• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Manutenção

proteu

UMM
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
204
Localização
Portugal
Estive a ler o manual do condutor.

Já tentei encontrar aqui resposta para as "dúvidas" mas não encontrei, deve ser demasiadamente básico, mas quem não sabe é como quem não vê.

Caixa de Velocidade e Caixa de Transferência

Diz para ver o nível do óleo todos os meses e substituir todos os 10000km.
Até aqui tudo bem, mas refere que o óleo deva ser substituído a quente, como devo proceder?

Diferenciais

ver nível todos os meses, OK

trocar de 20000km em 20000km, outra vez a quente, como?

Caixa de Direcção

todos os meses: reapertar as fixações da caixa??? Verificar óleo, OK
como se faz a lubrificação das articulações e rótulas (em primeiro lugar o que são?)

Desculpem a ignorância...


I GOT BALLS OF STEEL
 
Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
se olhares com atenção para os diferenciais vais perceber como é. tem uns tacos que tiras fora.

As cruzetas dos veios de transmissão tb se lubrificam nuns pontos.... mas terás de olhar para elas para perceberes.

entretanto se conseguir colocar minha maquineta a rolar tiro umas fotos...
 
Registo
26 Out 2007
Mensagens
2.344
Localização
-
Ola

Os diferençiais para quem anda no mato de vez em quando ate e recomendavel pelos menos 1 vez num ano tirar as tampas fora e lavar com petroleo com 1 pistola para tirar algum lixo e as vezes agua isso ja e pior e na altura ve-se logo os rolamentos e os dentinhos do bicho logico num sitio que nao estrague o ambiente de preferençia com um vulgar alguidar por baixo onde for escorrer a valvulina e petroleo ,as trasmissoes geralmente uma vez por mes nao custa nada e assim poupas a ida para por cruzetas etc etc esta esplicado no livro

Pedro Marques
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas Companheiro

Os fluidos lubrificantes devem ser mudados a quente pela razão que o Dias explicou, ou seja, ficam mais finos e escorrem melhor.
Nos meus meninos troco sempre valvulinas e oleos das caixas e diferencias 2 vezes por ano.
No motor normalmente troco de 3.000 em 3.000 km

Oleos frescos melhoram muito a performance da máquina e poupam o material.
De que vale poupar na compra dos óleos e valvulinas se depois vamos gastar 20 vezes mais na substituição de peças danificadas?

Tem atenção aos pontos de lubrificação (cruzetas dos veios de transmissão, cruzetas dos semi eixos da frente, cubos, pedais, alavancas das caixas, barras de direcção.. onde vires um grasser deves aplicar massa com a respectiva bomba.

Quando tiveres dúvidas cá estamos todos para partilhar e aprender. :)

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

proteu

UMM
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
204
Localização
Portugal
Obrigado pelas respostas,

Aqui vai mais uma: Se um novato, muito novato, quisesse verificar/mudar toda a lubrificação que ferramentas/consumíveis precisaria?

Bem, sei tão pouco, e são tantas as dúvidas que mais vale ir lendo, pode ser que aprenda alguma coisa :D

Um amigo, que tem um defender (recente com uns 3 anos) mas que já teve um antigo disse que me ajudava a encontrar os pontos de lubrificação, mas o material necessário é melhor ter à mão.

Já agora, para os madeirenses, onde posso comprar óleos/ferramentas/valvulina/massa consistente, etc?

Cummprimentos,
Igor

 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
quote:Originally posted by proteu

Obrigado pelas respostas,

Aqui vai mais uma: Se um novato, muito novato, quisesse verificar/mudar toda a lubrificação que ferramentas/consumíveis precisaria?

Uns 10 litros de óleo (ainda sobra) para o motor e caixas
2 litros de óleo vermelho (das caixas automáticas) para a direcção assistida
10 litros de anti-conjelante
2 litros de valvulina normal para o diferencial da frente (sobra)
2 litros de valvulina LS para o diferencial de trás (sobra)
massa consistente
1,5 litros de óleo DOT (4 ou superior) para o sistema de travagem e embraiagem (sobra)

Ferramenta:

Um abridor de bujões (ferramenta em forma de "Z" com as pontas quadradas
Uma chave de fendas pequena (para limpar os bujões :D ou então não deves conseguir meter a ferramenta para os abrir)
Um grasser para injectar a massa consistente
Uma seringa para meter as valvulinas
Força de vontade (faz falta porque acabas o trabalho bem cagad#)
Paciência (muita!)


A muda é simples. Contudo o bujão da caixa de velocidades está escondido pela travessa de protecção das caixas, por isso é melhor retirá-lo.


Bem, sei tão pouco, e são tantas as dúvidas que mais vale ir lendo, pode ser que aprenda alguma coisa :D

Todos sabemos pouco, o que vale é que estado jundos todos sabemos alguma coisinha;)

Um amigo, que tem um defender (recente com uns 3 anos) mas que já teve um antigo disse que me ajudava a encontrar os pontos de lubrificação, mas o material necessário é melhor ter à mão.

Bom amigo, convida-o a adquirir um UMM e a vender essa lata aluminizada:D

Já agora, para os madeirenses, onde posso comprar óleos/ferramentas/valvulina/massa consistente, etc?

Sorry, aí não te posso ajudar.

Cummprimentos,
Igor



UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!



 

proteu

UMM
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
204
Localização
Portugal
obrigado pela resposta caro aldeia, aqui vai mais uma:

para lubrificar os cubos é preciso abrir?

Cummprimentos,
Igor

 
Registo
8 Abr 2009
Mensagens
253
Localização
Portugal
Ora como eu também sou um zero e não percebo patabina destes termos ... para animar este tópico e tornálo bastante interessante era ter fotos de como mudar e ver óleo nos diferencias caixas e por ai além.,, porque sinceramente o único sitio que sei ver se tem óleo é no motor lol pela vareta... quanto ao resto DJISSES nem quero tentar em ver... e parar a maioria dos mecanicos esta sempre tudo bem... então alguem me pode exemplificar com fotos... verificações de óleo valvolina e mudanças,... hmmmm ou será pedir muito?
 

proteu

UMM
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
204
Localização
Portugal
@ *******: ok, cubos ficam para depois então, há aqui um mecanico que é amigo do meu cunhado, a ver se lhe cravo uma explicação... Essa chave de que fala é possível comprá-la ou terei mesmo que arranjar alguém para me fazer uma? Alguém tem um molde/fotos?

@ Samuka1979: pois eu também não sei bem os sítios, mas quando meter a mão ao trabalho posso ir tirando umas fotos para dps colocar aqui; não querendo parecer ainda mais nabo, demorei quase 5min para encontrar a vareta do óleo, está deveras escondida!!!

Cummprimentos,
Igor

 
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
267
Localização
Portugal
Boas
a chave é ires a um concessionario land-rover (ou pedires a esse teu amigo para lá ir para não te contaminares :) ) e pedes uma chave de cubos para um serie III , é a mesma medida.
Matiumm martelo e escopro é por vezes necessário apenas para a anilha que fixa a tal porca gigante.
Bom trabalho

Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 
Top Inferior