
Tira o miolo,pede a alguem que perceba um pouco de mecanica para ver o estado dos rolamentos,os que estiverem bons deixa estar,vês tambem o estado da dentadura do grupo conico:)
Ao tirares o miolo do diferencial da frente vais ter acesso aos retentores de dentro,é a altura certa para os substituir.
Ainda no diferencial da frente as cruzetas dos semi-eixos mesmo que pareçam boas mete novas.Vê a folga do semi-eixo dentro da manga de eixo,pode ser a altura certa para encasquilhar em bronze(y)e eliminar os rolamentos de agulhas:dizzy_face:

No diferencial de trás tira tambem o miolo,e faz a mesma inspecção que á frente,o que estiver bom deixa estar.Nos semi-eixos aproveita e pôe retentores e rolamentos de roda novos(aqui aconselho vivamente a fazer isto,pois depois de arranjares o carro todo não vais querer ver uma roda passar á frente com semi-eixo agarrado e tudo:dizzy_face:)
Tanto no diferencial da frente como no de trás troca os retentores do pinhão de ataque(onde aperta os veios de transmissão)

Apoios novos de motor,inspeccionar casquilhos das molas(silentblocks) e porque não espertar as molas:p

Nos travões,kit de borrachas nas bombas da frente,pastilhas e tubos de borracha novos.Atrás limpeza,inspecção dos calços e bombitos novos.Mas isto já pode ser com os eixos montados,pois se precisares de experimentar é melhor.

Do que me lembro para agora é "só" isto:D,mesmo só com isto ficas descansado por muito km;)

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas,
Neste momento ando um bocado desanimado... o preço de cada peça e bastante grande e o tempo q se perde a arranjar mais barato.... mas tem de ser...
Obrigado pela ajuda vou tentar fazer o melhor e substituir o q nao estiver em condições... Tudo o q vai ser montado estava a trabalhar mas deve ser revisto pois ja q estou com este trabalho todo a ver se fica tudo como deve ser...
Ajudaram-me bastante com estas dicas todas... obrigado

Top Inferior